TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELEVÂNCIA DOS PROCESSOS DE RH

Artigo: A RELEVÂNCIA DOS PROCESSOS DE RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2014  •  1.546 Palavras (7 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 7

Planejar faz parte de qualquer processo, e seu objetivo é estabelecer um trâmite que será seguido durante a execução de um projeto.

Toda organização precisa de um modelo estratégico que norteie e impulsione o desenvolvimento, a competitividade, e garanta a prosperidade da organização de forma sustentável e contínua. Este é o grande desafio para o RH, saber agir estrategicamente, gerindo pessoas, mensurando resultados e fornecendo subsídios para o alinhamento dos objetivos da organização.

O RH não é mais uma área isolada e burocrática, ele é parte integrante do negócio, e traz um diferencial competitivo para as organizações que adotam o planejamento estratégico de recursos humanos. Para que isso seja possível, o profissional de RH precisa saber aonde a empresa quer chegar, e traçar os planos e objetivos a serem alcançados, entretanto, é fundamental um conhecimento intrínseco e visceral da vertente de negócio da empresa, do segmento em que atua, e das competências necessárias para que todas as ações estejam sincronizadas estrategicamente.

Esta produção interdisciplinar individual tem como objetivo principal a prospecção do papel estratégico do RH nas organizações e destacar a importância do planejamento estratégico de recursos humanos como protagonista no sucesso das empresas.

2 DESENVOLVIMENTO

Entende-se como administração estratégica de recursos humanos, a gestão que privilegia como objetivo inerente e fundamental, através de suas intervenções, a otimização dos resultados finais da empresa e da qualidade dos talentos que a compõem.

A proposta é mostrar que a partir da implantação do planejamento estratégico de RH, o gestor da área passa a ter uma postura diferenciada na execução de suas atividades diárias, e passa influenciar positivamente os resultados.

O planejamento de recursos humanos, projetado para assegurar que as necessidades de pessoal sejam constante e adequadamente atendidas, é realizado através da análise de fatores internos, como necessidades de qualificações, vagas, expansão redução departamentais atuais ou esperadas e fatores no ambiente externo, como o mercado de mão de obra.

O planejamento pode ser definido como o raciocínio em termos do futuro da empresa, determinadas posições pretendidas e ações a serem executadas, de maneira a se aproveitar as oportunidades e minimizar os possíveis efeitos de situações riscos e ameaças.

Para que uma empresa seja competitiva, obtenha sucesso e alcance seus objetivos, é de extrema importância que planeje cuidadosamente seu negócio, e tenha uma estratégia para a organização.

Segundo Masiero (2007), planejar é uma atividade relativa ao estabelecimento de objetivos e ações, incluindo da situação atual da empresa, a previsão de eventos, a determinação das atividades, a escolha de estratégias corporativas e alocação de recursos necessários.

É justamente no planejamento estratégico que a empresa definirá aonde quer chegar, e o caminho que seguirá para chegar ao seu destino. Assim, poderá analisar todas as variáveis e optar pelo caminho que trará os melhores resultados.

A visão por sua vez, define as metas, a médio e longo prazo, da organização. A visão deve representar a percepção externa, ser orientada pelo mercado e deve expressar – termos motivadores e visionários – como a organização pretende ser percebida pelo mundo.

O conhecimento visceral do negócio da empresa, sua missão e visão são a base para a elaboração de um planejamento estratégico funcional.

Alinhada ao planejamento geral da empresa, o planejamento estratégico de RH surge com um diferencial competitivo da empresa em meio ao cenário de retração de custos, fusões e competitividade do mercado.

O planejamento estratégico de RH consiste num conjunto de ações planejadas e organizadas de maneira estratégica para identificar necessidades das empresas quanto ao gerenciamento eficaz de RH, visando possibilitar ganhos reais de produtividade, qualidade e competitividade, bem como satisfazer os anseios pessoais e profissionais de seus colaboradores.

O planejamento de recursos humanos tem de ser elaborado como parte do planejamento estratégico da empresa. Dessa forma, antes de planejar suas ações o RH terá como embasamento o planejamento estratégico da organização. O planejamento de recursos humanos inclui todas as atividades necessárias à obtenção dos tipos e números adequados de empregados para atingir os objetivos da organização.

O PERH deve ser parte intrínseca do planejamento geral da empresa, e arraigado à missão, visão e estratégia da organização, e deve apresentar tudo o que é necessário para que os objetivos da empresa sejam atingidos. A gestão estratégica do RH será responsável pela elaboração deste planejamento, implementando políticas que tenham como foco provocar mudanças favoráveis nos resultados da empresa, utilizando como diferencial os recursos humanos que possui.

Antigamente, um RH eficiente era aquele que entregava os resultados exclusivamente de sua área (aumentos, demissões, promoções, treinamentos, etc.), depois, veio à necessidade de entender de números, para ajudar a empresa a buscar melhores resultados, e a partir de então, o RH passou a ter um papel estratégico nas organizações.

Nos dias de hoje, o papel do RH ficou mais complexo e fiel ao conceito de um departamento estratégico, pois precisa vislumbrar o futuro da organização, e então, combinar conhecimentos sobre pessoas e o negócio, para arquitetar a melhor estratégia.

Para criar valor e obter resultados, os profissionais de RH precisam começar não pelo foco nas atividades, mas pela definição das metas, as quais garantem os resultados de seu trabalho. Com as metas definidas, o papel dos gestores de PERH pode ser estimulado. Os profissionais precisam aprender a ser concomitantemente estratégicos e operacionais, concentrando-se no longo e no curto prazo. As atividades se estendem da administração de processos (ferramentas e sistemas de RH) à administração de pessoal. Esses dois eixos delineiam quatro papéis principais de RH: administração estratégica de recursos humanos, administração da infraestrutura da empresa, administração da transformação e da mudança.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com