TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Política Pública de Educação

Por:   •  16/1/2019  •  Resenha  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 4

A política- resumo

Alunas: Clara Maia Lopes Ferreira da Silva e Ana Beatriz Bouças Corrêa

Professora: Edna

Matéria: História Econômica Social Política

Turma: 2018.1

Universidade Do Estado do Rio de Janeiro  

Livro I

 Introdução

No livro “A Política” de Aristóteles é possível entender que suas primeiras observações são sobre o Estado, que é uma comunidade estabelecida com alguma boa finalidade, ou seja, objetiva o bem nas maiores proporções e excelências. Porém Aristóteles afirma que não se pode confundir as relações entre o Estado e o estadista, rei e súdito. Porque elas se diferem em tamanho e espécie.

   Um de seus argumentos é que deve haver uma união entre os elementos, por exemplo a relação de senhor e escravo. O senhor é o mestre da natureza que possui a inteligência e o escravo é aquele que possui a força física para executar as tarefas.

  No livro é apontado que a sociedade é composta por: Homens+ Mulheres+ escravos. O significado de família é a associação estabelecida por natureza para suprir necessidades dos homens. Cada família é dirigida por seu membro mais velho e tudo gira em torno de um governo monárquico.

  É evidente que o Estado é uma criação da natureza e que o homem é um Zoon politikon, ou seja, a política faz parte da vida do homem, porque ele possui o dom da palavra para expor a dor e o prazer, e assim fazer justiça. Afinal sem política o homem vira um inútil.

   Para Aristóteles, a formação de uma cidade não está relacionada na união de indivíduos, mas na união familiar; União que vem a ser entre elementos que não podem subsistir uns sem os outros; Está em busca de um bem comum; Pouco importa o tamanho, mas sim a espécie. O filósofo fundamenta sua argumentação nas “leis da natureza”.

  Dessa forma, há quem tenha nascido pra comandar, para obedecer, como também há quem nasceu para ser livre ou servir. Fica, então, a considerar a família como a primeira forma de sociedade, que compreende as relações entre homem e mulher, entre o senhor e escravo, e por fim, a relação parental, de pai e filho.

Cidade ou Estado

  É uma forma natural de associação. Tem, em sua natureza, uma finalidade. Assim como o Estado é uma criação da natureza, o homem, naturalmente, é um animal político, pois é o único animal a possuir o dom da palavra, a ter noção de bem e do mal, da justiça e injustiça; Além de que, quando isolado, não é autossuficiente devido ao seu instinto social. E é a associação de seres que têm uma opinião comum acerca desses assuntos que faz uma família ou uma cidade. Desse modo, o Estado, naturalmente, tem mais importância que a família e o indivíduo, uma vez que o conjunto é necessariamente mais importante do que as partes.

Homem e mulher

  Há uma correlação estritamente de cunho biológico, natural. Ambos precisam ser preservados de acordo com um mecanismo e um motivo naturais; Deve haver submissão por parte da mulher, pois em todas as espécies o macho é evidentemente superior à fêmea. E isso não seria diferente na espécie humana. No lar, o macho deve reinar como um monarca absoluto; Desse modo, compreende-se que entre a relação dominador e dominado há a concepção de que cada um possui virtudes distintas; A partir do pressuposto de que um é detentor de uma “alma” e o outro não. Enquanto o homem livre é senhor de escravos e da família, e a ele é atribuído o exercício de cidadania, da participação na vida na Pólis, à mulher resta apenas a virtude de vencer a dificuldade de obedecer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (136.2 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com