TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ficha de Leitura Durkheim

Por:   •  10/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

FICHA DE LEITURA:

Castro, Celso. Durkheim e o nascimento da sociologia como disciplina científica. In: Textos básicos da sociologia – de Karl Marx a Zygmunt Bauman. Rio de Janeiro: Zahar, 2014, p.25-37.

Objetivo:

Celso Castro apresenta o pensamento de um dos principais fundadores da sociologia como disciplina científica, o sociólogo Émille Durkheim, através do seu texto ‘’O estudo dos fatos sociais e o método da sociologia’’.

Argumentos:

Castro introduz o texto apresentando Émille Durkheim como um dos principais fundadores da sociologia e destaca a sua importância no meio. Ele destaca que para Durkheim se diferenciar, disputar legitimidade e conhecimento em relação aos filósofos da época o sociólogo precisou se diferenciar dos outros. Nesse contexto, Durkheim apresentou a defesa da existência de um objeto exclusivo e propriamente sociólogo – o fato social. Este objeto demandaria a codificação de um método específico para trata-lo e de uma ciência distinta e autônoma – a sociologia – para descobrir as leis de seu funcionamento.

A partir de agora os argumentos apresentados será do sociólogo Émille Durkheiim em seu texto sobre o ‘’Estudo dos fatos sociais e o método da sociologia’’. Durkheim explica que os fatos sociais apresentam características bastantes específicas; eles consistem em maneiras de pensar, agir e sentir que existem independentemente das manifestações individuais, ou seja, são exteriores ao indivíduo e são generalizadas na sociedade. Ademais, são dotadas de uma força imperativa e coercitiva sobre os indivíduos. Esses fenômenos nascem no seio da sociedade e nelas são passadas de geração em geração. Durkheim estabelece as diferenças entre os fatos que pertencem à psicologia, que são internos ao homem, e os que são estudados pela sociologia, que são externos e coercitivos. Os fatos sociais são impostos por meio de normas oriundas da consciência coletiva e das regras do direito, isto é, estão tanto nos costumes como nas leis escritas. Funcionam, portanto, como reguladoras de conduta, dentro, é claro, dos limites da moralidade.

Conclusão:

Durkheim conclui o texto resumindo as características do método sociológico.

Comentários:

A aluna não tem comentários sobre o texto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (78.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com