TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Violência Contra a Mulher

Por:   •  14/11/2016  •  Seminário  •  1.646 Palavras (7 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 7

Fundação Presidente Antônio Carlos – FUPAC

Curso de Graduação em Ciências Contábeis

        

Alunas: Alessandra Lopes Rodrigues

Aline Araújo Silva

Elenice Oliveira Alves

Larissa Alves Fernandes

Luana Lopes Rodrigues

Madona da Silva

Violência Contra a Mulher

Uberlândia - 2015

Alunas: Alessandra Lopes Rodrigues

Aline Araújo Silva

Elenice Oliveira Alves

Larissa Alves Fernandes

Luana Lopes Rodrigues

Madona da Silva

Violência Contra a Mulher

Trabalho aplicado no 6º período do curso de Ciências Contábeis da faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberlândia aplicado como parte dos requisitos para a obtenção de nota nas matérias deste período, sob orientação do professor André Luiz de Sousa Ferreira.

Orientador: André Luiz de Sousa Ferreira

Uberlândia – 2015

Sumário

1-Introdução6

2-O que é a violência contra a mulher 7

3-Tipos de violência existentes7

3.1-Violência sexual ou assédio sexual8

3.2-Violência física8

3.3Violência psicológica8

        3.4-Feminicídio ou femicídio..........................................................................................8

4-Possíveis causas ligadas a agressão.........................................................................................9

5-Lei Maria da Penha-Lei11.340/2006.......................................................................................9

6- Ligue 180- Central de Atendimento a Mulher.......................................................................9

7-Considerações Finais.............................................................................................................11

8-Referências............................................................................................................................12


Lista de Gráficos

Gráfico 1: Tipos de violência relatada (Janeiro a Julho 2014)..................................................7

Gráfico 2: Mortalidade de mulheres por agressões antes e após a vigência da lei Maria da Penha .......................................................................................................................................10


Lista de Figuras

Figura 1: Assassinato de mulheres no Brasil.............................................................................9


Lista de tabelas

Tabela 1: Balanço da lei Maria da Penha 2011........................................................................10

1-Introdução

O presente trabalho refere-se a uma pesquisa executada pelas alunas do 6º (sexto) período da faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberlândia (FUPAC) como condição para obtenção de nota em todas as disciplinas deste período do curso de graduação em Ciências Contábeis.

O assunto abordado nesta pesquisa é a violência contra a mulher.

O objetivo do presente estudo foi avaliar a agressões que são feitas contra a mulher e os fatores que estão associados a isto.

O problema de pesquisa que norteou este artigo refere-se à falta de conhecimento de muitas pessoas referente ao assunto e as leis criadas para a proteção das mulheres contra a violência gerada por seus agressores. Desta forma lançamos o seguinte questionamento: até que ponto as pessoas conhecem de fato sobre este assunto e as leis que a regem?

Para facilitar o entendimento e a leitura do presente estudo, o trabalho encontra-se estruturado em 8 (oito) capítulos. O capítulo 2 (dois) fala sobre o que é a violência contra mulher, o capítulo 3 (três) e seus tópicos, fala os tipos de violência gerada contra as mulheres, o capítulo 4 (quatro) fala sobre as possíveis causas ligadas a agressão, como o álcool e drogas, o capítulo 5 (cinco) fala sobre a Lei Maria Da Penha-11.304/2006, lei criada para a proteção das mulheres que sofrem agressão, no capítulo 6 (seis) fala sobre o ligue 180, o canal criado para que as mulheres façam denúncias por telefone,no capítulo 7 (sete) temos as considerações finais obtidas para melhor esclarecimento, já no 8 (oito) se encontra as referências utilizadas para a obtenção e conclusão deste trabalho.

Espera-se que a leitura deste trabalho, possa ser útil e agregar mais conhecimento aos seus leitores.


2-O que é a violência contra a mulher

É toda e qualquer ação ou comportamento que resulte ou gere morte, dano ou sofrimento físico, sexual, psicológico ou moral à mulher que ocorra dentro da própria casa, em relações pessoais e/ou de convívio, inclusive nas relações de namoro. O estupro, a violação, os maus-tratos e o abuso também são considerados violência contra a mulher.

3-Tipos de violência existentes

Existem vários tipos de violência praticada contra a mulher, dentre elas estão: violência verbal, física, sexual, psicológica e moral, patrimonial, intrafamiliar e doméstica, conjugal e institucional. Citaremos abaixo as mais cometidas contra as mulheres.

[pic 1]

Gráfico 1: Tipos de Violência Relatada (Janeiro a Junho 2014)

Fonte: Relatório Central de Atendimento

3.1-Violência sexual e assédio sexual

 “A violência sexual abrange um espectro bastante amplo, que vai do assédio sexual à exploração sexual, passando pelo estupro conjugal.” (Lins, 2014, p.1)

Conforme citado por Helena (2014), o abuso sexual geralmente é sempre praticado por uma pessoa que assume um poder direto ou indiretamente sobre outra pessoa, pode ou não ser precedido de violência física, mas sim é qualquer forma de constrangimento sobre o indivíduo em situação de inferioridade.

assédio sexual contra a mulher é um tipo de violência tão banalizada que é possível citar vários casos durante um único dia. Homens se sentem livres para nos ofender com palavras sexualizadas de baixo calão na rua, manifestam cenas em que seguram genitais e chegam até a tocar nossos corpos sem consentimento em transporte público, na rua ou no trabalho. (HELENA, 2014, p.1, grifo do autor).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (214.7 Kb)   docx (85 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com