TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A definição de desenvolvimento sustentável

Artigo: A definição de desenvolvimento sustentável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  Artigo  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

O caminho da sustentabilidade

De maneira geral, temos hoje a definição de Desenvolvimento Sustentável como um paradigma que segundo Caravantes et AL. (2005, p. 9), “pode ser definido como uma constelação de crenças, valores e técnicas compartilhadas por membros de uma determinada comunidade científica”, entre a evolução da humanidade em termos econômicos, políticos, sociais, culturais e a preservação e conservação ambiental.

Assim sendo, crescer economicamente de maneira sustentável seriam desenvolver tecnologias para utilizar responsavelmente os diferentes tipos de energia disponíveis, principalmente as renováveis garantindo que o planeta renove sua condição natural.

Utilizar a política como ferramenta de gestão consciente para a renovação de ideias e estratégias que sejam ativamente aplicadas para a reestruturação digna da sociedade, tendo parâmetros mínimos entre a desigualdade na qualidade de vida entre as pessoas e o consumo dos recursos naturais sem prejuízo para o planeta ou para a espécie humana.

Quanto à cultura e a preservação ambiental, estão diretamente ligados, pois ao se mudar o estilo de vida com a conscientização de que o consumismo e a degradação contínua fazem com que o meio ambiente não consiga se autorreparar o que prejudica a qualidade de vida de todos.

Pensar de maneira a compartilhar desses fundamentos para a validação de um consenso comum estaria mais intimamente ligado ao Desenvolvimento Sustentável, mas prevalecem hoje apenas as dimensões: ambiental, econômica e social. Em meio à crise ambiental que realmente já está instalada podemos citar três respostas drásticas da humanidade perante o problema, seriam elas: a capacidade de reinventar meios de superar a perda dos recursos naturais através da tecnologia; mudar radicalmente o estilo de vida consumista que temos atualmente dando a oportunidade do planeta se recuperar dos prejuízos que causamos ou simplesmente esperar que a capacidade do ser humano em destruir supere as capacidades naturais de sobrevivência levando à humanidade a extinção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com