TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório do filme A ONDA - Relação com as Teorias De Karl Marx, Durkheim e Weber

Por:   •  28/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  1.807 Visualizações

Página 1 de 4

Baseado em fatos reais, o filme conta a história do professor Rainer, que durante uma semana de cursos foi designado a lecionar sobre a Autocracia, embora desejasse Anarquia, e resolveu realizar uma experiência pedagógica sobre o tema.

Essa experiência começa, logo após o professor questionar aos alunos sobre o significado da palavra Autocracia (autogoverno) e qual exemplo poderiam dar. Nazismo, fascismo, é citado. Surge então a indagação por parte do professor, se poderia existir uma nova ditadura na Alemanha, tendo não como resposta, resolve então de forma alternativa mostrar aos alunos o quão fácil seria surgir uma nova ditadura. Então começa uma simulação.

Consagrado como líder do grupo, o professor Rainer, ordena ser chamando de Sr. Wenger, alinha a postura e solicita ao que desejar falar durante a aula que se coloque de pé. A maioria dos alunos o obedecem, sem questionamento. É de importância reforçar aqui o poder de um líder carismático com seu discurso envolvente.

O nome do movimento é escolhido "A Onda". O símbolo, gesto de saudação, uniforme (blusa branca), união entre os alunos, notamos que são alguns dos mecanismos que também caracterizam o fascismo e o nazismo por Hitler.

Podemos perceber que a ideia de superioridade é desencadeada, com ela a exclusão de pessoas que não fazem parte do mesmo movimento, a violência, "propaganda" de seu grupo e os vários adeptos. Tomando proporções inesperadas.

Nota-se a mudança de comportamento dos alunos, a briga na piscina, e especificamente de Tom, o mais entusiasmado, que desenvolveu um fanatismo, ao ponto de ir à residência do professor e desejar proteger seu líder. Percebemos também a mudança de comportamento no professor que passar a ser mais autoritário e sentindo-se superior.

Percebendo que a situação estava fora de controle, a aluna Karon, tenta alertar ao professor e alguns alunos do caminho que estavam traçando. Cria panfletos para distribuí-los. Mas, é excluída, até mesmo pelo professor quando recebe o convite de ir procurar uma outra turma.

Finalmente, o professor percebe o extremo da situação, após uma briga conjugal e o aluno Marco ter ido em sua residência e relatar as mudanças em seu próprio comportamento.

O professor Rainer marca uma reunião com todos os integrantes e simpatizantes da Onda. Após um longo e empolgante discurso, decide pôr um fim a experiência, um misto de tristeza e confusão surge nos olhares dos alunos, quando notam o que estava acontecendo. É importante frisarmos, neste desfecho quando o professor, após o confronto com o aluno Marco, induz aos alunos decidirem qual seria a punição para o "traidor". Através da resposta que apenas seguiam ordens, alerta aos alunos que isso era o que acontecia na ditadura, apenas obedeciam. Neste momento temos uma reviravolta no filme, quando o fanatismo do Tim pela Onda, o faz atingir um dos alunos e em seguida atira em si mesmo, mostrando a falta de perspectiva e direcionamento na vida.

No decorrer do filme notamos o quão fácil é a manipulação de pessoas que não possuem objetivo, pessoas que não conseguem pensar por si mesmo. O quão é fácil implantar uma ideologia diante de uma insatisfação. Se percebemos no início do filme, tudo isso é demonstrado durante o diálogo entre alunos quando relatam que para unir uma geração era necessário um objetivo em comum, pois não tinham mais pelo que lutar.

Relação com as Teorias De Karl Marx, Durkheim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com