TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia de Pesquisa

Por:   •  29/6/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.965 Palavras (12 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 12

Exercícios: Fonte[pic 1]

Nome: Kharollinny de Oliveira Pereira Mendes                                                               Professora: Glicia Salviano Gripp                                                                                            Curso: Nutrição                                                                                                                                   Data de entrega: 09/03/2021                                                                                                                                                                                                  Disciplina: CSO111 – Metodologia de Pesquisa Turma 10    

Ouro Preto, março de 2021

Exercícios:

1- Respostas: A fonte utilizada realmente informa sobre remédios caseiros para controlar a diabetes e os níveis de açúcar no sangue. Porém, neste trecho citado acima existe algumas informações que não são apontadas na fonte apresentada, como por exemplo; o consumo de farinha da casca do maracujá, linhaça, aveia, extrato de alho e o chá de bardana como bons remédios caseiros para a diabetes. Sendo assim, a origem dos dados não provém da fonte mencionada. Além disso, o autor possui capacidade para falar do assunto, visto que possui formação como Enfermeiro pela Escola superior de Enfermagem do Porto e Pós-graduado em Fitoterapia Clinica que estuda as plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças. Nesse sentido vale ressaltar, que há ocorrência de um viés de confirmação por existir uma tendencia em interpretar as informações da fonte utilizada, de forma que estas informações confirmem suas hipóteses e crenças.

2- Respostas: O trecho citado acima descreve em síntese o conteúdo apresentado na fonte fornecida, porém não se trata de um conteúdo com embasamento teórico ou prático derivado do conhecimento científico. A autora é blogueira e empresária, logo não possui formação e capacidade para aconselhar pessoas sobre como melhorar suas vidas amorosas, como poderia ser feito por um psicólogo por exemplo. Sendo assim, evidencia uma notícia sem credibilidade, por não apresentar conteúdo através de um profissional especialista do assunto. Além disso, o contexto demonstra um viés cognitivo de informação, visto que o conhecimento do autor está diretamente ligado ao conteúdo produzido, sendo assim a não capacitação e a falta de domínio por parte do autor torna o texto inconfiável, pois sem embasamento cientifico as informações aparentam-se irrelevantes, sem credibilidade.

  1. Respostas: A notícia demonstra um conteúdo baseado na fonte citada acima, porém surgem vários fatos e questionamentos sobre as descrições apontada na fonte. Primeiramente, não existem informações relevantes sobre a autora, a partir da análise da página da Web não encontramos nenhuma informação acadêmica ou relação com alguma instituição de renome, que transmita confiabilidade a respeito da autora. Além disso, ao ler o texto são citados nomes e frases de pessoas que não encontramos muitas informações sobre elas em outras fontes, por outro lado a pagina utilizada como fonte é desprovida de referências e recursos, não se consegue visualizar números de telefones, endereços de e-mail, elementos que mostrem a quem o site pertence, e por esse motivo a fonte não é considerada confiável. Ademais, existe também um viés de confirmação que ocorre quando a autora interpreta a informações de forma a favorecer e confirmar seu ponto de vista. Nesta noticia surge uma dúvida sobre outro viés cognitivo; o viés da proporcionalidade, que trata da tendência de pessoas em assumir que grandes eventos têm grandes causas, seria essa teoria-- a cura do câncer existir, e ser retida para propósitos de controle populacional – uma situação influenciada por tal tendência nesse texto em específico?
  1. Respostas: A fonte citada possui boa parte das informações citadas na noticia, mas é encontrado algumas divergências a respeito da pesquisa, que cita “Beber duas a três xícaras de café por dia foi associado a uma redução de 15% no risco de depressão.” E que “Neste grande estudo longitudinal, descobrimos que o risco de depressão diminui com o aumento do consumo de cafeína. Maiores investigações ainda serão necessárias para confirmar esta descoberta e determinar se o consumo regular de café com cafeína pode contribuir na prevenção da depressão”. A pesquisa não apresenta certeza, e sim teorias que podem ou não ser baseados em estudos científicos, além disso não apresenta fonte sobre o estudo publicado no NCBI – National Library of Medicine, como também não se encontra dados sobre este estudo no site da NCBI. A partir das análises feitas acima, é notório alguns erros do artigo, o que já torna duvidável sua confiabilidade, e nesse sentido vale ressaltar que o autor do texto não possui nenhuma informação na página da Web sobre suas formações acadêmicas, nem mesmo alguma relação com instituições de confiança. Parece existir uma situação de viés de confirmação, por interpretar e procurar informações com o propósito de confirmação do que já se acredita.
  1. Respostas: A notícia transmite informações nas quais a fonte citada é o local de origem, além disso, o texto demonstra confiabilidade por apresentar dados e informações e sobre a “cura do câncer”, a partir da opinião de um médico oncologista, ou seja, de um especialista do assunto que trabalhou e trabalha em instituições importantes na área da medicina. O texto é publicado em uma revista reconhecida nacionalmente, e contém dados estatísticos sobre a porcentagem de casos que obtiveram seus cânceres curados. Aparente mente não existe evidências para desacreditar da credibilidade da notícia, porém pode estar ocorrendo um viés de auto conveniência, pois o médico oncologista evidencia mais os sucessos do que as falhas quando se trata dos valores estatísticos, o câncer possui níveis de tratamento que até o momento conquistarão em sua maioria sucesso, porém considerar tais sucessos como uma cura, sendo valores muito abaixo de cem por cento, exprimem uma tendência em se avaliar informações ambíguas de uma forma benéfica, provavelmente a interesses próprios, pois com o anuncio da existência de uma cura dos canceres por parte de um médico oncologista, que irá inaugurar hospitais particulares especializados no tratamento da doença, o hospital irá lucrar ao chamar atenção dos pacientes com uma tendenciosa afirmação de que o câncer já tem cura.
  1. Respostas: A notícia não fornece um autor, sendo assim não é possível saber sobre a formação e capacitação do autor para escrever o texto, ou até mesmo saber se foi embasado em algum estudo científico. Não há muitas informações na notícia sobre dados base ou referencias confiáveis, logo, se torna uma fonte sem credibilidade. Além disso, ocorre um viés de confirmação por interpretar as informações de forma à confirmar as crenças do autor.
  1. Respostas: A notícia passa informações detalhadas sobre o assunto que consta na fonte, e a autora do texto possui estudo na área, e possui formação acadêmica em áreas relevantes a astrologia, o que lhe permite falar sobre o assunto. Porém o autor, não cita fontes ou, de alguma forma, torna possível acesso a mis informações que expliquem a que essas alegações estão sendo baseadas, em estudos ou livros, não se consegue essas informações das notícias. Nesse sentido, o viés de confirmação está presente, quando se interpreta informações para afirmar crenças do autor.
  1. Respostas: A notícia possui informações que aparentam ser verídicas, porem a falta de fontes, referências e credenciais do autor para análise de sua capacidade para falar do assunto, tornam a notícia pouco credível.
  1. Respostas: A imagem demonstra uma frase na qual possui uma afirmação sobre “como emagrecer 8 KG em apenas 1 semana”, porém não se apresenta informações completas e precisas sobre o assunto, e não se vê mencionar embasamento cientifico ou mostrar as competências do autor a partir de sua formação. Devido a tais fatos, não há confiança nas informações prestadas, e fica claro a interpretação das informações de forma a trazer benefícios próprios ao autor, um que caracteriza um viés de confirmação.
  1. Respostas: A fonte transmite informações com objetivo de mostrar que Portugal tem melhorado significativamente e como esse sistema funciona, através de uma entrevista com o ministro de Educação de Portugal. 

11- Respostas: O texto expõe dados sobre as drogas mais usadas no brasil, como também sobre o uso de álcool entre os brasileiros. São descritos os diversos tipos de drogas e as respectivas porcentagens de consumo tanto das drogas quanto do álcool na população brasileira. O texto apesar de expor informações que possam ser relacionadas ao que se sabe do assunto, a insuficiência nos dados fornecidos compromete sua credibilidade, visto que não apresentam fontes para os dados estatísticos, referencias de como a pesquisa foi realizada, quais foram os participantes do estudo, entre outros dados relevantes. Nesse sentido, a noticia demonstra um viés de confirmação ao interpretar as informações de forma a confirmar hipóteses do autor, sem levar em consideração o acréscimo de informações a notícia que poderiam auxiliar ao leitor em uma pesquisa mais profunda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (140.1 Kb)   docx (63.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com