TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ONDA SEGUNDO A VISÃO DE ÉMILE DURKHEIM

Por:   •  6/11/2018  •  Artigo  •  3.281 Palavras (14 Páginas)  •  1.259 Visualizações

Página 1 de 14

                                                                                                              1                          

A ONDA SEGUNDO A VISÃO DE ÉMILE DURKHEIM

                                                                                                  Bruna Aparecida Alves*

Resumo

Neste artigo farei um breve resumo sobre o filme A Onda, explcarei alguns pensamentos sociológicos de Èmile Durkheim, e encaixá-los-ei no filme, fazendo uma ligação dos pensamentos dele como: Fato Social, Espírito de adesão ao grupo Solidariedade Mecânica e Suicídio.

Palavras-chave: Èmile Durkheim, A Onda, Fato Social, Espírito de adesão ao grupo, Solidariedade Mecânica e Suicídio.

Introdução

Èmile Durkheim nasceu em 1858 em Epinal na França e Faleceu em 1917 em Paris, influencia do positivismo e do organicismo, sua contribuição para a sociologia foi muito importante, influenciando gerações de sociologos, políticos, pesquisadores e educadores. Seus pensamentos são estudados até hoje.

Suas principais obras são: “As regras do metódo sociologico (1895)” “Da divisão do trabalho social (1893)” “O suicídio (1897)” “As formas elementares da vida religiosa (1912)”.

O objetivo deste aritgo não é somente mostrar os pensamentos de Èmile Durkheim como também fazer a analize do filme A Onda com olhar de Durkheim a partir do Fato Social, Espírito de adesão ao grupo, Solidariedade Mecânica e do Sucídio.

1 A onda resumo

Titulo original: Die Welle

Ha duas versões do filme, uma versão norte-americana, lançada em 1981, e uma alemã, lançada em 2008 ambas contam a mesma história com poucas diferenças.

O filme Alemão lançado no dia 13 de março de 2008, dirigido por Denis Gansel, roteiro por Denis Gansel e Peter Thorwarth, produção por Anita Schneider, Christian Becker e Nina Maag e estrelado por Jürgen Vogel, Frederick Lau, Jennifer Ulrich e Max Riemelt.

O filme começa com o professor Rainer Wenger dirigindo para o trabalgo, a escola onde se passa o filme está oferecendo cursos de uma semana, o professor Rainer ministra o curso de autocracia, após o outro professor se recurar a trcar de curso com ele, o curso de anarquismo que era o que o professor Wenger preferia.

                                                                                                                                                 

                                                                                                                                                     

                                                                                                                                                  2

Ao chegar no primeiro dia de curso ele fica supreso com a quantida de alunos inscritos no curso, logo um dos alunos explica que não se inscreveram no curso de anarquia por não gostar do outro porfessor.

Para dar inico à aula o professor explica o que e autocracia e pergunta se seria possivel implantar uma ditadura na alemanhã, alguns dos alunos acreditam que sim e outros que não, então ele propõe uma experiência por uma semana pra mostrar o quão facil é manipular as massas.

Para começar ele faz uma votação para decidir quem seria o líder, todos votam pra que ele seja então ele propõe que todos o chamem de Sr. Wenger, faz uma votação para decidir o nome do grupo, propõe que todos usem uma camisa branca e calça jeans para que não haja distinções entre os alunos e para unir mais eles, além disso todos os alunos tem que quiserem falar tem que se levantar e ser breve. Uma aluna Mona (Amelie Kiefer), desde o inicio se mostra relutante e fala que usar uniformes acaba com a idividualidade de cada um, logo depois ela muda pra aula de anarquia.

O professor sugere que os alunos façam um logo para o movimento, os alunos se empolgam e criam um botton para o grupo e decide se encontrarem a noite para espalhar a marca pela cidadade. Após a aula Tim (Frederick Lau) é agredido por dois alunos de outra turma, mas os amigos da onda intervem e defedem ele, Tim é um dos que mais se involve com a ideia, pois pela primeira vez ele se sente aceito por um grupo, percebemos nessa cena que o movimento estava unindo os alunos. Karo (Jennifer Ulrich) procura o professor para dizer que a experiência está saindo do controle, sua esposa Anke (Christiane Paul) uma professora também, acredita que a experiência do marido ja passou do limite e pede para ele que pare, mas ele nao concorda.

Mona e Karo lideram a oposição a Onda fazendo planfetos e deixando os menbros irrados, os membros da onda pedem para seu namorado Marco (Max Riemelt) que arrume um meio de faze-la parar, durante um jogo de polo aquatico do qual o professor Wenger é tecnico Karo e mona invademo jogo durante uma confusão entre as torcidas e espalhan os planfrtos contra a onda, Marco arruma também uma briga durante o jogo causando o cancelamento do jogo.

Mas tarde Marco briga com Karo e acusa ela pela briga que levou o cancelamento do jogo, durante a briga Marco acerta um golpe em Karo que a machuca, percebendo o que fez  sai correndo do local direto para a casa do professor Wenger pedindo que o professor acabe com a onda naquele momento, então o professor Wenger convoca um assembléia no auditorio da escola com todos os membros. Na assembléia ele começa seu discurso dizendo que o movimento pode mudar os rumos da Alemanha então Marco protesta e o professor o acusa de traidor e pede que os membros o trouxessem para o centro do palco para ser punido, então o professor Wenger o mostra o quão o longe a onda tinha chegando e quanto o movimento estava manipulando eles, então o professor declara o fim da onda, mas Tim saca um revólver e se recusa a aceitar que o grupo acabou com medo de voltar a ser sozinho, seu amigo fala que o revólver não é de verdade conforme Tim tinha dito a alguns dias atrás, mas Tim acaba atirando nele e no mesmo momento apontando a arma para o professor que responde falando que ele não pode atirar em seu líder que assim seria o fim da onda, mais nervoso ainda e percebendo o erro que cometeu e que a onda estava realmente acababa Tim coloca o Revólver na boca e tira sua própria vida, o filme acaba com o Professor Wenger sendo levado preso pela polícia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (158.5 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com