TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Social vida

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.534 Palavras (7 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 7

O presente Estagio Supervisionado propõe o fortalecimento da relação entre a teoria e a prática, torna-se um momento de importante contribuição no processo de formação do Assistente Social. Proporcionando a nós futuros Assistentes Sociais uma visão critica da realidade existente em nossa cidade, sendo famílias e sujeitos sociais em situação de vulnerabilidade social, atendida por serviços, programas e projetos municipais, Estaduais e federais, residentes na área de abrangência do CRAS Expoagra tendo como proposta fornecer e subsidiar ações interventivas a rede de serviços sócios assistenciais e demais políticas públicas e sociais.

Para conhecer a realidade Social desde território de abrangência houve a busca do contexto de processos e relações social pertinente a política da assistência Social e demais políticas públicas sociais, rede de atendimento sócio assistencial, bem como desdobramento frente ás novas configurações da Questão Social na comunidade, tendo em vista o cenário marcado pela desigualdade social que norteia a comunidade e conseqüentemente buscar mensurar quais as possibilidades de intervenção profissional levando em conta os princípios do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

Tem como proposta mencionar ainda, os limites e potencialidades de atuação da equipe de trabalho para as famílias referenciadas no território de abrangência do CRAS. Além de conhecer a realidade social das famílias residentes na área. Neste sentido a perspectiva de trabalho vem ao encontro de refletir alternativa de intervenção juntos aos novos e velhos problemas sociais historicamente determinados que se coloque como desafios para profissionais da área da Política da Assistência Social . Evidenciamos o CRAS também conhecido como “Casa da Família’’ considerado a porta de entrada do SUAS, processa, encaminha, atende diretamente e ao fazer isso, necessariamente se articula como sistema de proteção social , acompanhamento psicossocial, encaminhando a população atendida a rede protetora de serviços sócio assistenciais e demais políticas Setoriais .

Desenvolvimento

No dia 05 de janeiro e 2012 foi fundada juntamente com o Sargento Cleber o Centro De Referência de Assistente Social (CRAS), situado na Rua São Sebastião N: 07 Bairro Expoagra. Atendendo as famílias residentes em situações de vulnerabilidade social decorrente, da pobreza da falta de renda, pouco ou nulo ao acesso aos serviços públicos, etc. ou devido a fragilização de vínculos afetivo-relacionais e de pertencimentos social com discriminação etárias, étnicas, de gênero ou por deficiência entre outras. São prioritárias que atendem aos critérios e participação aos programas de transferência de renda, benefícios, assistências e pessoas que vivenciam situações de fragilidade.

Objetivos:

Promover o acompanhamento sócio-assistencial de famílias em um determinado território;

• Potencializar a família como comunidade de referencia, fortalecimento de vínculos internos e externos de solidariedade;

• Contribuir para o processo de autonomia e emancipação social das famílias fermentando seu protagonismo;

• Desenvolver ações que envolvam diversos setores, como o objetivo de romper o ciclo de reprodução da pobreza entre gerações;

• Atuar de forma, evitando que famílias tenham seus direitos violados, recaindo em situações de risco;

• Prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios.

O CRAS tem a capacidade de prevenir seus usuários desenvolvendo atividades socioeducativas aos benefícios do governo federal e estadual.

• Acolhimento por encaminhamento ou procura voluntária;

• Entrevista familiar;

• Visita Domiciliar

• Busca Ativa

• Plano de atendimento individual realizado pela equipe técnica do CRAS;

• Grupo de oficinas de convivência tais como: pintando o sete (crianças de quatro a sete anos), grupo renascer (gestantes), unidas para vencer (Mulheres), Grupo ser diferente é normal (especiais), cuidando com amor (Idosos).

• Atividades Lúdicas;

• Campanhas Socioeducativas;

• Acompanhamento dos serviços prestados no território de abrangência do CRAS.

Estrutura Física

O espaço que o CRAS ocupa é bem amplo e arejado, Edificado com alvenarias, cobertas com telhas e madeiras, encontrando se em bom estado de conservação, pois o mesmo foi reinaugurado no dia 29 de Abril de 2014, tornando se sede própria.

A Instituição contem o quadro de funcionários composta por 12(dozes) funcionários, 01 Coordenadora, 01 Diretor, 03 Assistentes Social, 02 Auxiliar de Limpeza, 01 Digitador, 02 Auxiliar Administrativo, 01Recpcionista. É composto com dezenove cômodos sendo divididas em 02(duas) recepções, 01(uma) sala do Bolsa Família, (01)uma sala das assistentes sociais, 01 (uma) sala do CRAS volante, (01)uma sala do curso do SENAC, (01)um salão aberto para realizações de cursos, (01)uma sala arquivo, (01) uma cozinha,(01 )uma dispensa,(04)quatro banheiros,(01)um deposito de arquivo morto e(03) três áreas.

No primeiro dia podemos relatar a estrutura física do ambiente social, observando

O local de estágio com acompanhamento da Assistente Social (Gecianne Alburqueque De Sousa Almeida), sendo que o assistente social tem como objetivo prevenir a violação de direitos, fortalecendo vínculos entre os usuários e a comunidade em geral. A Assistente Social dá primazia à atenção às famílias e seus membros, a partir do seu território de vivência, com prioridade aquele com registros de fragilidades, vulnerabilidades e presença de vitimizações entre seus membros.

O trabalho desenvolver-se em interface com os serviços das demais políticas Públicas e Sociais, rede governamental e não governamental existente na comunidade, através de ações que visam totalidade, com proposições que contribuem para o desenvolvimento das capacidades e potencialidades das famílias em elaborar alternativas necessárias as soluções de seus problemas, e bem como contribuir para o exercício da cidadania.

Contudo na perspectiva do SUAS os serviços que fazem parte das atribuições do CRAS a serem desenvolvidas pela equipe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com