TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da evolução tecnológica na cultura brasileira

Por:   •  1/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

A importância da evolução tecnológica na cultura brasileira

Cultura é o conjunto de características humanas que não são inatas e que são influenciadas pelo conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes, a tecnologia, entre outros. Dessa forma a cultura pode ser individual ou coletiva e sofre constante evolução durante as gerações.

Com o avanço da globalização e o início da revolução digital nos anos 90, os sociólogos identificaram uma nova geração batizada como Millennials ou Geração Y. Essa geração tem como principal característica, a necessidade de rapidez e instantaneidade no acesso e compartilhamento de informações.

Para que a informação se propague de forma eficiente, é necessário um meio tecnológico, ou seja, a criação de um universo virtual, um ambiente de interação homem-informação através da internet. No Brasil a geração Millennials evoluiu-se lentamente, segundo o GOMES (2016), somente em 2016 a internet chegou a mais de 50% das residências.

Hoje, devido ao grande fluxo de informação fornecido pelos computadores e smartphones, ocorre um grande movimento consumista, que divide a população entre as classes sociais e torna a parcela menos favorecida renegada pela globalização.

Com o aumento do consumismo, além dos bens de consumo perecíveis e duráveis, a população começou a explorar de forma digital os bens culturais, como por exemplo, o cinema, a TV por assinatura, os livros digitais e até menos a educação a distância.

Contudo, conforme o aumento da renda familiar, alterasse o comportamento de aquisição dos bens de consumo, ou seja, expande-se o consumo de diferentes bens, ao invés do crescimento no consumo de um produto específico. Sendo assim, produtos que deixaram de ser desejáveis e/ou essenciais, tornam-se acessíveis para outras famílias. Então, cria-se um padrão, onde a difusão de bens de consumo se inicia nas camadas de renda mais alta e progressivamente chega aos grupos de menor poder aquisitivo (EARP, 2014).

Entretanto, com a difusão dos bens de consumo, o ambiente virtual tem se tornado uma ferramenta democrática, perceba que toda a população tem contato diário com computadores, eles estão nos bancos, lojas, supermercados, empresas e até nas ruas, porém, muitas vezes passam despercebidos, tamanho o entrelaçamento com a vida cotidiana.

Outra fonte de informação e cultura muito importante no Brasil são as redes sociais, estas plataformas são o grande exemplo de democratização da tecnologia, para ter acesso basta se conectar, mesmo que momentaneamente à internet. Nas redes sociais existem diversas comunidades sobre músicas, filmes, comidas, entre outros, e como dito anteriormente, a cultura pode ser individual ou coletiva, ou seja, uma comunidade sobre carros reúne milhares de pessoas que compartilham informação sobre esse conteúdo, porém cada indivíduo compõe sua rede por outras centenas de comunidades diferentes.

Sendo assim, fica evidente a importância da evolução tecnologia para a cultura brasileira e mundial. E associando cultura com educação, “O Homem é aquilo que a educação faz dele” (Immanuel Kant), portanto é muito importante que essa ferramenta se torne cada vez mais presente na vida das pessoas.

Referências:

GOMES, Helton

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com