TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Universidade e Ciência

Por:   •  5/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 3

RESPOSTA 1 : ''forma cidadãos é também forma leitores competente ...capazes de resolver problemas complexos, como propõe o ensino com enfoque globalizado''(Sandra Papesky Sabbag). Diante disso, um leitor competente sabe discernir texto e tirar o máximo de informação possíveis, como também, analisar a parti do que está escrito elementos implícitos, ou seja, elementos que estão nas entrelinhas requerendo então uma analítica reflexão, além disso, indagar o texto de forma coerente e analisar de memoravelmente estabelecendo conexões entre o texto e seus conhecimentos anteriores ou entre outros textos já lidos. Dessa forma, o cidadão altamente globalizado, competente e holístico, não é somente o que ler, mas aquele que sabe ''Ler''.

RESPOSTA 2 : A racionalização do ser(cidadão)

PARTE 1

A razão por si só impulsiona ao conhecimento?

O alto conhecimento do ser(cidadão) faz ele necessariamente agir como ser racional ?

PARTE2  A razão é a capacidade da mente humana que permite chegar a conclusões a partir de suposições ou premissas, é entre outros, um dos meios pelo qual os seres racionais propõem razões ou explicações para causa e efeito. A razão é particularmente associada à natureza humana, ao que é único e definidor do ser humano, como dissera Francisco Goya:

"O Sono da Razão produz monstros". Assim, A racionalização do ser(cidadão), não só nos induz ao questionamento, como também a refletir, que agir com a razão é uma forma instintiva de ser, mas agir de forma racional quando é um cidadão é prática memorável em tempo hodiernos. Diante disso, para Aristóteles : ‘‘a felicidade não está ligada aos prazeres ou as riquezas, mas a atividade prática da razão. Em sua opinião, a capacidade de pensar é o que há de melhor no ser (cidadão), uma vez que a razão é nosso melhor guia e dirigente natural.   Se o que caracteriza o homem é o pensar, então esta e sua maior virtude e, portanto, reside nela à felicidade humana. Dessa forma, Aristóteles, fiel aos princípios de sua filosofia especulativa, e após ter feito uma análise e um estudo da psicologia humana, verifica que em todos os seus atos o homem se orienta necessariamente pela ideia de bem e de felicidade e que nenhum dos bens comumente procurados (a honra, a riqueza, o prazer) preenche esse ideal de felicidade. Daí a sua conclusão: primeiro, a felicidade humana deverá consistir numa atividade, pois o ato é superior a potência; segundo, deverá ser uma atividade relacionada com a faculdade humana mais perfeita que é a inteligência. ’’ (Costa,1993, p.67), em seu livro “Ética e Nicômaco”. Aristóteles mostra que os homens se tornam o que são pelo hábito. Os homens se tornam bons engenheiros construindo, um escritor torna-se um bom escritor por ter pratica de escrever constantemente. Por conseguinte ter uma pratica de ler faz ele um ser pensável ou cidadão pois a pratica leva ao Ser(cidadão) a Excelência.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (105.6 Kb)   docx (458.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com