TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nota De Leitura Vigotsky

Trabalho Universitário: Nota De Leitura Vigotsky. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade: nota de leitura do capítulo 4 (A formação social da mente: a internalizações das funções psicológicas superiores, páginas 51-58).

VYGOTSKY. L.S.A internalizações das funções psicológicas superiores. A formação social da mente. São Paulo. Martins Fontes, 2008, p.51 a 58.

Existe uma comparação entre os princípios reguladores dos reflexos condicionados e incondicionados. Pavlov tem como exemplo uma ligação telefônica para que a ligação seja completada por uma conexão entre dois pontos, diretamente, via a uma linha especial, que corresponde a um elemento incondicionado, existe outra possibilidade da ligação que se complete através de uma estação central especial com auxílio de conexões temporárias e de variabilidade sem limites, corresponde a um reflexo sobre condição do córtex central que cumpre o papel dos reflexos condicionados.

Temos um exemplo uma pessoa que ata um nó para ajudar a lembrar de algo ou de sorteio casual como um modo de tomar uma decisão, aqui é formado uma associação condicionada temporária, a pessoa atou o nó, esse aspecto se distingue das formas superiores de comportamento das formas inferiores.

A invenção do uso dos símbolos para lembrar, relatar, explicar algo ou solucionar um problema psicológico, é análoga a invenção de uso de instrumentos, no campo psicológico, o signo age como instrumentos da atividade psicológica de maneira análoga ao papel do instrumento no trabalho, mas isso quer dizer que não implica em uma identidade desses conceitos similares

Assim está acontecendo muitas tentativas de dar as tais expressões um significado literal, igualando o signo como instrumento, desaparecendo a distinção, fundamental entre eles, essa abordagem faz com que se percam características de cada tipo de atividade, deixando nos com uma única forma de determinação psicológica geral.

O propósito do autor é entender o papel comportamental do signo em tudo aquilo que ele tem de característico. Esse objetivo motivos os estudos empíricos para saber como os usos de instrumentos e signo estão mutuamente ligados, ainda que separados, no desenvolvimento cultural da criança. Existe três condições como ponto de partida para esse trabalho: A primeira está relacionada à analogia e pontos comuns aos dois tipos de atividade; a segunda esclarece suas diferenças básicas, e a terceira tenta demonstrar o elo psicológico real existente entre uma e outra, ou pelo menos dar um indício de sua existência.

A analogia básica entre signo e instrumento repousa na função mediadora que os caracteriza. Portanto, eles podem, a partir da perspectiva psicológica, ser incluídos na mesma categoria. Podemos expressar a relação lógica entre o uso de signos e o de instrumentos usando o esquema da figura 4, que mostra esses conceitos incluídos dentro do conceito mais geral de atividade indireta (mediada).

Figura 4

A análise fornece uma base sólida para que se designe o uso de signos à categoria de atividademediada, uma vez que a essência do seu uso consiste em os homens afetarem o seu comportamento através dos signos. A função indireta (mediada), em ambos os casos, torna-se evidente, ou seja, com maiores detalhes a relação entre esses dois conceitos, ou a sua relação com oconceito mais genérico de atividade mediada.

No plano puramente lógico da relação entre os dois conceitos, o esquema representa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com