TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LINHA DO TEMPO DA CATALOGAÇÃO

Por:   •  6/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.593 Palavras (11 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 11

LINHA DO TEMPO DA CATALOGAÇÃO

Na antiguidade as bibliotecas buscavam manter o controle dos seus acervos por meio de Lista por assunto, que não pode ser considerada uma catalogação. Cada biblioteca tinha uma forma de controle diferente e por isso surgem algumas dúvidas em relação a organização e afins.

Terceiro Milênio a.C - Biblioteca de Ebla – Síria Possuía entre 15 e 17 mil tábulas de argila, correspondendo a cerca de 4 mil documentos, organizados em estantes de acordo com seu conteúdo temático. Também apresentavam tábulas com o resumo dos documentos.

1300 a.C – Babilônios faziam os primeiros registros em placas de argila.

Entre 668-626 a.C - Biblioteca de Assurbanipal, em Assíria.

Século III a.C - Egípcios faziam os registros informacionais em papiros.

250 a.C - Gregos criaram as Bibliotecas em Alexandria, onde Calímaco realizou, na Biblioteca de Alexandria, a primeira iniciativa para a organização de um  catálogo metódico.

Século IV -  Em Monte Cassino os Monges do Mosteiro São Bento passam a transcrever manuscritos e por alguns séculos, os mosteiros passaram a ser os únicos preservadores, copistas e catalogadores de livros.

Século VIII - Primeiras listas de obras de Bibliotecas Medievais.

Século IX - Na Alemanha a Biblioteca de Richenau fazia a compilação de vários catálogos entre 822 e 842 que indicavam as obras contidas em cada volume e o número dos volumes ou rolos em que cada obra estava contida.

Século IX - Mosteiros de Saint Requier fazia a compilação de catálogos de 831.

Século X - As bibliotecas crescem de tamanho, o catálogo do mosteiro de Bobbio, na Itália, registra quase 700 volumes, e o de Lorsch, na Alemanha, quase 600.

1247 - Na Biblioteca de Glastonbury, na Inglaterra. O acréscimo feito ao registro dos livros trazia termos como: (“inúteis”, “legíveis”, “velhos” e “bons”, provavelmente se reportando às condições do livro.)

Século XIII - Mais precisamente no final do século XIII as Bibliotecas Monásticas inglesas faziam um catálogo coletivo em que cada biblioteca era identificada por um código numérico. O registro nunca foi concluído.

Século XIII - Os catálogos por ordem de autor passam a ser usados.

Século XIV - No início das bibliotecas universitárias elas não traziam muitas contribuições à catalogação, pois a maioria possuía poucos exemplares, com o passar do tempo esses sistemas de catalogação foram aperfeiçoados e surgem registros da localização dos livros nas estantes e de obras encadernadas com outras.

1372 - York Frades Agostinianos separavam obras dos autores por assunto e faziam o registro das palavras iniciais da segunda folha de cada volume.

1389 - No Convento de Saint Martin as obras eram divididas em três sessões:

  • nº de localização do volume na estante com título breve;
  • nº de páginas do livro; e
  • nº de obras contidas no volume.

 1450 - Com a prensa de tipos móveis inventada por Johannes Gutenberg os catálogos das bibliotecas deixaram de ser apenas índices bibliográficos para se tornarem instrumentos de relevância para as consultas e pesquisas dos usuários.

Século XV - Surgem as remissivas (registros que remetem a outros registros ou obras),  esse foi o marco principal desse período.

Século XV - Mais precisamente no fim do século, Johann Tritheim (Bibliógrafo e bibliotecário alemão) compilou uma bibliografia, apresentando-a em ordem cronológica e em apêndice; um índice alfabético por autor, pela primeira vez.

Século XV - Em meados do século XV com a descoberta da imprensa por Gutenberg, os catálogos das bibliotecas deixaram de ser apenas índices bibliográficos para se tornarem instrumentos de relevância para as consultas e pesquisas dos usuários.

Século XVI - evidenciado pelo uso da ordem alfabética e pela aparição de três (03) trabalhos notáveis:

  • Conrad Gesner (catálogo básico de livros na ordem de arrumação)
  • Florian e de Treffler (1º manual de biblioteconomia)
  • Andrew Maunsell (entrada pelo sobrenome - o Concílio de Trento, no séc. XVI, estabeleceu o uso de sobrenome n o Ocidente- tratamento de obras anônimas e de obras traduzidas.

1558 - Catálogo do convento de Bretton introduz nos registros os nomes dos editores e tradutores das obras.

1560 a 1761 - Muitos estudiosos apresentaram sugestões de melhorias para o sistema de catalogação e das bibliotecas.

Século XVIII - Bodley atua na reconstrução da Biblioteca de Oxford, cria um código manuscrito de catalogação através de um arranjo sistemático com índice alfabético organizado pelo sobrenome dos autores e incluindo entradas analíticas.

Século XVIII - a entrada pelo sobrenome passa a ser usual e surgem o uso da imprensa, a remissiva e a analítica. Na França surge o uso da ficha no catálogo e o primeiro código nacional de catalogação.

1791 - Durante a Revolução Francesa o governo confiscou as bibliotecas dos nobres as transformando em bibliotecas públicas e estabeleceu normas para a sua organização com o (primeiro código nacional de catalogação e uso de catálogos em fichas.)

O código francês determinava:

  • Que se transcrevesse a página de rosto, sublinhando o sobrenome do autor para a alfabetização.
  • Quando não houvesse autor, seria sublinhada a palavra mais significativa do título.
  • Incluíam-se dados físicos: número de volumes, tamanho, ilustrações, material de que o livro era feito, encadernação e indicação de falta de páginas.

 Século XIX - Alguns pontos importantes desse período são:

  • Muita influência na prática moderna.
  • Bibliotecários e estudiosos de outras áreas publicavam muitos estudos a favor ou contra os catálogos alfabéticos e classificados.

  1. Eventos que mudaram a catalogação moderna!

Século XIX - ficou chamado século de ouro da catalogação. Aparecem trabalhos de bibliotecários notáveis. As grandes instituições bibliotecárias (bibliotecas e associações) passam a ter influência no mundo da catalogação.

1839/1841 - Anthony Panizzi publica 91 regras para aplicação no Museu Britânico, considerado o primeiro código de catalogação propriamente dito, provocando tantos debates que o movimento 16 ficou conhecido como “Batalha das regras”.

1847 - Crítica de Collier às regras de Panizzi.

1850 - Código de Munique.

1852 - Charles C. Jewett  idealizador do catálogo coletivo, publicou o Código para o Smithsonian Institution de Whashington, baseado nas regras de Panizzi. responsável pelas primeiras regras americanas de catalogação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (118.4 Kb)   docx (233 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com