TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Sociologia / Licenciatura

Por:   •  19/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução a Sociologia / Licenciatura

Profa. Eloísa Martín

Alunos: Paulo Roberto Hallier Einert Junior e Pedro Fernando Gouveia

Exercício n.2 - 17/04/2018

  1. Segundo Durkheim, quais são as características fundamentais do fato social como objeto de estudo da sociologia? Defina fato social (só aqui, use as palavras do autor) e explique suas 3 principais características. Aplique essa definição, identificando as 3 características, a um exemplo diferente dos fornecidos pelo autor e pela professora.

Para Durkheim a coercitividade, a exterioridade e a generalidade são as características fundamentais do fato social como objeto de estudo da sociologia. Para este, os fatos sociais são maneiras de agir, pensar e de sentir, exteriores ao indivíduo, e que são dotadas de um poder de coerção em virtude do qual esses fatos se impõem a ele.

A primeira característica é a coercitividade, ou seja, a coerção social, a força, o poder, que esses fatos impõem sobre os indivíduos que integram a sociedade, fazendo com que estes se conformem às regras impostas e as siga, essa coerção pode ser pelas "sanções legais" ou "espontâneas" a que o indivíduo está sujeito quando tenta ir contra ela.

A segunda é a exterioridade que se dá, pois os fatos sociais existem e atuam sobre os indivíduos exteriormente, ou seja, agem independentemente da vontade. Eles são anteriores ao indivíduo, e quando este é introduzido ao mundo social já encontra inúmeras regras sociais e padrões culturais a qual é “forçado” a seguir, independente de sua vontade.

A terceira é a generalidade, ou seja, os fatos sociais são gerais a todos os indivíduos da sociedade, ou pelo menos a maioria deles.

Desta forma, podemos elucidar o voto como um fato social, visto que este é identificado nas 3 características do fato social.

Existe uma coerção legal e espontânea a aqueles que não votam, já que este pagará uma multa, e se esta não for paga não pode emitir documentos como passaporte e cédula de identidade, e a pessoa que deixa de votar deixa de exercer sua cidadania, é criticada pela sociedade.

Ele é exterior, pois é fora de nossa vontade, é uma obrigação como cidadão, bem como é geral, já que engloba a grande maioria da sociedade, homens e mulheres de 18 a 65 anos, independente de sua classe social, localidade e gosto pessoal.

  1. Para Durkheim, há 4 regras fundamentais para o estudo dos fatos sociais. Identifique e explique cada uma delas.

           A primeira regra é tratar o fato social como coisa, tornando mais fácil sua análise e compreensão.

           A segunda regra é se desfazer das prenoções e dos próprios valores para garantir a exterioridade do mesmo e uma observação mais precisa. Muitas vezes, se tratando da sociologia, esse afastamento se torna mais dificultoso pois o indivíduo está inserido no próprio meio em que pesquisa e também carrega um sentimento afetivo pelo objeto, o que não diminui a importância da segunda regra.

           A terceira regra é examinar de forma precisa os caracteres exteriores comuns para só então pôr em prática a quarta e última regra que seria o estabelecimento de padrões e categorias baseadas numa generalização segura após a aplicação de todas as regras anteriores.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (101.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com