TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Modelagem do Crescimento e da Produção em Nível de Árvore Individual

Por:   •  19/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 2

Modelagem do crescimento e da produção em nível de árvore individual (MAI).

A árvore é a unidade básica de modelagem, a mesma é utilizada para simular o crescimento de altura e diâmetro) e estimar a taxa de mortalidade.

O crescimento em diâmetro e altura é simulado, além de estimar a probabilidade de mortalidade e ingresso para cada árvore. ( DAVIS e JOHSON, 1987)

MAI – Modelos de árvores individuais

Em um MAI o crescimento dimensional pode ser estimado para uma idade futura a partir de um valor da variável na idade atual ( projeção) e de variáveis como o índice de competição, idade, índice de local, dentre outras. No mínimo 4 variáveis.

Eles são compostos por sub-modelos, sendo os principais aqueles que estimam a mortalidade e o crescimento das variáveis dendrométricas ( altura e diâmetro).

Existem duas sub-categorias de árvore individual, definidas como de distancia dependente e de distancia independente:

  • Modelos de distancia dependente utilizam índices de competição dependentes de distancia (IDD)

São atribuídas coordenadas espaciais para cada árvore, as quais são usadas para avaliação de competição por luz, agua e nutrientes entre casa árvore e as circunvizinhas, sendo mais complexos e exigentes em termos de coleta de dados.

  • Modelos de distância independente utilizam índices de competição independentes da distância (IID).

Não se considera a distribuição espacial, e o índice de competição para cada árvore normalmente é obtido pela comparação das variáveis dimensionais da árvore-objeto com o valor médio do povoamento.

Para modelagem em nível de árvore individual são necessárias dados de parcelas permanentes. As dimensões das árvores precisam ter medidas repetidamente ao longo do tempo com o controle rigoroso de identificação.

Índices de competição

A competição é definida como efeito negativo no crescimento da árvore em virtude de outras ao seu redor, ao competirem pelos fatores de crescimento.

Existe uma variedade de índices utilizados para diferentes tipos de povoamentos, espécies e estágios de desenvolvimento dos povoamentos.

Estudos mostraram não existir um índice de competição superior aos demais.

Mortalidade de árvore individual

A mortalidade regular é a variável mais difícil de ser estimada nos modelos de crescimento e produção florestal;

Estimativas podem der obtidas através da predição da probabilidade de mortalidade ou da sobrevivência da árvore individual entre duas idades.

Na árvore da mortalidade de árvores, é habitual prever a probabilidade de mortalidade (PM) (entre dois períodos). Esse método é consagrado para prever a mortalidade de árvores em florestas em todo mundo.

Como sei se árvore morre ou não em modelos de simulação ?

A decisão final se uma árvore vice ou morre durante uma simulação cabe à comparação da probabilidade estimada com um numero aleatório (entre zero e um)

Segundo ( PRETZSCH ET. AL., 2002). Caso o número aleatório seja menor que a probabilidade calculada, a árvore é eliminada da listagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com