TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Jurídica - Estudo Dirigido

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  974 Palavras (4 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo dirigido – Sociologia Geral e Jurídica

Introdução

  1. Explique as transformações sociais ocorridas na passagem da Idade Média para a Idade Moderna na Europa ocidental.

O aparecimento de uma nova classe social, a burguesia, o gradativo desaparecimento dos estamentos tradicionais, a aristocracia e o campesinato, e das instituições feudais, como a servidão e as propriedades comunais.

  1. Cite os principais acontecimentos históricos da Idade Moderna e seus impactos.

A Reforma Protestante, A Revolução Francesa e a Revolução Industrial alteraram, não somente, a percepção do indivíduo em relação às suas crenças, sua moral, suas relações sociais e seus princípios filosóficos. Trouxeram também a idéia de liberdade, que conotava a emancipação deste da autoridade social, religiosa, e sua autonomia frente às instituições. Os impactos para a sociedade, foram, entre outros, o crescimento urbano desordenado, o crescimento das desigualdades sociais, a intensificação do conflito entre classes e o avanço do Capitalismo como modo de produção dominante.

  1. Explique as principais contribuições filosóficas do século XVIII para a Sociologia.

Montesquieu - A caracterização da esfera social como um campo diferenciado e a procura de leis, princípios da razão, que regem seu movimento, estando em harmonia com uma ordem geral.

Rousseau - Modificou o conteúdo do Pacto Social, ao fazer surgir o poder da lei, legitimou a desigualdade, a injusta distribuição de propriedade e de riqueza, a submissão e a violência e miséria.

Diderot e D’Alembert -  Crença na capacidade da humanidade de usar a razão para alcançar o progresso. A percepção em nossa existência, a partir de nossas sensações, de seres semelhantes a nós, com as mesmas necessidades e interesses. Surge a idéia de união e a divulgação de conhecimentos.

  1. Explique as bases do pensamento moderno em comparação às concepções tradicionais da Idade Média.

Enquanto prevalece no pensamento medieval uma forte concepção do coletivo, das diferenças, da hierarquia imutável das classes, da obediência e da submissão, no pensamento moderno temos uma valorização do Individual, da razão em detrimento à religião, o anticlericalismo e a liberdade, seguindo as bases do ideário cultural Iluminista, atendendo assim a emergência da nova classe, a burguesia.

  1. Explique o momento do surgimento da Sociologia, seus primeiros teóricos e suas contribuições para o campo sociológico.

Com as mudanças no modo de produção econômico da Europa Ocidental, o aparecimento do proletariado como nova classe social, trouxe como consequências o crescimento urbano desordenado, péssimas condições sanitárias, fome e miséria. Fazia-se necessário compreender o estado de organização da nova sociedade em formação, pois estas mudanças traziam consigo problemas para a vida em comunidade. Desta necessidade, surge a Sociologia.

Na França, Saint-Simon, criador da Filosofia Social, observa a inutilidade da aristocracia, improdutiva, nesta nova sociedade, acredita no industrialismo como domínio da natureza e na história humana como esforço coletivo pelo progresso e avanço científico.

Auguste Comte por sua vez, cunhou o termo Sociologia, divulgou o método positivo de conhecimento das sociedades e defendeu o aperfeiçoamento dos métodos de investigação das leis que regem os fenômenos sociais. Em suas teorias predomina o Coletivismo e o repúdio à revolução.

Karl Marx

  1. Compare as concepções de dialética e alienação em Hegel e Marx.

Enquanto que para Hegel o trabalho é a essência do homem e a alienação tem como expressão maior a propriedade privada, para  Marx o trabalho ao invés de realizar o homem, o escraviza, faz com que ele troque o SER pelo TER, tornando-o alienado economicamente.

Para a dialética Marxista o mundo só pode ser compreendido no geral, ao contrapor uma ideia a outra oposta, até o conhecimento da verdade. Para Hegel, a dialética é responsável pelo caminho em que uma ideia sai de si própria (tese) para ser uma outra idéia (antítese) e depois regressa à sua identidade, tornando-se assim mais concreta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com