TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Senhora de José De Alencar

Por:   •  16/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

A senhora de José De Alencar

O livro a senhora conta a história de Aurélia uma menina pobre que nasceu no Rio de Janeiro, e havia perdido seu pai e seu irmão, por conta disso sua mãe insiste para que a mesma arranje um marido, para que não fique desamparada depois de sua morte. Atendendo o pedido de sua mãe, conseguiu muitos admiradores e um amor, Fernando Rodrigues.

Fernando era um homem que levava uma vida pobre, e morava com sua mãe e suas duas irmãs, ajudava em casa como podia mas mesmo assim ainda não era suficiente para melhorarem sua situação. Fernando estava completamente apaixonado por Aurélia, e decidiu pedir sua mão, porém pensou melhor e concluiu que se fizesse isso continuaria levando uma vida mediocre e perderia sua liberdade na sociedade.

Fernando conhece uma moça rica chamada Adelaide Amaral, a qual prontamente se apaixona por ele, e lhe oferece um dote de trinta mil contos de réis para casar-se com o mesmo.

Durante esse periodo o avô de Aurélia falece e deixa para sua neta, uma grande herança o que faz com que a moça tenha uma enorme assenção social, sendo assim reconhecida por todos por sua beleza e riqueza.

Aurélia escreve uma carta pedindo a seu tio dando-lhe a missão de arrumar seu casamento com o atual noivo de Adelaide Amaral. Fernando voltando de uma viagem a Recife descobre estar livre do casamento, e recebe uma proposta de casamento com uma moça que lhe oferecia um dote de 100 mil contos de réis, logo depois conheceu a moça, que era Aurélia. Alegrou-se, pois sempre a amara.

Os dois se casaram, no quarto de núpcias, quando Fernando se declarou, Aurélia friamente entregou-lhe o resto do dote e disse que ele a pertencia, afinal acabara de comprá-lo. Nessas condições passaram a viver um falso casamento, com Fernando sendo totalmente submisso a sua esposa, sua “senhora”. Nos dias seguidos ele recebe o dinheiro que havia ganhado através de um investimento, e pede para conversar com Aurélia, assim solicitando o divórcio, devolvendo todo o valor do dote e mais uma quantia de 20 mil contos de réis.

Nesse momento Aurélia confessou todo o amor que tinha por Fernando, afirmou que sendo eles agora estranhos o passado havia sido esquecido e assim podiam viver o amor que sentiam. Ele de repente hesitou, o dinheiro de Aurélia os impedia de se amarem, ela então pegou em uma gaveta um documento, tratava de seu testamento, no qual deixava tudo para Fernando. Nessas circunstâncias, uniram-se no “amor conjugal”.

Anteriormente ao momento em que Fernando pediu o divórcio, houve diversas tentativas de reconciliações, mas Aurélia queria ter certeza de que ele a amava, consequentemente em nenhuma dessas tentativas se obteve sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com