TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Vulnerabilidade

Por:   •  6/8/2016  •  Dissertação  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 5

2)A argumentação de Marc Augé a respeito de não-lugar toma como referência o que ele entende por supermodernidade. Discorra sobre os argumentos levantados e demostre como nãolugar é uma noção aplicável em estudos urbanos.

A supermodernidade constitui-se uma superação de elementos cristalinos que a modernidade cristalizou, ou seja, oque a modernidade configurou esta sendo potencializado na supermodernidade que é produtora de não lugar, entretanto Marc Auge define a superabundância de acontecimentos descreve uma história em permanente construção, promotora da crise de sentido e a perda de identidade, por outro lado, através da transformação acelerada da teia urbana, relacionada com as mudanças de escala, a noção da multiplicação de espaços é reconhecida. A superabundância espacial, “exprime-se nas mudanças de escala, na multiplicação das referências sob a forma de imagens como das referências imaginárias e nas espetaculares acelerações dos meios de transporteis”, que se traduzem em concentrações urbanas, transferências de populações e multiplicação de não lugares. Vai ser a partir desta interpelação espacial que os ‘não-lugares’ passarão a ser designados por duas realidades distintas: os espaços constituídos em relação a certos fins [transporte, comércio, lazer] e a relação que os indivíduos mantêm com esses espaços.

Os ‘não-lugares’ serão vistos tanto pelas instalações necessárias à circulação acelerada das pessoas e bens [vias, trevos rodoviários, aeroportos] quanto os próprios meios de transporte ou grandes centros comerciais,  Em questões indenitárias urbanas são reconhecidos alguns dos momentos da evolução urbana testemunhada pelas construções que descrevem a história do lugar que deixou de ser, e do qual apenas restam ruínas conventos, palácios ou casas de campo transformados em pequenas unidades fabris ou armazéns e shoppings, bem como marcas da industrialização associadas à construção de novos bairros, pois a modernidade vai sendo constituídas aos poucos transformando os espaços e as relações sócias.

 Denominada sociedade urbana criar uma identidade genérica, e estar em conflito com a identidade concreta, que os sinais revelar uma sociedade supermoderna em ritmo linear. Assim a modernidade é aplicada a urbanismo que pressupõem ruas retas, quadras definidas que segundo Marc Auge ‘’modernismo é ideia geométricas que a cidades deve ter’’. Sendo aplicados em estudos urbanos por ser dotado de não lugar que revelar através da linguagem, não criar identidade singular, e nem similitude, pois a sociedade supermoderna constitui não lugares considerados vazio de identidade histórica, vivencial, cultural e resulta da perda da relação afetiva entre o indivíduo, bem como uma comunidade, com o espaço. Que é identificado como não-lugar pois não cria uma identidade singular, não é relacional, e é um espaço simultaneamente de solidão e semelhança de simbolizado, não identitario, no qual em geral o sujeito não estabelecem vínculos relacional enquanto os ocupam.

http://www.ricardobarbeito.com/Lugar_e_nao_lugar.pdf

1 Considere a seguinte notícia publicada no diário O Fluminense em 3/12/2015:

“Uma guerra entre traficantes de facções rivais pelo controle de território na Zona Norte e Centro de Niterói está deixando a população assustada. Tiroteios nas comunidades têm sido frequentes, deixando moradores de prédios vizinhos com medo de serem atingidos por balas perdidas. De acordo com informações repassadas ao Disque-Denúncia (2253-1177), os confrontos tiveram início há cerca de três meses. No período, uma única comunidade, a Coronel Leôncio, chegou a ser invadida sete vezes. Outras, como a Palmeira foi invadida quatro vezes e o Morro Santo Cristo, três vezes.”

Com base nesta notícia analise o emprego do conceito de território, comparando-o ao de territorialidade.

O Conceito empregado ajudar a compreender a aplicação do termo território, que permite entender a realidade através do senso comum, que pressupõem que a guerra entre os traficantes da Zona Norte de Niterói, ocorre devido à perda de espaço que é definido e delimitado por relações de poder, pois os agentes agir sobre o território (territorialidade) e diante disso ao sentir-se ameaçados resultar os confrontos ente si.  todavia o contra discurso de território é a territorialidade por estar falando de identidades subsumidas, por identidade homogênea nacional. Porém o lugar só é compreendido quando ele se percebe no território que só existe por que sucede espaço, que presume a noção de controle e domínio. No entanto a percepção que se tem do poder exercido por um indivíduo ou grupo em um dado espaço pode ocorrer diversas territorialidades. Portanto o território sucede espaço, no qual a sociedade estar em movimento no espaço, e o território são a qualidade de um espaço, que é o meio artificial criado justamente para a reprodução da sociedade. A noção de alteridade criar conflito no território que é ‘’uma construção’’, que pode ser desconstruído, que consequentemente remete a noção de violência, segundo Hannah Arendt ‘’ Quando um domínio entra em risco a violência surge’’. Há diferenciação de território comparando com a de territorialidade é que o primeiro possui escala ampla e pesa sobre as pessoas, e o segundo possui escala pequena, e luta contra o território. O território é relativamente estável, tem estabilidade espacial e temporal, tem alta fixidez possui instrumento e também pode ocorrer a perder do instrumento quando não há um controle. Já a territorialidade é instável associasse a mobilidade, cíclica, ou seja, a descolamento. Contudo pode se pensar o território no processo de globalização e fragmentação que é a desterriolização (tirar um povo de seu território) e a reterritorização (Construir um novo território). Em vista do argumento apresentado o que temos são conflitos de territórios nacionais, com indivíduos de territorialidade que querem que perpetuem seus interesses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (117.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com