TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia de Durkheim

Por:   •  20/10/2019  •  Resenha  •  1.255 Palavras (6 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 6

Felipe Adolfo Souza França

Ciências Sociais – 1º Semestre

A Sociologia de Durkheim

  1. Marcos Sociais

“[...] a vida de David Émile foi marcada pela disputa franco-alemã: em 1871, com a perda de uma parte da Lorena, sua terra natal tornou-se uma cidade fronteiriça; com o advento da Primeira Guerra Mundial, ele viu partir para o front numerosos discípulos seus, alguns dos quais não regressaram, inclusive seu filho Andrés, que parecia destinado a seguir a carreira paterna”. (Pg. 7-8)

“O ambiente é por vezes assinalado como sendo o “vazio moral da III Republica” [...] ”. (Pg. 8)

“[...] se objetivam também medidas tendentes a aumentar a produtividade, como o “taylorismo” (1912) ”. (Pg. 10)

  1. Durkheim e os homens de seu tempo

“Durante os anos que ensinou Filosofia em vários liceus da província [...], volta seu interesse para a Sociologia. A França [...], pátria da Sociologia, não oferecia ainda um ensino regular dessa disciplina, que sofreu tanto a reação antipositivista do fim do século como uma certa confusão com o Socialismo – havia uma certa concepção de que a Sociologia constituía uma forma científica de socialismo. “ (Pg. 12)

“Achava-se, portanto, plenamente habilitado para iniciar sua carreira brilhante de professor universitário ao ser indicado por Liard e Espinas para ministrar as aulas de Pedagogia e Ciência Social na Faculté de Lettres de Bordeaux, de 1887 a 1902. Foi este o primeiro curso de Sociologia que se ofereceu numa universidade francesa. [...]” (Pg. 13)

“Sua intensa atividade intelectual pode ser comprovada também pela iniciativa, tomada em 1896, de fundar uma grande revista, qual seja, L’Année Sociologique, [..]” (Pg. 14)

2. A Obra

2.1. Sua posição no desenvolvimento da Sociologia

“O revigoramento da Sociologia se teria iniciado com Espinas, que introduziu o organicismo na França, ao mostrar que as sociedades são organismos, distintos dos puramente físicos – são organizações de ideias. Mas para Durkheim tais formulações são próprias de uma fase heroica, em que os sociólogos procuram abranger na Sociologia todas as ciências. “ (Pg. 16)

2.2 A concepção de Ciência e de Sociologia

“Ao iniciar suas funções em Bordeaux, foi convidado a pronunciar a aula inaugural do ano letivo de 1887-88, [...]. Nesse sentido, a Sociologia constitui “uma ciência no meio de outras ciências positivas” [...]. E por ciência positiva entende um “estudo metódico” [...]. “ (Pg. 19)

“Fica evidente que, apesar do seu desenvolvimento tardio, a Sociologia é fruto de uma evolução da ciência. ” (Pg. 20)

3. O método

“É necessário um método apurado, tal como desenvolveu Durkheim, para que se possa ver, descrever e, o que é mais importante do ponto de vista cientifico, classificar a (s) realidade (s). Essa nos parece uma das mais notáveis contribuições cientificas da Sociologia, cujos méritos devem ser prioritariamente creditados a Durkheim. “ (Pg. 22)

3.1 Le suicide: uma monografia exemplar

“Quase 70 anos após sua publicação, um sociólogo americano, Selvin, fez inserir um ártico no American Journal of Sociology em que o estudo de Durkheim é considerado “ainda um modelo de pesquisa social”, onde o método central utilizado é o da análise multivariada [...]. “ (Pg. 24)

“A utilização da estatística como instrumento de análise é feita aí por Durkheim, ao mesmo tempo que, na Inglaterra, Booth, Rowntree e Bowley usam métodos estatísticos refinados no estudo de problemas ligados ao pauperismo. “ (Pg. 25)

3.2 Posição metodológica

Les Règles constituem um esforço sistemático com vistas à elaboração de uma “teoria da investigação sociológica” [...], voltada para a busca de regularidades que são próprias do “reino social” [...]. “ (Pg. 26)

“Essa reação visava antes de tudo a uma valorização do homem, para superar a excessiva valorização da máquina. Daí uma ´serie de esforços no sentido de uma concepção orgânica da sociedade, que instruiu tanto concepções conservadoras – tal como a de Spencer – quanto socialistas – tal como a de John Ruskin. [...]” (Pg. 27)

“Outras caracterizações comumente feitas de Durkheim enquadram-no como sociologista e/ou positivista. Sua caracterização como sociologista, tal como faz Sorokin, por exemplo, coloca-o ao lado de Comte e serve sobretudo para marcar uma linha divisória entre Durkheim e Tarde, este caracterizado como psicologista [...]. Durkheim, na medida em que desenvolve sua teoria mediante a adoção de conceitos básicos de coerção, solidariedade, autoridade, representações coletivas etc., está na realidade fundamentalmente preocupado com a manutenção da ordem social” (Pg. 28)

“Apesar de uma interpretação muito pessoal – que não vem ao caso discutir aqui – das formulações durkheimianas, Parsons ressalta que a metodologia de Durkheim é a do “positivismo sociologista”. “ (Pg. 28)

“Com efeito, a clareza das posições conceituais de Durkheim obedece a uma constante metodológica: discute primeiramente as concepções correntes (vulgares ou não) a respeito de um fenômeno, para, em seguida, a presentar a sua própria, solidamente construída em termos coerentes com uma interpretação estritamente sociológica. “ (Pg. 29)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com