TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia se afirma tão tardiamente na história das ciências sociais

Por:   •  9/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Disciplina: Introdução à Sociologia (134465) – 2º Semestre/2017, Turma E

Professor: Dr. Brunno Hoffmann Velloso da Silva

Aluno(a): Daniel Vítor Araújo de Andrade – Matricula: 15/0032846

Estudo Dirigido I – 14 de Setembro de 2017

Escreva um texto dissertativo em comentário à citação abaixo:

“Se a sociologia se afirma tão tardiamente na história das ciências sociais, as considerações sobre a maneira de 'viver em sociedade' logo acompanharam os esforços de reflexão dos filósofos e de outros pensadores do político. Deste modo, para compreender a originalidade das ideias que se pode qualificar, a partir do século XIX, como 'sociológicas' (tendo em conta que enunciam novos pontos de vista sobre os seres humanos ao viverem em sociedade e porque enunciados por indivíduos que se vão reconhecer como sociólogos), é necessário inscrever a sua gênese em um movimento de longo prazo.” (LALLEMENT, 2003, p.11)

        A citação de LALLMENT, nos trás a ideia de que a sociologia fora criada de forma tardia, mas que logo despertou o interesse dos filósofos e políticos. E tal fato ocorreu graças ao grande fluxo de emigração dos campos para as cidades, o que provocou mudanças sociais e até mesmo da própria estrutura social. Tal movimento do campo para a cidade, findou por modificar drasticamente o modo de vida da população, gerando assim um desbalanceamento, que de certa forma criou um “efeito indutivo”, efeito este que induzia a população á um ambiente instável, o que gerou um aumento no número de movimentos sociais, sendo assim, passou a ser bastante estudado, tornando-se então um importante objeto de estudo.

 “As circunstâncias nas quais a sociologia surgiu podem ser distinguidas como intelectuais e materiais,[...]” (BOTTOMORE, 1978, p. 14). Os precedentes intelectuais da Sociologia que tem mais “peso”, foram a Filosofia da História, a Filosofia Política, algumas teorias biológicas como a Teoria da Evolução de Charles Darwin, entre outros. A relevância que alguns destes tiveram foi maior que a de outros, tornando-os assim mais presentes, bem como a Filosofia da História que se municiou por meio dos escritos de Hegel e Saint-Simon, sendo estes bases para alguns pensamentos de alguns sociólogos posteriores, bem como Comte e Marx, e até de alguns contemporâneos.

Ainda segundo Bottomore (1978, p.22), o entendimento principal na sociologia é de que existe uma estrutura social, sendo assim, há um interesse dos sociólogos acerca de aspectos da vida social de uma maneira metódica, como exemplo, pode-se citar a estratificação social, religião, e até mesmo a própria família.

Em se tratando da sociologia, podemos trazer a tona, a presença de algumas ideias que podem ser tratadas tanto como radicais, quanto conservadoras, muito embora estas são tidas como de interpretação complexa. Como alude Bottomore (1976, p.11) em se “A Sociologia Como Crítica Social”, certos autores findam por optar por opor uma ideia de “sociologia burguesa”, sendo esta tratada como conservadora, à uma “teoria marxista”, esta tida como radical.

Porém em certo local, conforme aplicado o marxismo, pode ser usado para manter um determinado status quo, e dessa maneira dificultar a crítica através da ideia de não mais se amparar nos problemas fundamentais e conflitos vigentes e assim, acabar ignorando certas questões e perdendo assim seu estilo libertador.

Mantendo-se então as linhas de raciocínio do autor, qualificar a sociedade como mero reflexo do equilíbrio de interesses sociais significaria um erro. Bottomore defende a ideia de que a sociologia é de modo inerente radical, afinal, a mesma implica críticas contínuas às teorias sociais mais distintas e por, alem do fato de este ser parte de seu objetivo, assim gerando compreensão da maneira a qual as relações sociais se constituem, prosseguem ou são alterados, desse modo, podendo gerar efeitos libertadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (113.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com