TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PEDAGOGIA EMPRESARIAL

Por:   •  2/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.148 Palavras (17 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 17

1

PEDAGOGIA EMPRESARIAL

Ana Luisa Baia Maia

Emanuelle Vasconcelos Pereira Mendes

Lucas de Aviz

Lyandra Campelo Araújo

Sydilene dos Anjos

Orientador: Leopoldo Nogueira

RESUMO

       O ramo pedagógico vem evoluindo com o tempo, devido suas evoluções historiográficas e, mediante a isso, surgem novas vertentes pedagógicas, como a pedagogia empresarial, a qual é o foco deste artigo. Nesse sentido, com o tempo, o trabalho do pedagogo passou a  não se restringir apenas à sala de aula, mas sim, em ambientes empresariais. Este artigo tem como objetivo expor as diversas habilidades do pedagogo em um âmbito corporativo e as suas influências na vida dos colaboradores de tal instituição. Com metodologias adequadas para buscar um melhor proveito nas pesquisas, de forma qualitativa, ou seja, por meio da leitura de livros e artigos que tinham tal conteúdo em questão. Concluindo que, o pedagogo empresarial é muito importante para o progresso da instituição corporativa, pois ele ajuda no lucro e também na vida dos funcionários.

Palavras chaves: Pedagogia-Empresarial, Atuação, Vertentes.    

2

ABSTRACT

     The pedagogical branch has been evolving over time, due to its historiographical evolutions, and with this, new pedagogical aspects arise, such as a business pedagogy, which is the focus of this article. In this sense, with the work of pedagogue is not restricted to the classroom, but rather, in business environments. This article aims to expose the pedagogical skills in a corporate space and how to influence the life of the employees of such institution. With varied methodologies, in a qualitative way, that is, through the reading of books and articles that have been published in question. Concluding that, the business educator is very important for the progress of the corporate institution, as it helps in profit and also in the lives of employees.

Keywords: Pedagogy-Business, Acting,Strands.

INTRODUÇÃO

             A pedagogia no decorrer de sua história apresenta diversos progressos, como a revolução historiográfica, a mudança dos métodos, dos documentos e do tempo. Dessa forma, mudanças foram cada vez mais frequentes nos métodos utilizados na pedagogia, o que desencadeou o início da história da educação, expondo práticas sociais. (CAMBI, 1999). Dessa forma, o estudo pedagógico continua evoluindo, desvendando suas especialidades profissionais. Contudo, há uma negligência da atuação do pedagogo em ambientes não escolares, deixando claro o não cumprimento da Lei  Nº DE 2017,Do Sr. Goulart (Dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de Pedagogo), pois tal profissional ainda não está totalmente inserido e respeitado nas instituições. (ARAÚJO, 2009)

     Hodiernamente, sabe-se que há a alienação da população mediante ao que diz respeito a história da pedagogia, porque muitas vezes existe a falta de ensinamentos sobre o assunto ou até mesmo o desinteresse das pessoas, o que mais tarde, consequências serão desencadeadas, como a falta de conhecimento da população, no que diz respeito ao âmbito pedagógico, principalmente na esfera nacional. A pedagogia no decorrer do seu processo, desvenda variadas vertentes, com um amplo campo de atuação. (GONÇALVES, 2007; DONATONI, 2007). Nesse sentido, iremos aprofundar sobre: o que é pedagogia empresarial?

         Com a Revolução Industrial houve o progresso de multinacionais, consequentemente, empresas evoluindo cada vez mais e, com isso, o uso da mão de obra tornou-se mais frequente. Dessa forma, existiu também o distanciamento dos funcionários para com os seus chefes, fazendo com que haja uma vida cada vez mais solitária, o que originava um sentimento de angústia e exaustão em todos os aspectos. Dessarte, o pedagogo empresarial é o profissional capaz de lidar com este tipo de situação, já que ele tem conhecimentos e métodos que possam melhorar a qualidade de vida pessoal do empregado e de seus chefes, a fim de que tenha uma relação mais próxima e obtenha um alcance eficaz na vida destes quanto no empreendimento. (PASCOAL, 2007)

   O conjunto de ideias sobre o pedagogo empresarial, manifestou-se na necessidade de existir profissionais na área dos recursos humanos em companhias de negócio. Esse especialista tem de expandir os seus conhecimentos, não restringindo apenas ao uso da pedagogia, mas sim, da filosofia, da psicologia, da administração. Dessa forma, este terá a devida capacidade para ser um excelente profissional. (DE FIGUEIREDO SANTOS; DOS SANTOS, 2010).

    A pedagogia empresarial é uma nova vertente no contexto da atuação pedagógica, consistindo na formação de novos profissionais que gostariam de ampliar a sua execução profissionalista, atuando fora dos ambientes estudantis e acadêmicos. Nesse sentido, no decorrer do tempo, o pedagogo vai adquirindo variadas especialidades neste mesmo ramo, podendo desempenhar suas atividades nos recursos humanos, ou até mesmo na psicopedagogia empresarial. Logo, entende-se que o pedagogo vai conquistando cada vez mais um lugar de fala, mostrando-se sempre empenhado em mais conquistas profissionais em áreas bem específicas. (ALMEIDA, 2006; COSTA, 2006).

     Ademais, o plano pedagógico em empreendimentos tem como objetivos: entender o lado socioeconômico e produtivo da organização, com o intuito de o trabalho estar voltado para ideologias educativas e éticas; inovação de métodos eficazes, direcionados à tecnologias, os quais pretendem informar e comunicar as suas praticidades educacionais nas empresas; apresentar de forma prática e teórica a função de treinamento, focalizando evoluções pessoais, a fim de alcançar objetivos organizacionais. (ALMEIDA, 2006; COSTA, 2006). À vista de tais preceitos, é necessário que seja compreendido que, o pedagogo empresarial cumpre um papel importante dentro das instituições e organizações, articulando as carências juntos da gestão de conhecimentos. É artifício deste profissional desenvolver modificações no comportamento dos seus colaboradores, com a finalidade de favorecer o funcionário envolvido na corporação, com estímulos necessários para obter um resultado positivo, como um melhor desempenho deste ou até mesmo a lucratividade.

     Queremos estudar a pedagogia empresarial, a qual é definida como  um método que visa otimizar a produtividade e a participação de todos os integrantes de uma empresa, contendo um foco principal em todos os seus contribuintes. Desse modo, pode ser utilizada como uma forma de  apresentar e originar mudanças no ambiente empresarial e ampliando  as suas capacidades de conhecimento no espaço de organização. O trabalho será realizado por meio de estudos em livros e artigos, expondo como atua o pedagogo empresarial e a sua importância no meio em que está inserido; na Universidade do Estado do Pará, mais especificamente no Centro de Ciências Sociais e Educação; a fim de obter melhores resultados nas pesquisas sobre a pedagogia empresarial; tudo isso será feito no ano corrente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (144.2 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com