TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia como objeto de estudo

Por:   •  17/6/2018  •  Dissertação  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 3

A Sociedade como objeto de estudo da ciência

A Sociologia é o resultado de uma tentativa de compreensão de situações sociais radicalmente novas, criadas pela então nascente sociedade capitalista. A trajetória desta ciência tem sido uma constante tentativa de dialogar com a civiliação capitalista, em suas diferentes fases. Podemos entender a Sociologia como uma das manifestações do pensamento moderno. O seu surgimento ocorre num contexto histórico específico, que coincide com a desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista. As transformações, ocorridas no século XVIII, econômicas, políticas e culturais que se aceleraram neste período mostraram ao homem novas situações que se davam por conta destas. A desaparição dos pequenos proprietários rurais, artesãos, e a imposição de horas de trabalho, fora outras condições que agora eram impostas ao indivíduo, acarretaram em diversas mudanças nos hábitos de vida. A profundidade dessas transformações colocava a sociedade como objeto de análise.

Segundo Durkheim, Sociologia pode ser definida como "toda crença, todo comportamento instituído pela coletividade". Diante disto, ele formula o termo "fato social", que consiste no modo de pensar, sentir e agir de um grupo social. Embora sejam exteriores às pessoas, são introjetados e exercem sobre ele um poder coercitivo. Ou seja, reagindo a estímulos, que segundo Rubem Alves, "é tudo aquilo que, vindo do meio ambiente, penetra o organimso e o provoca a qualquer tipo de atividade". Daí, você receberá respostas, sendo essas, o comportamento do organismo frente a um estímulo.

Durkheim afirma que a sociedade não é o resultado de um somatório de indivíduos compnentes desta, mas sim uma síntese, logo, não se encontra em cada um destes elementos, e sim no todo. Portanto, o conjunto possui uma mentalidade não encontrada o indivíduo singular, sendo os estados de consciência coletiva distinta da individual. O que é refletido na sociedade não é fruto da individualidade, e sim da coletividade, e é nesta que deve-se buscar explicações para os fatos sociais, dado que "uma coletividade tem as suas formas específicas de pensar e sentir, àsquais os seus membros se sujeitam, mas que diferem daquelas que eles praticariam se fossem abandonados a si mesmos".

Para visuzalizar melhor como respondemos a estes estímulos, temos diversos exemplos. Dois deles emblemáticos, como os casos do menino selvagem de Aveyron, e o das irmãs Amala e Kamala. No primeiro caso, Victor (como passou a ser chamado), foi encontrado em 1800, vestindo apenas uma camisa e com comportamentos que chamaram a atenção de pesquisadores. O psiquiatra Jean-Marie Gaspard Itard acreditava que a situação de abandono e afastamento da civilização explicava o comportamento do menino. Outro caso é o das irmãs Amala e Kamala, encontradas na Índia, em 1920. As meninas foram encontradas numa caverna com lobos, e agiam como tais. O processo de socialização de ambas foi doloroso, complexo e não surtiu muito efeito. No ano seguinte ao recolhimento delas, Amala, a mais nova, faleceu. Já Kamala, viveu até 1929, demorando 6 anos para aprender a andar com suas pernas, e não como os lobos, que são quadrúpedes, e até o momento de sua morte, tinha um vocabulário de apenas 50 palavras. Com estes casos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com