TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Noção De Obstáculo Epistemológico: Plano Da Obra

Por:   •  9/10/2023  •  Resenha  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  17 Visualizações

Página 1 de 4

A NOÇÃO DE OBSTÁCULO EPISTEMOLÓGICO: PLANO DA OBRA - Aula 3

BACHELARD, Gaston. “A noção de obstáculo epistemológico: plano da obra” IN: A formação do espírito científico: Contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

Parte I

- Gaston Bachelard foi um filósofo francês nascido entre 1884 e 1962, Sua vida e obra são marcadas por uma combinação única de pensamento filosófico e sensibilidade poética, e ele é frequentemente associado ao campo da filosofia da ciência e à filosofia da imaginação. O texto que analisaremos é uma fatia do livro intitulado “A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento”, esse primeiro capítulo discorre sobre a noção de obstáculo epistemológico e é dividido em 3 partes, das quais…

1. Obstáculos ao conhecimento científico: O texto argumenta que o progresso na ciência muitas vezes envolve a superação de obstáculos epistemológicos que surgem no próprio ato de conhecer. Esses obstáculos não estão apenas relacionados à complexidade dos fenômenos ou às limitações dos sentidos humanos, mas também à forma como pensamos e abordamos o conhecimento.

2. Conhecimento do real: O texto destaca que o conhecimento científico não é imediato nem pleno. Ele envolve a constante busca por compreender o mundo real, muitas vezes desafiando conhecimentos prévios e superando obstáculos conceituais.

3. Importância das perguntas: O verdadeiro espírito científico começa com a formulação de perguntas. A ciência se baseia em problemas bem formulados, e a ausência de perguntas claras pode impedir o avanço do conhecimento.

4. Evolução do pensamento: O texto menciona a necessidade de mudança e crescimento no pensamento científico. À medida que novas descobertas são feitas e velhas ideias são superadas, a mente científica precisa se adaptar e evoluir.

5. Busca por unidade e simplicidade: Embora a ciência busque simplicidade e unidade em seus princípios e métodos, o texto sugere que o progresso muitas vezes ocorre quando os pesquisadores questionam e diversificam suas abordagens, em vez de buscar unificação fácil.

6. Pensamento dinâmico: O pensamento científico é caracterizado pela busca constante de precisão, retificação e diversificação. Isso contrasta com a busca por certezas absolutas e unidade.

Destacar importância da capacidade de fazer perguntas e o papel da escola como definidor e construtor da “cabeça fechada”.

- “o ato de conhecer dá-se contra um conhecimento anterior”

- Ideias preconcebidas e as estruturas mentais estabelecidas podem limitar nossa compreensão da realidade e impedir o progresso na busca do conhecimento. Portanto, a epistemologia de Bachelard enfatiza a importância da imaginação, do devaneio e da criatividade na exploração do desconhecido e na construção do conhecimento científico. (modelo geocêntrico, aceito por 13 séculos)

- “Para o espírito científico, todo conhecimento é resposta a uma pergunta. Se não há pergunta, não pode haver conhecimento científico”

- Bachelard argumenta que as perguntas são a ferramenta principal para quebrar a inércia do conhecimento anterior. Elas incentivam os cientistas a questionar as ideias preconcebidas, os mitos e os paradigmas estabelecidos, criando espaço para uma abordagem mais crítica e criativa da realidade.

- “Uma cabeça bem feita é infelizmente uma cabeça fechada. É um produto de escola.”

- “O homem movido pelo espírito científico deseja saber, mas para, imediatamente, melhor questionar.”

Parte II

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com