TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEMÁTICA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E SUA REPRESENTAÇÃO NA SOCIEDADE

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.513 Palavras (7 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

Este trabalho tem como um dos objetivos, compreender as definições de cultura, indivíduo e sociedade, entender a importância de se estudar Ciência Sociais, seu conceito, história e aspectos.

Refletir sobre as situações cotidianas de desigualdade social e exploração do meio ambiente.

Sumário

1. CULTURA 5

1.1 INDIVÍDUO 5

1.2 SOCIEDADE 5

2.QUAIS INTERAÇÕES SOCIAIS SÃO EXISTENTES NO COTIDIANO DA SOCIEDADE ATUAL? 6

3. DESIGUALDADE SOCIAL 7

4. A EXPLORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE 8

5. BIBLIOGRAFIAS 9

1. CULTURA

Aos olhos da Sociologia, cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. São ideias, artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimento, adquirido a partir do convívio social.

Só o homem possui cultura.

Seja a sociedade simples ou complexa, todas possuem sua forma de expressar, pensar, agir e sentir, portanto, todas têm sua própria cultura, o seu modo de vida.

Não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, mas sim culturas diferentes.

As funções da cultura são:

• satisfazer as necessidades humanas;

• limitar normativamente essas necessidades;

• implica em alguma forma de violação da condição natural do homem.

1.1 INDIVÍDUO

Indivíduo: Pessoa livre, autônoma, consciente do seu “status” e do seu “papel”, integra-se naturalmente no corpo social, onde busca realizar-se, cônscia dos seus direitos e também de seus deveres.

1.2 SOCIEDADE

Uma sociedade é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.

A sociedade, segundo Berger e Luckmann, pressupõe um agrupamento de indivíduos em que todos trabalham para que ela sobreviva de forma ordenada, direcionada e estável. Cada indivíduo tem uma tarefa a cumprir para que tal finalidade se realize.

2.QUAIS INTERAÇÕES SOCIAIS SÃO EXISTENTES NO COTIDIANO DA SOCIEDADE ATUAL?

O filme “A classe operária vai ao paraíso”, mostra como o individuo, sofria com a pressão psicológica da época, onde era obrigado há trabalhar muitas horas e manter o mesmo ritmo e qualidade da produção, este individuo por sua vez não tinha o retorno econômico que esperava, e se via obrigado a trabalhar mais e descansar menos, mas ao mesmo tempo que ele trabalhava mais para assim conseguir manter seu padrão de vida, não tinha tempo para aproveitar as mordomias que o seu trabalho árduo o proporcionava.

Hoje os indivíduos se vêm na mesma situação, sempre em busca de melhores salários, para assim conquistar uma qualidade de vidar melhor, mas do mesmo modo que se trabalha mais, se tem menos tempo para aproveitar a qualidade de vida tão esperada.

Mas para que? Perguntamos-nos, do que adianta ter um ótimo salário e não ter tempo para aproveitar as coisas boas que este salário pode proporcionar.

Qualidade de vida não são apenas, roupas de marca, carro do ano, casa nova, educação de qualidade, mas também é saúde física e mental para aproveitar os momentos, de laser com a família, os amigos, ter qualidade de vida é saber administrar o seu tempo e dividir para que se possa descansar, trabalhar sem que um possa prejudicar o outro.

Com as inovações que ocorrem o tempo todo, e a rapidez das informações, o indivíduo tem acesso as mudanças, que ocorre no mundo ao um clique, e essa facilidade de obter e passar a informação, faz com que se estimule cada vez mais o desejo de consumo,as indústrias aproveitam das facilidades que a informação é passada e faz com que o indivíduo sinta necessidade de consumir a todo tempo.

Este estilo de vida consumista está fazendo com que o individuo se torne cada vez mais estressado. Sempre em busca da satisfação por inovação, e este modo de vida está sendo passado para as novas gerações, onde a tendência é que cada vez mais o consumismo venha a aumentar. Neste novo modelo de vida não há espaço para preocupações com o meio ambiente, nem com a sociedade a única preocupação é em consumir, para poder mostrar que tem poder aquisitivo e que acompanha as tendências do mercado. Não se preocupando se está prejudicando o meio ambiente ou a si mesmo.

3. DESIGUALDADE SOCIAL

No filme Bumbando há duas imagens que mais nos chamou atenção com relação à diferença social que se tem hoje em todo o mundo independente da origem, cultura ou raça. A mansão com piscina e o menino comendo restos de comida que foi jogada fora por alguém talvez com uma posição social melhor. Hoje a maioria das pessoas fecham os olhos para não ver o que se passa a seu redor não estão preocupadas que existem pessoas passando fome ou se essas mesma pessoas tem uma moradia digna, roupa, educação e saúde de qualidade.

No vídeo “Ilhas das flores” a cena que mais chama a atenção para a desigualdade social é quando dona Anete joga o tomate no lixo e este mesmo tomate é levado até a Ilha das flores, onde juntamente com outros lixos orgânicos é separado para a alimentação de porcos, e depois que os funcionários do dono dos porcos separam o que julgam adequados para a alimentação dos porcos, libera a entrada dos moradores da Ilha das Flores para que possam separar os alimentos para sua própria alimentação, está cena é muito marcante, pois mostra que os porcos estão em primeiro lugar e os seres humanos ficam para depois.

A desigualdade social não é um problema resente mas vem se alastrando como uma doença sem cura, a população e o governo juntas tem que achar soluções para que todos tenham uma qualidade de vida melhor, pois se uma criança não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com