TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Vulnerabilidade na Velhice

Por:   •  9/9/2021  •  Ensaio  •  4.149 Palavras (17 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 17

2.3 Mulheres idosas e vulnerabilidade

Envelhecer é uma conquista, mas a velhice traz as suas idiossincrasias que demandam cuidado e atenção do poder público. A população idosa é suscetível a uma série de vulnerabilidades que perpassam desde a ordem biológica à ordem social. Segundo Rodrigues et al. (2012), com o envelhecimento, surge o aumento dos riscos para desenvolver vulnerabilidades de natureza, biológica, socioeconômica e psicossocial. O declínio biológico se dá em razão da fragilidade biofisiológica do organismo que ao longo do tempo deteriora as funções vitais. Por outro lado, as vulnerabilidades de ordem social podem ocorrer em razão da situação socioeconômica e familiar da pessoa idosa, podendo culminar em negligências e violências.

A sociedade contemporânea apresenta como uma das características marcantes o aumento progressivo da população idosa.  O  processo  de  transição  demográfica,  relacionado com a queda das taxas de mortalidade e fecundidade, tem provocado uma rápida variação na estrutura  etária  mundial  e  brasileira (...) O envelhecimento humano implica, consequentemente e, em um aumento de riscos para o desenvolvimento de vulnerabilidades tanto de natureza biológica quanto socioeconômica, em virtude do declínio biológico típico da senescência e dos efeitos acumulados de condições deficitárias de educação, renda e saúde ao longo da vida e do estilo de vida atual. (SOARES et. al. 2017, p. 1066) 

Como citado acima o aumento da população idosa, escancarou a falta de planejamento que  envolvendo o bem-estar/socioeconomico dos idosos, como projetos que beneficiem sua saude e auxilio para ajudar a manter suas dipersas com alimentos e luz e agua etc, e para comprar seus medicamentos, pois sem essa ajuda eles teram uma velhice de sofrimento, muitos idosos são deixados de lado pela familia assim com projetos que facam os mesmos se socializarem, melhorando sua saude mental, e não deixarem de se exercitar para ter uma velhice saudavel.

A vulnerabilidade na velhice é uma problemática que afeta principalmente a mulher idosa, sendo que as mesmas vivem mais que os homens, porém não vivem melhor, devido as suas condições de vida, uma vez que esta sofre com discriminação social, política e econômica. De acordo com Rodrigues e Neri (2011), “Embora mais longevas, elas são mais afetadas do que eles por doenças crônicas, incapacidade física, déficits cognitivos e emocionais(...).

O fator que está ganhando repercussão é a solidão e elevação dos números de idosas que ficam sozinhas   que acometem 33 % das idosas em detrimento de 13% dos idosos (PASTORE, 2002). Com isso, as mulheres idosas são as que mais sofrem, pois apesar dos homens idosos ficarem sozinhos, os mesmos conseguem reconstruir a sua vida mais rápido constituindo, por exemplo, uma nova família. Para as mulheres, esse processo é mais difícil e demorado, podendo, inclusive, não acontecer em virtude do preconceito de gênero.

Em concordância Veras (2003, p.7), destaca que:

Como vivem mais que os homens, as mulheres têm mais tendência a viver sozinhas na terceira idade. Em todos os países, o número de viúvas é maior que o de viúvos. [...]. Nos países periféricos, o número de mulheres que vivem sozinhas é muito menor que nos países desenvolvidos, mas ainda é mais alto entre mulheres que entre os homens. A maioria dos idosos nos países em desenvolvimento (viúvos ou não) vive com os seus filhos

Veras descreve que a marioria das mulheres idosas vivem sozinhas em realçao ao homem mas este fato se destaque na formação de outra familia em relação a perda do seu companheiro,é mais facial para homem mesmo ele sendo idoso forma uma novo famila ou encontra uma nova companheira, para as mulhres é mais dificil devidos aos preconceitos social presente em sociedade patriacal onde a mulher deve se submissa ao homem sendo ele marido ou filhos (as); assim criando obstaculdos para mulher idosa refazar sua vida afetiva (romantica)  apos a perda de seu companheiro.

Mesmo com este preconeito imposto pela sociedade patiriacal as mulhres idosa buscam luz ao caminho de bem-esta mais saudavel tanto relação a saude quanto nas relacoes afetivas, tazendo consigo vaidades para que se possa permarcer jovem e atraente.

De acordo com Fin et. al.  (2017, p.80):

A sociedade imprime à mulher a condição de se esquivar da velhice e ela o faz por meio de variados recursos, como cuidados rigorosos com a aparência, com o corpo, com os cabelos alinhados e pintados, numa demonstração de esquivo da velhice.

Como mecionado a  ditarua da belaza na empleno seculo XXI so deixa evidente a volorição da juventunte e o horror às marcas do envelhecimento tão evidente no corpo da mulher.

O uso predomintante das cirugiasplaticas pleas mulhres é explicado pelo fato de seu destino, em oposição ao dos homens, despender sobremaneira de sua aparencia fisica.Liberta-se do que é tido como um defeito equivale a aumentar as chnces de casamento, emprego e confiança em si mesma.(GOLDENBERG,2011,p.1093)

A imposição para mante o padrao de beleza deixa a mulher fragilizada ao não aceita as mundação com passa dos anos,a mulher com passa dos anos deixa de atraente e, portanto, desvalorizada, ao contrario dos homem que aceitos suas rugas e cabelos branco com sinal de um amadurecimento chamoso.No Brasi as mulhres idosas são a maioria em toda sociedade envelhecidas. A preponderancia das mulheres neste contigente populacional revela a feminização da velhice, processo que exige ações e politicas publicas para a idosa, considerando, por  um lado, as particularidade de sua realidade e, por outro, a permanenia e a intensificação das desigualdade de genero. Nesa fase, as mulhres vivem as desvantagem acumuladas ao longo de uma vida de discriminação e desigualdades, estruturais (GOLDANI,1999).

A conquista da logilidade associada a queda da natalidade é fonomeno real, provocando, mudanças na ageda dos progamas de governo, diante do reconhecimento da inviabilidade de qualquer projeto em que seja desconsidearado o delineamento do novo perfil etário da população.

A mulher idosa descobriu direitos e deveres, que busca a cada dia e em cada lugar ser reconhecida com cidadã, inserida no processo social, sabedo dos direitos de cidadã, a mulher idosa adquire autocuidar.Emborar as mulheres estejam cada vez mais envolvidas na economia e na política, seja federais, estaduais ou municipais ainda tem resticões na proposição de medidas que realmente beneficiem todos o ciclo de vida das mulheres. As iniciativas governamentais são poucas e não são de tanto interesse  quanto a criação de emprego, erradicação da pobreza, etc. Tendo em vista os diferente interesses envolvidos, cancelar direitos sociais pois as prioridades já foram definidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (212.8 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com