TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MUDANCA NO PERFIL DO TRABALHADOR

Trabalho Escolar: A MUDANCA NO PERFIL DO TRABALHADOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 2

A MUDANÇA DO PERFIL DO TRABALHADOR

A mudança tecnológica, a automação, a busca de novos produtos e novos mercados, as fusões de empresas, a busca de novos locais onde a mão de obra é barata tornaram-se necessárias para as grandes corporações nesses últimos anos. O desenvolvimento tecnológico impulsiona o aumento da produtividade com maior qualidade e menor custo e a sobrevivência das empresas depende da capacidade de absorver e processar essas mudanças.

A globalização e as mudanças tecnológicas geraram um aumento considerável na concorrência entre empresas e países, exigindo melhoria constante da qualidade e dos processos. Isso trouxe benefícios positivos e negativos. De positivo podemos destacar o acesso a novas tecnologias, bens e serviços úteis para a população. De negativo podemos destacar a eliminação de postos de trabalho.

Para compreendermos a mudança do mercado atual, devemos levam em conta as mudanças na economia mundial, no padrão de consumo, nas inovações dos processos produtivos, que acabam mudando o perfil do trabalhador, e consequentemente na sua relação de trabalho.

Hoje em dia, o perfil do trabalhador foi para um lado onde o trabalhador é mais intelectual do que apenas um ser ‘’braçal’’, pois está exigindo deste educação superior, maior capacidade criativa, proatividade e espírito empreendedor.

Antigamente, o mercado absorvia muito bem o operário padrão, disciplinado, leal, pronto a vestir a camisa da empresa. Hoje em dia, ele se tornou multifuncional e polivalente, com uma visão mais ampla dos vários processos de trabalho, participando e envolvendo-se em todas as etapas da produção. A execução de tarefas repetitivas, simplificadas e fragmentadas deixou de existir. Também deixou de existir a separação entre o trabalho físico e o intelectual.

Devido a uma maior automação e complexidade da produção, o trabalhador tornou-se mais criativo, inteligente, versátil e crítico. O trabalhador de hoje deve ter conhecimentos, saber resolver problemas, analisar situações e fazer diagnósticos, trabalhar em equipe, saber proceder e agir com criatividade e dinamismo em qualquer situação. Mas sua principal competência deve ser a de aprender continuamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com