TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

Por:   •  9/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.525 Palavras (7 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

Elaborar sete questões objetivas envolvendo os temas discutidos neste semestre como o processo de globalização, as novas tecnologias e seus reflexos na comunicação de massas. As questões devem ter os parâmetros da elaboração do ENEM marcados pela interdisciplinaridade e pela contextualização. Para tanto, consulte o texto de apoio que está disponibilizado no AVA>Comunidade-SO>PCC>Texto Apoio PCC 3º Semestre.

Atividade   de  Prática  como  Componente  Curricular                                                       PCC,  referente  às  disciplinas  “Geopolítica, Regionalização e Integração’’, “Sociologia da Comunicação ’’ “Pensamento Político Brasileiro’’ ,“ Teoria Antropológica ’’, “Metodologia de Ensino Aplicada às Ciências Sociais’’.

Juliana de Souza do Nascimento  RA 1659863

Guanhães mg

201

1-A globalizado entendia como uma imensa interligação comercial e cultural vem ocorrendo de forma acelerada entre diversos países do planeta. Por ser um tema polêmico  causa impacto de forma negativa :

(A) na mão-de-obra desqualificada, desacelerando o fluxo migratório.

(B) nos países subdesenvolvidos, aumentando o crescimento populacional.

(C) no desenvolvimento econômico dos países industrializados desenvolvidos.

(D) nos países subdesenvolvidos, provocando o fenômeno da "exclusão social".

(E) na mão-de-obra qualificada, proporcionando o crescimento de ofertas de emprego e fazendo os salários caírem vertiginosamente.

Resposta: D

A globalização capitalista é um processo que está “engolindo” as indústrias de países em desenvolvimento devido ao poderio das grandes multinacionais e à tecnologia em constante avanço.

2-Segundo estudo divulgando pela Organização das Nações Unidas -ONU,  em 2006, mais da metade da riqueza mundial estava  nas mãos de  apenas 2% dos  adultos do planeta , enquanto os 50% mais pobres tem só 1% , com 90% da riqueza concentrada pela população dos países mais ricos( O Globo , 06/12/06,p.31) Atualizando alguns dados do século XX, ficamos sabendo portanto, que:

(A)O número  dos considerados “ultrarricos'' ( patrimônio de 500 milhões de dólares) diminuiu para quase 124. 000 mil pessoas .

(B) Levando em  conta a distribuição dos muitos rico pelos países do mundo, quase a metade ( 59.000 pessoas) vive nos EUA, 10.000 na China e 5.400 no Reino Unido( FARIZE, 2015)

(C) 0,7 % da população mundial monopoliza 42,2% da riqueza total e os 10% mais ricos têm uma pequena porcentagem no total de bens se comparado ao restante da população mundial.

(D) No ano de 2015 a riqueza de 1% da população  mundial possuía menos dinheiro que os demais 99% restante do planeta gerando assim um fato  histórico não visto antes.

(E) Não houve diferenças no número de ricos entre os séculos XX e XXI.    

Resposta: B

Catorze dos 20 mais ricos vivem nos Estados Unidos. No total, 609 bilionários são americanos, um recorde. Já a China registrou uma queda de 49 bilionários em relação ao ano passado.

3- Assinale a alternativa que não caractiza o processo de globalização:

(A) Surgimento de multinacionais

(B) Criação de blocos econômicos, cujo principal objetivo é estreitar as relações comerciais entre os países  membros

(C) O conceito de Aldeia Global se encaixa neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam a distância cada vez mais curta, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente.

(D) Não é estática, ou seja, está em constante evolução, desenvolvimento e transformação.

( E) A maioria das instituições financeiras globais tem sua sede localizada nos países subdesenvolvidos.

Resposta: E

 As sedes das instituições financeiras globais estão localizadas em países desenvolvidos, nos países em desenvolvimento há a presença de filiais de empresas transnacionais.

4- Atualmente, a revolução tecnológica influencia  toda a sociedade. Durante muitos anos a escola foi uma instituição social quem em suas praticas oferecia métodos de ensinos obsoletos, o famoso cuspe e giz, onde os professores utilizam quadro negro, giz, livros, ou seja, o tradicionalismo. Na contemporaneidade essa didática se torna cada vez desestimulante para o nova geração , que convive diariamente com as novas tecnologias.  Essas novas tecnologias  juntamente com uma boa proposta pedagógica tem demasiada importância desde que sejam vistas como:

  1. Contribuição  para uma aprendizagem individualizada.

 (B) Mecanismos  facilitadoras e mediadoras da aprendizagem.

 (C) ferramentas de substituição do docente no processo de ensino

(D)  Único meio  eficaz de aprendizagem.

(E) Motivadores de ensino, onde os alunos possam  obter conhecimento somente através das novas tecnologias dispensando o uso de livros didáticos.

Resposta: B

O uso das novas tecnologias em sala de aula como fator estimulante facilitando  o processo de  ensino-aprendizagem trazendo benefícios para alunos e professores.

5- Vizinhos e internautas

 Rio de Janeiro - Estudiosos do comportamento humano na vida moderna constatam que um dos males de nossa época é a incomunicabilidade das pessoas. Já foi tempo em que, mesmo nas grandes cidades, nos bairros residenciais, ao cair da tarde era costume os vizinhos se darem boa noite, levarem as cadeiras de vime para as calçadas e ficar falando da vida, da própria e da dos outros.
A densidade demográfica, os apartamentos, a violência urbana, o rádio e mais tarde a TV ilharam cada indivíduo o casulo doméstico. Moro há 18 anos num prédio da Lagoa; tirante os raros e inevitáveis cumprimentos de praxe no elevador ou na garagem, não falo com eles nem eles comigo. Não sou exceção. Nesse lamentável departamento, sou regra.
Daí que não entendo a pressão que volta e meia me fazem para navegar na internet. Um dos argumentos que me dão é que posso falar com pessoas na Indonésia, saber como vão as colheitas de arroz na China e como estão os melões na Espanha.
Uma de minhas filhas vangloria-se de ser internauta. Tem amigos na Pensilvânia e arranjou um admirador em Dublin, terra do Joyce, do Berard Shaw e do Oscar Wilde. Para convencê-la de seus méritos, ele mandou uma foto em cor que foi impressa em alta resolução. É um jovem simpático, de bigode, cara honesta. Pode ser que tenha mandado a foto de um outro.
Lembro a correspondência sentimental das velhas revistas de antanho. Havia sempre a promessa: "Troco fotos na primeira carta". Nunca ouvi dizer que uma dessas trocas tenha tido resultado aproveitável. Para vencer a incomunicabilidade, acredito que o internauta deva primeiro aprender a se comunicar com o vizinho de porta, de prédio, de rua. Passamos uns pelos outros com o desdém de nosso silêncio, de nossa cara amarrada. Os suicidas se realizam porque, na hora do desespero, falta o vizinho que lhe deseje sinceramente uma boa noite.
CONY, Carlos Heitor. Vizinhos e internautas. Folha de S. Paulo, 26 jun. 1997. Opinião, p. A2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (229.9 Kb)   docx (254.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com