TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síntese - Cidade dos Homens e a Ilha das Flores

Por:   •  24/6/2021  •  Resenha  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Letícia Beatriz de Oliveira Silva

Síntese

2021

Arapiraca/AL

Letícia Beatriz de Oliveira Silva

Síntese

Trabalho solicitado pela professora como requisito avaliativo para a nota do semestre.

2021

Arapiraca/AL

O episódio Uólace e João Victor de Cidades dos Homens aborda as distintas realidades de dois adolescentes. O primeiro, preto, pobre, morador da favela, vítima do racismo e da criminalização da pobreza, enquanto João Victor é de classe média, branco, estuda em uma boa escola particular e tem suas necessidades básicas bem atendidas. Embora vivam em realidades paralelas, ambos lidam com alguns problemas semelhantes como o abandono paterno, mães que trabalham muito para oferecer qualidade de vida ao seu filho, porém são distantes afetivamente, sensação de que seus amigos estão se dando bem e eles não, além do sentimento de solidão.

Ademais, é possível notar como o consumismo afeta ambas as classes sociais, tanto no desejo pelo hamburger, alimento bastante consumido pelos adolescentes, quanto no tênis que está na moda. Consumismo esse que faz parte do sistema capitalista cujo estamos inseridos e é abordado no documentário Ilha das Flores do cineasta Jorge Furtado.

Permeando todo o trajeto percorrido na produção, consumo e descarte - e consumo mais uma vez - desses frutos, fica extremamente visível a desigualdade social entre nós seres humanos, que mesmo com o telencéfalo altamente desenvolvido e a capacidade de fazer pinça com os dedos, podemos ser obrigados a comer os restos de tomates oferecidos aos porcos - que nem polegares possuem.

No final do curta-metragem ele nos lembra que somos livres e intelectualmente superiores a qualquer outro mamífero ou bípede e mesmo assim escolhemos viver destruindo o meio em que vivemos e os nossos semelhantes. Somos mais dignos que os demais quando possuímos mais papéis criados com o intuito de facilitar a troca de perfumes por tomates, mesmo que todos os seres humanos tenham o telencéfalo altamente desenvolvido e a capacidade de fazer pinça com os dedos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (30.2 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com