TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A formação pessoal e social na vida do educando

Por:   •  8/4/2015  •  Artigo  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 2

A formação pessoal e social na vida do aprendiz

 Na formação da identidade um processo totalmente imprescindível é a interação do indivíduo com o restante da sociedade, compartilhando ideias, regras e valores a respeito da ética e moral preenchendo um espaço vazio no meio em que a pessoa vive.

Evidentemente que a sociedade tem fundamento na percepção de que cada um tem do mundo vivenciado, de maneira estrita, o ser humano depende diretamente do sentido que ele dá ao ambiente, sendo classificado como um instrumento da percepção ou sensatez. Tudo isso requerindo concomitantemente a visão e o entendimento do próximo como se fosse um “antepassado”, aquele que um dia transmitiu uma história, reunindo fatos sobre sua adequação na sociedade, o que permitiu a descoberta de múltiplos conhecimentos providos de uma experimentação, dando continuidade a um legado mundial que gerou e gera sempre novas culturas, costumes, teorias, ideias, entre outras.

Quando se conhece um companheiro você começa a estabelecer parâmetros de relação, agregando um maior conhecimento sobre seu grupo, região e país aumentam devido ao processo relacional. As informações adquiridas ao longo da história visam uma formação de senso intelectivo e cultural, podendo criar identidades e diferenças com outras pessoas e grupos sociais, por exemplo, no âmbito familiar, na escola, nas atividades de lazer, nas relações políticas e econômicas, religiosas, etc.

Conclui-se que a partir da construção simbólica o ser humano organiza o seu lugar no mundo, produz uma coesão social que facilita o reconhecimento diante do grupo. A vida social, é o que serve de obséquio para formar trocas afetivas, desde o início da vida do educando vai se construindo a identidade do mesmo por estruturas culturais e de mecanismo vitais para controlar a rotina de vida dos membros na sociedade, assim cada um transfere a sua cultura, o seu modus operandi para as outras pessoas, caracterizando a identidade individual e coletiva (através do grupo).

Nomes:

Kelvin del Compare, nº23,

Kevin Lucas Menezes, nº24,

   Lucas Marchetti Braga, nº28,

   Rafael de Souza Akashi, nº33,

   Rodrigo José Alves, nº38, 3º ano C.

    Prof.ª Orientadora Dr.ª Izabel Castanha Gil.

             

           

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com