TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A METODOLOGIA DA PESQUISA

Por:   •  20/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ACADÊMICA: DENISE

DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA

FICHA DE LEITURA:

  1. Referência da obra.

MOREIRA, M.A. PESQUISA EM ENSINO: MÉTODOS QUALITATIVOS.IN MOREIRA,

M.A. METODOLOGIA DE PESQUISA EM ENSINO. São Paulo: Livraria da Física, 2011. P.73-116

  1. Resumo do tema da obra:

A obra aborda sobre metodologias de pesquisa em ensino. O terceiro capítulo, objeto deste estudo, fala dos métodos qualitativos e traz abordagens explicativas sobre os diferentes modos de pesquisa que serve de apoio para professores pesquisadores, para alunos de graduação e especialização que necessitam realizar suas monografias conclusão de curso, bem como para alunos de mestrado e de doutorado que precisam elaborar suas dissertações ou teses.

  1. Reflexão/Sumário

 Citação

Conceito de etnografia

A etnografia é uma metodologia, uma ferramenta para estudar e compreender uma cultura, a maneira de vida de um grupo de pessoas, isto é, suas ideias, crenças, valores e pressupostos, seus comportamentos e as coisas que fazem. (Ogbu et al., 1988, p. 48). Em outras palavras, a etnografia é uma tentativa de descrever uma cultura (ANDRÉ, 1998, p. 19). (MOREIRA, 2011 , p.76)

Pesquisa etnográfica

A observação participativa é a principal técnica de pesquisa etnográfica. Porém, as entrevistas são também muito utilizadas. Os dados gerados por essas duas técnicas são frequentemente complementados por outros como documentos, narrativas, histórias de vida, artefatos, diagramas, produzidos no grupo pesquisado. (MOREIRA, 2011, p.81)

Pesquisa em educação

[...] o que se faz são estudos etnográficos, isto é, uma adaptação da etnografia à educação, uma vez que o fenômeno de interesse da pesquisa educativa é, em última análise, o processo educativo, não uma cultura ou um grupo social em si mesmos. (MOREIRA, 2011 , p.85)

O que é estudo de caso?

[...]estudo de caso é um termo genérico para a pesquisa de um indivíduo, um grupo ou um fenômeno. (MOREIRA, 2011, p.86)

“O estudo de caso encaixa em uma tradição holística de pesquisa segundo a qual as características de uma parte são determinadas grandemente pelo todo ao qual pertence. ” (MOREIRA, 2011, p.86)

“A compreensão das partes requer a compreensão de suas inter-relações no todo. É uma visão sistêmica que pressupõe que os elementos de um evento educativo, por exemplo, são interdependentes e inseparáveis e uma mudança em um elemento implica uma mudança no resto”. (MOREIRA, 2011, p.86)

“[..]pode ser definido como uma descrição intensiva, holística e uma análise profunda de uma entidade singular, um fenômeno ou unidade social. (MOREIRA, 2011, p.87)

Pesquisa utilizando estudo de caso.

“[..] para compreender e descobrir como as coisas ocorrem e por que ocorrem, para talvez predizer algo a partir de um único exemplo ou para obter indicadores que possam ser usados em outros estudos (talvez quantitativos) é necessária uma profunda análise das interdependências das partes e dos padrões que emergem. ” (MOREIRA, 2011, p.86)

Pesquisa-ação

A pesquisa-ação é definida como uma forma de pesquisa coletiva auto-reflexiva empreendida por participantes de situações sociais para melhorar a produtividade, racionalidade e justiça de suas próprias

Práticas sociais ou educativas, assim como sua compreensão em relação a tais práticas e às situações em que ocorrem. (MOREIRA, 2011, p.90)

Hermenêutica

“para a hermenêutica a compreensão não é somente uma função cognitiva, é também a condição ontológica da existência humana” (MOREIRA, 2011, p.97)

Triangulação

“A triangulação pode envolver o uso de diferentes fontes de dados, diferentes perspectivas ou teorias, diferentes pesquisadores ou diferentes métodos; é uma resposta holística à questão da fidedignidade e da validade dos estudos interpretativos'' (MOREIRA, 2011, p.105).

Princípio da interação pesquisador/pesquisado

[...] ao naturalismo/construtivismo subjaz à ideia de que os resultados de qualquer pesquisa são sempre influenciados pela interação pesquisador/pesquisado, de maneira que o conhecimento é sempre produto da atividade humana e, portanto, nunca pode ser visto como algo definitivo, mas como algo que está sempre se modificando (ALVES-MAZZOTTI, 1996, p. 17-20); MOREIRA, 2011, p.108).

  1. Comentários/reflexão:

 

Acredito que antes da inserção em um desafio como a escrita de uma dissertação todos deveriam realizar a leitura desta obra por ser caracterizada por uma leitura completamente esclarecedora e norteadora. É importante, pois aborda as diferentes formas de pesquisas e traz subsídios, procurando ser útil como uma espécie de introdução à pesquisa em ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (89.4 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com