TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociedade do Conhecimento

Por:   •  26/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  919 Palavras (4 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 4

A)

Vivemos uma profunda fase de industrialização nacional onde todo o país tenta se adequar as novas tecnologias implantadas na crescente era das informações onde o conhecimento se torna a grande ambição da sociedade. As universidades são as grandes responsáveis por uma formação mais plena em conhecimento que quando feita em total cuidado com a educação, torna a sociedade plenamente conhecedora de suas realidades quanto ao mercado de trabalho, quanto a vida. O Banco mundial afirma que uma sociedade só se torna uma “sociedade do conhecimento” quando o seu capital assume um tamanho considerável capaz de suprir as necessidades de seus cidadãos. Numa sociedade movida pela tecnologia aa visão da sociedade do conhecimento é de que a tecnologia seria como uma natureza salvífica. Com o passar dos anos percebemos que as tecnologias contribuem para uma conclusão de um processo produtivo mais rápido que o homem facilitando o movimento do capital na sociedade, coisa que antes não era possível devido as tecnologias não serem tão avançadas. Sendo assim o desenvolvimento do conhecimento e a ciência passam a ser objeto de consumo da sociedade.

Pra ficar mais claro Duarte (2001, pag. 7) deixa claro o que pensa sobre o que seria a sociedade do conhecimento:

                        “a assim chamada sociedade do conhecimento é uma ideologia
                                        produzida pelo capitalismo, é um fenômeno no campo da reprodução
                                     ideológica do capitalismo.”

Ele afirma que essa dita sociedade não seria nada mais uma forte ideologia do capitalismo, sendo regida pelo capital que é fortemente propagado por uma ideologia baseada no lucro que usa o conhecimento como vertente irrevogável.

Na universidade, a sociedade do conhecimento se reproduz na forma de inovação com base nas contradições na qual está inserida, pois cabe a ela refletir sobre a sociedade de uma forma em que não se submeta as imposições a ela atribuída com o intuito de informar a sociedade sobre o conhecimento.

B)

Como tudo na vida a “sociedade do conhecimento” tem seus aliados e opositores, os que defendem e os que criticam, e entre um dos principais argumentos dos que criticam está a ideia de que não vivemos numa sociedade do conhecimento pois enfrentamos desigualdades alarmantes na divulgação desse conhecimento, tornando claro uma sociedade de classes  que sistematizam o conhecimento entre elas. Más então porque temos a sociedade do desenvolvimento com uma ideologia? Alguns autores afirma que é justamente por conta que toda essa sociedade gira em torno de um objetivo, o Capital. Mari afirma que essa dita sociedade contribui para hegemonia político-econômica dos países de maior recurso financeiro sobre os de menor pois criam reformas que chega aos direitos sociais negativamente deixando claro a intervenção do capital sobre o trabalho.

Substituindo a produção pela informação a gente vai trocando os trabalhadores pelas máquinas pois assim as industrias gastariam menos pois não pagaria os salários dos trabalhadores já que em seus lugares estão as maquinas, isso deixava claro que a “sociedade do conhecimento” seria uma ideologia que só pensava no capital que iria ser gerado com a implantação dessas tecnologias.

Tomando como ponto de partida o pensamento de Karl Marx quando afirma que ideologia seria uma falsa consciência ou uma consciência invertida chegaremos a conclusão de que a “sociedade do conhecimento” desempenha todos esses quesitos já que ela passa uma ideia de que a informação, se refletindo nos avanços tecnológicos, seria uma alternativa para tornar uma sociedade mais evoluída, só que não é o caso pois esse avanço está interessado apenas no retorno que irá ter e não se o trabalhador será prejudicado, por isso muitas vezes esse conceito é confundido com a alienação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (91.1 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com