TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

Por:   •  25/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.532 Palavras (11 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 11

 [pic 1]

FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS

 CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

QUETIANE AUGUSTA DE OLIVEIRA

MANAUS

2015

[pic 2]

FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS

 CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

QUETIANE AUGUSTA DE OLIVEIRA

VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

Trabalho solicitado pela Professora Laurisana Camargo, como requisito de nota parcial da disciplina Estágio Supervisionado I, do Curso de Serviço Social da Faculdade Metropolitana de Manaus- FAMETRO.

MANAUS

2015

SUMÁRIO

1. TEMA4

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA4

2. PROBLEMÁTICA4

3. OBJETIVOS4

3.1 OBJETIVO GERAL.4

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS4

4. JUSTIFICATIVA5

5. REFERÊNCIAL TEÓRICO5

6. METODOLOGIA9

CRONOGRAMA10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS11

1. TEMA

Violência Contra a Mulher

1.1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

Análise sobre a violência cometida contra a Mulher  atendida na Delegacia de Polícia Especializada da Mulher.

2. PROBLEMÁTICA

A violência envolvendo mulheres não é uma temática nova, historicamente sempre esteve presente na sociedade e ao que se percebe, vem aumentando cada vez mais. Sendo a violência um ato polêmico, principalmente quando se leva a morte. Por conta disso o presente estudo pretende conhecer as seguintes questões:

2.1  Quais as causas que condicionam o fenômeno de violência contra mulher?

2.2  Quais as medidas de prevenção existentes no que concerne a questão?

2.3 Quais as Políticas Públicas de apoio à mulher acometida pela violência na cidade de Manaus?

3. OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

  • Analisar a violência contra mulher, correlacionando com os diferentes aspectos que fomentam essa questão.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

3.2.1 Refletir acerca das múltiplas causas que condicionam ou determinam o fenômeno de violência contra mulher;

3.2.2 Identificar às medidas de prevenção existentes a mulher vitima de violência;

3.2.3 Identificar as Políticas Públicas de apoio à mulher vitima de violência na cidade de Manaus.

4. JUSTIFICATIVA

  A violência contra a mulher é um fenômeno que atinge indiscriminadamente pessoas de todas as classes sociais, cor, idade e etnia, sendo um tema muito complexo e amplo, principalmente no que tange as formas como acontece, demandando variados estudos para que se possam compreender todas as relações internas e externas que se movem em seu interior e lhe dão sentido.

Nesse contexto, a relevância social deste estudo consiste em mostrar que as mulheres, não têm encontrado na sociedade oportunidades efetiva de desenvolvimento integral, e geralmente, a mulher em situação ou vítima de violência procura em diversos órgãos governamentais o amparo legal do Estado e, na maioria das vezes, percorre diversos ou os mesmos caminhos sem uma solução para o seu problema, levando ao desgaste emocional e à revitimização.

O presente estudo é um importante instrumento de esclarecimento da comunidade acadêmica em relação às políticas públicas de atendimento previstas na lei nº 11.340/2006, desenvolvendo cidadãos capazes de fiscalizar, denunciar e agir em defesa dos direitos destas mulheres.

5. REFERÊNCIAL TEÓRICO

Estudos revelam que a violência contra a mulher é um fenômeno que atinge indiscriminadamente pessoas de todas as classes sociais, cor, idade e etnia. A sutileza e a barbárie com que são praticados os crimes contra a mulher caminham juntas.

 A violência se manifesta nas relações entre pessoas, num determinado contexto sócio-político em que elas vivem e convivem. O ato de violar seus direitos quanto à vida, a reprodução social e a dignidade são, sobretudo, uma violação dos direitos humanos das mulheres. Geralmente a violência contra mulher ocorre no âmbito das relações domésticas e familiares na maioria das vezes pelo seu próprio conjugue em estado de embriaguez ou não.

Segundo Day et al (2003), na violência familiar contra a mulher, o abuso praticado pelo parceiro é parte de um padrão mais repetitivo de controle e dominação do que um ato único de agressão que pode caracterizar-se por: Agressões físicas na forma de golpes, tapas, chutes e surras, tentativas de estrangulamento e queimaduras, quebra de objetos pessoais favoritos, ameaça de agressão física aos filhos e demais membros da família e Abuso psicológico como menosprezo, intimidação e humilhação, Coerção sexual, Comportamento de controle como isolar a mulher da família, vigilância das suas ações e restringir o acesso a recursos variados.

 Retratar o processo de construção da mulher perante a sociedade é observar lutas, sofrimentos, preconceitos, violências e conquista. Em que podemos refletir nas palavras de Torres (2005, p.14) “mulheres hoje trilham novos caminhos, navegam noutros rios, acalentam outros sonhos e vislumbram novos horizontes, sem perder de vista a sua condição de sujeito social que pensa sobre si mesmo e sobre o mundo que a rodeia”.

O conceito de violência adotado no âmbito das políticas públicas para as mulheres foi construído na Convenção de Belém do Pará no ano de 1994. Classifica como qualquer ação ou conduta baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto no âmbito público como no privado. Destaca-se o conceito de gênero, por entender que qualquer violência praticada contra a mulher não se dissocia dos contextos sociais, políticos e culturais da masculinidade e da feminilidade, assim como das relações entre homens e mulheres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (171.6 Kb)   docx (50.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com