TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Intervenção Federal

Por:   •  16/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 2

Intervenção federal

Essa é a primeira vez que esse poder excepcional declarado na Constituição Federal de 1988 está sendo colocado em prática neste ano de 2018, e foi decretada por Michel Temer a intervenção federal no Estado do Rio de Janeiro. Esse poder possibilita o Governo Federal de interferir na segurança do estado com um interventor sendo ele um militar. Na teoria serve como solução para violência urbana, mas essa não é a verdadeira solução.

Por conta da mídia o Rio de Janeiro é o estado mais conhecido por ser tomado pelo tráfico e mortes violentas, mas por uma pesquisa feita em 2016 os dados indicaram que o estado com o maior índice de mortes violentas intencionais seria no Sergipe, então existem outros estados precisando de algum amparo nessas situações, também precisamos entender que a violência urbana surgiu por meio de vários casos desvalorizados pelo governo e que a ação das Forças Armadas não seria o suficiente para o fim desse caos.

Mesmo que as Forças Armadas interferissem no estado, o Brasil não teria estruturas o suficiente para acomodar os novos presidiários, sendo assim a maior fatalidade não é só na segurança do país ou da “favela”. Atualmente crianças ao invés de estudar, participar de projetos, ou meios de conhecimentos para sua progressão, por exemplo, são usadas intencionadamente como transporte para o tráfico de drogas, no entanto a sociedade de certa maneira acha que a favela não faz parte do mundo e que lá não existem pessoas honestas a procura de oportunidades e um futuro melhor.

Apesar da Intervenção Federal já tenha sido decretada, o governo deveria investir em novos recursos e melhorias na estrutura do país, pois o maior problema é a exclusão dessas crianças, adolescentes e até adultos na educação, teatro, dança e atrativos que façam com que essas pessoas se interessem em conhecimento e melhoria de si próprios, porque a escolha para esse mundo é da escolha de cada um, mas muitos não têm o acesso para essa escolha, e que não são tanques de guerra ou militares na rua que mudaria o jeito dos cidadãos pensarem.

Afinal, qualquer “ladrão ou traficante” poderia simplesmente sair do estado em quanto essa Intervenção acontece e quando a mesma acabar eles voltaria sem problema algum a traficar drogas e armas, roubar, matar, destruir famílias e mais uma vez mostrar que o governo investiu em coisas inúteis, pois militares nas ruas não resolvem o principal problema que é falha na educação, falhas nos pontos de saúde, falha na segurança civil, e que isso tudo ocasiona na revolta das pessoas  que provavelmente por não ter certo valor ou até mesmo por uma oportunidade de emprego vão as ruas para roubar por revolta, ficando claro que a Intervenção Federal não pode ser a solução para violência urbana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com