TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A formação de uma bibliotecas

Por:   •  20/9/2018  •  Resenha  •  1.148 Palavras (5 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 5

CAPITULO 4

FORMAÇÃO DE UMA BILIOTECA/UNIDADE INFORMACIONAL

A formação de uma biblioteca, ou unidade informacional, necessita de uma série de itens e exigências mínimas para que se torne viável e acessível para o usuário final, de acordo com suas necessidades e exigências atuais no que se refere à necessidade de pessoas com necessidades especiais e a tecnólogos. É certo que as realidades diferem entre si, e isso leva muitas bibliotecas a trabalharem de modo precário, fora da realidade dos grandes centros, contudo acreditam que os seguintes requisitos sejam básicos para a sua formação.

4.1 LOCALIZAÇÃO

Deve estar situada em local de fácil acesso, com atenção aos portadores de necessidades especiais. Se estiver dentro de uma organização escola universidade, etc... dever ter localização centralizada; e no caso de ser de caráter público, em avenidas de fácil acesso para toda a comunidade.

4.2 ESPAÇO FISICO

Devido ao crescimento constante do acervo é necessário que se faça um prognostico sobre as possibilidades de crescimento, se possível calcular o espaço da futura biblioteca por um prazo mínimo de cinco anos. Um cálculo médio para o acervo inicial é feito numa m´dia de 50 volumes por metro quadrado.

Atualmente deve-se levar em consideração o deslocamento de cadeirantes por entre as estantes. Por este motivo, o espaço entre as estantes deve ser de 1m, no mínimo; ter uma boa sinalização interna e externa além de rampas, elevadores, etc.

4.3 MOBILIÁRIO E EQUIPAMENTOS

Hoje existem empresas especializadas em móveis para bibliotecas e arquivos. Existem opções em madeira ou aço, sendo a segunda opção a mais recomendada devido à conservação preventiva

Os mobiliários mais comuns são

  • Estantes: podem ser simples (somente um lado) e dupla (utiliza os dois lados) e devem ter altura máxima de 1.80 m. 1 m de largura e profundidade média de 0,25 cm.
  • Expositores: podem ter diversos formatos, porém a altura máxima deve ser 1.80m. com vitrine ou não.
  • Arquivos: para hemeroteca física, se houver.
  • Bibliocanto em forma de L e com tamanho variável são utilizados para manter os livros em posição vertical
  • Porta-revista: tipo de caixa, pouco utilizada atualmente que server para organizar e manter as revistas na posição vertical.
  • Balcão de empréstimos: de tamanho e altura variáveis. Deve ter espaço para devoluções de material, computadores, impressoras. Material básico de escritório normalmente utilizado para o Sistema de Referencias e Informação (SRI), onde é feito todo o atendimento ao usuário da unidade.
  • Mapoteca: podem ser verticais ou horizontais, e servem para guardar mapas e cartas geográficas
  • Mesas: podem ser redondas ou retangulares; são utilizadas para leitura, estudo em grupo ou individual, e normalmente têm, no mínimo, quatro lugares.
  • Cadeiras: atualmente existe a preocupação com o conforto do usuário, por isso são almofadadas e com proteção e com proteção de borracha nos pés para evitar barulho.
  • Carrinho: para transporte dos livros devolvido pesquisados. Etc..., devem ter rodas de borracha e ser resistentes.
  • Escadas e banquetas: utilizadas para “andar o acervo”(remanejamento), limpeza das estantes, ordenação dos livros, etc...
  • Material audiovisual: esse tipo de material varia de acordo co a necessidade da unidade; pode ser composto por projetores, retroprojetores, leitor de microfichas, toca disco, televisores, filmadoras, máquina fotográfica, etc.
  • Material eletrônico: microcomputadores, impressoras, cabeamento, roteadores, monitores, telefone, etc.

4.4 ACERVO

A composição do acervo vai variar e depender do tipo de público, especializado ou necessidades detectadas no transcorrer de sua formação. Pode ser adquirido por meio de compra, doação ou permuta (troca), etc.

Mas adiante falaremos mais especificamente sobre os tipos de suporte seleção, etc.

Entre os materiais que compõem os vários tipos de acervo podemos encontrar: material bibliográficos livros, folhetos, periódicos, etc; realia, artefatos tridimensionais, arquivos de computador, filmes cinematográficos e gravações de vídeo, gravação de som ou registro gramas, material cartográfico, material iconográfico, microformas e música impressa.

4.5 SINALIZAÇÃO

A biblioteca é um local onde se busca a informação. Assim, torna-se claro que suas informações sobre localização, serviços, etc.., devem ser o mais direto possíveis.

Uma sinalização eficiente facilita o cumprimento de procedimento pelo usuário, por meio de uma boa localização/indicação que deem autonomia ao usuário nas instalações da unidade

Há necessidade de sinalização na parte externa da unidade para facilitar o acesso e destacar sua importância no conjunto das instalações; e, na parte interna, indicando os setores, iniciando pela recepção, cópias, consultas, etc. Além dos setores deve haver informações sobre.

  • Serviços oferecidos pela biblioteca, horário de funcionamento, normas de uso, documentos necessários para inscrição ou cadastro etc.
  • Sinalização sobre o uso do espaço, atividades da biblioteca, salas de estudos individual e em grupo murais, serviço de referência catálogos e terminais de consulta. Etc.
  • Sinalização temática das estantes, em local de fácil visualização, a relação dos códigos que representam os assuntos em descrição, a numeração das estantes e, em alguns casos, a localização dos livros mais emprestados, etc.

A sinalização tem por objetivos facilitar a vida do usuário, tornando-o ao mesmo tempo interativo e autônomo, e também demonstrar a organização administrativa da biblioteca, independente de sua tipologia, espaço físico e dos serviços oferecidos à comunidade (PIMENTEL, BERNARDES & SANTANA.2007. P. 31).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com