TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Nutrição Aplicada à Enfermagem

Por:   •  21/4/2015  •  Dissertação  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 6

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Nutrição Aplicada à Enfermagem

NOME

Edjane Fátima de Araújo

RA

6632364847

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2014

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Nutrição Aplicada à Enfermagem

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina nutrição aplicada a enfermagem apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa orientação do tutor Margarete Alcantara Farioza.

Anhanguera Educacional

2014

1   Introdução

   A Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) é definida como um grupo formal e obrigatoriamente constituído de pelo menos um profissional de cada categoria, a saber: médico, nutricionista, enfermeiro e farmacêutico, podendo ainda conter profissionais de outras categorias, desde que estes sejam habilitados e possuam treinamento específico para a prática da Terapia Nutricional.

A terapia nutricional, principalmente nos estágios críticos dos pacientes, deve ser administrada de modo seguro e eficaz. Os enfermeiros são os primeiros profissionais a prestarem assistência ao paciente sendo um dos únicos da saúde que estão à beira leito durante 24 horas. Assim, a busca da qualidade para o cuidado nutricional é de extrema importância, pois permite ao enfermeiro exercer uma assistência calcada em evidências científicas e desempenhá-la com segurança e conforto ao paciente.

As atribuições do enfermeiro na EMTN consistem em orientar o paciente e a família sobre a terapia nutricional, seus riscos e benefícios; preparar o material a ser utilizado, prescrever os cuidados de enfermagem com relação à terapia nutricional, assegurar a punção venosa adequada, entre outros.

2   OBJETIVO

O relatório apresentado se propõe a um estudo de caso para avaliar a terapia nutricional a ser utilizada no paciente R.M.O, masculino, 70kg, 1,78 m de altura, tabagista, etilista, que deu entrada neste serviço referindo vômitos, tosse, dor torácica, disfagia, com a sensação que a comida fica parada na garganta. Perdeu 8 kg em 4 meses, anorexia. Após realização de exames RX, endoscopia e biópsia, foi diagnosticado câncer de esôfago (carcinoma espinocelular estágio III. Foi realizada a cirurgia para a retirada do tumor, e como procedimento complementar será iniciada a quimioterapia.

A equipe EMTN foi acionada pela médica plantonista para se discutir o risco nutricional desse paciente e decidir qual dieta deverá ser indicada neste caso.

3    DESENVOLVIMENTO

Ao realizar a anamnese e o exame físico do paciente R.M.O:

Cabelos: arrancáveis com facilidade;

 Olhos: conjuntiva pálida, xerose;

Rosto-nariz, seborreia naso-labial, lábios secos e rachados,

Pele: descamação, palidez;

Unhas: listra transversal e rugosa.

Na triagem nutricional foi aplicado o formulário de Avaliação Nutricional Subjetiva Global (ANSG) pela enfermeira para determinar o risco nutricional do paciente, o qual indicou uma desnutrição moderada. Logo após, o paciente foi avaliado pela nutricionista para se obter o diagnóstico nutricional. Posteriormente, com base nos resultados do exame físico risco nutricional, a Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN) decidiram qual será a dieta recomendada ao paciente.

Frente a este contexto, consolidamos a importância da atuação do enfermeiro em detectar precocemente um paciente desnutrido. A avaliação nutricional identifica pacientes desnutridos ou em risco de desnutrição. O risco nutricional é avaliado pela combinação do estado nutricional atual e da gravidade da doença, com as variáveis: índice de massa corporal (IMC), perda de peso recente e ingestão dietética durante sua admissão.

Peso:70 kg

Alt.:1,78 m

IMC= 22

Risco nutricional= desnutrição moderada

Embora o risco nutricional seja de desnutrição moderada, o paciente apresenta grave depleção de tecido adiposo e perda muscular, além da patologia de base, que é o câncer em pacientes desnutridos, há uma maior incidência de complicações pós-cirúrgicas e algum grau de gastroparesia e íleo paralítico. Além de ter que realizar a quimioterapia que é tóxica, tanto para o tecido afetado quanto para as células sadias, como os folículos capilares, mucosa oral, esofágica e gastrintestinal. Pode então, provocar desconfortos no sistema digestório, como náuseas, vômitos, diarreia, necessitando assim de uma dieta equilibrada e completa em nutrientes, para se restabelecer.

Devido à intervenção cirúrgica, não é indicado dieta oral, nem passagem de sonda nasal pelo risco que o paciente apresenta de sangramento e traumas no tecido prejudicado. Já as sondas de gastrostomia e jejunostomia não são indicadas porque nessas vias ocorrem as perdas de certos nutrientes, que são muito importantes no restabelecimento desse paciente, que se encontra desnutrido.

 Neste caso foi optado a Terapia Nutricional Central (TNC), ou seja, a dieta parenteral que é a alimentação que fornece todos os nutrientes necessários ao paciente por via venosa. Ela deve ser utilizada quando o trato gastrointestinal não está apto a receber alimentos por outras vias. Essa via trará benefícios, pois essa dieta é completa em vitaminas, sais minerais, glicose, água, aminoácidos e oligoelementos.

A Terapia de Nutrição Parenteral (TNP) pode ser administrada por via periférica ou central conforme a osmolaridade da solução.O enfermeiro sendo um membro da Equipe Multiprofissional de Terapia Enteral (EMTN) tem como principal responsabilidade a administração da Terapia Nutricional(TN), acompanhando todo o processo objetivando a prevenção e a detecção precoce de complicações.

As atribuições do enfermeiro na administração da dieta parenteral central incluem:

1-orientar o paciente, a família ou o responsável legal quanto à utilização e controle da terapia nutricional, de acordo com suas atribuições profissionais; 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (90.4 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com