TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ligação entre a sociologia e a vida

Por:   •  3/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 4


TRABALHO DE SOCIOLOGIA

A ligação entre a sociologia e a vida

CAMPINAS – SP

2018

                                                                HENRIQUE ESCOBAR 18058156

                                                          ISABELA RAMALHO 18087635

                                                          LAURA VIEIRA 18092981

                                                          MARCELO ARIETTI 18207837

                                                          NICOLE SILVEIRA 18094565
                     

TRABALHO DE SOCIOLOGIA

A ligação entre a sociologia e a vida

O trabalho visa despertar uma análise mais acirrada sobre primeiras impressões, é uma crítica profunda que descreve o porquê devemos entender a sociedade e as ideias nas quais ela se divide.

ORIENTADOR: ARNALDO LEMOS FILHOS

CAMPINAS – SP

2018

Introdução

Este trabalho analisa profundamente o comportamento humano em sociedade, visando responder questões recorrentes, e muitas vezes ocultadas, do corpo social. Além disso, objetiva-se explicar as semelhanças e distinções entre culturas e costumes, evidenciando e esclarecendo os diferentes hábitos inseridos em uma comunidade.

O que a história dos macacos e a história dos sábios e o elefante têm a ver com a Sociologia?

A sociologia estuda o comportamento em sociedade, e é sobre isso que se trata as duas histórias. A fábula dos macacos mostra que mesmo com a troca de todos eles, as agressões continuavam ocorrendo, ainda que não soubessem as consequências do ato de pegar a banana, os outros primatas repetem os ataques sucessivamente, pois para eles isso se tornou um hábito. Da mesma forma, as pessoas continuamente se prendem aos costumes sem possuir razões para segui-los, pois foram inseridas numa determinada cultura, e por esse motivo predispõem-se a aderi-los. Segue esse viés a história dos cegos, que retrata uma discussão entre diferentes pontos de vista baseados em opiniões próprias, com o objetivo de identificar uma única verdade, mas sem o conhecimento da totalidade.

Tendo como base a tendência da sociedade de agir de acordo com os outros ou de agir de modo individualista é possível relacionar ambos os contos com a sociologia, que busca compreender as atitudes do ser humano. Essa ciência estuda as dinâmicas da sociedade como um todo e dos grupos singulares que a compõem, procurando explicar o porquê do indivíduo realizar determinado ato.

 

O que a Sociologia tem a ver comigo e com a minha vida?

A sociologia estuda o comportamento, os hábitos e as funções do ser humano em sociedade, condutas que são adquiridas pelo indivíduo ao se inserir na coletividade. Essa doutrina explica porque certos costumes são normalizados e atribuídos para determinado grupo, que conforma-se em agir da forma dita, pois seguir os outros é o que se espera.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (108.3 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com