TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da leitura

Por:   •  16/9/2016  •  Dissertação  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da leitura para formação do individuo e para reconstrução do país

Como diz Freire “Uma leitura concreta, por sua vez, tende a ser uma análise crítica e interpretativa do ato de ler, compreensão esta, que não se esgota na decodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita, mas que se antecipa e se alonga na previsão do que se está lendo. Haja vista, como disse Freire (2005, p.11)”.

A leitura é um hábito importante para a formação do indivíduo, ao ler um texto ou um livro, interagimos não propriamente com o texto, mas com os leitores virtuais, que são constituídos no próprio ato da escrita. O autor os cria em seus textos e o leitor real, lê o texto e dele se apropria. O texto passa assim a exercer uma mediação entre sujeitos, tendo a influência de estabelecer relações entre os leitores reais ou virtuais. Dentro de toda uma sociedade, de uma cultura, não podemos nos esquecer, que a peça fundamental de todo este processo, primeiramente, somos nós. Ler também faz parte de um contexto pessoal. Temos que valorizá-lo para podermos ir além. Além de tudo o que se pode simplesmente ler, ir até onde nossa imaginação possa ser capaz de nos levar. O ato de ler é visto como um problema social que se conecta com "maus" leitores outrora tomados como a leitura por prazer, é essencial para formação do individuo. Produz sentido, ou seja, surge da vivência de cada um, é posta como prática na compreensão do mundo na qual o sujeito está inserido. Cada leitor ao fazer uma leitura, trava um contato direto com o texto, trazendo para o seu objeto de leitura as suas experiências pessoais, suas ideologias, seus conceitos, é isto que faz o ato de ler tão importante. A maior parte das pessoas hoje não tem por hábito a leitura diária de um jornal, uma revista, como fim de manter-se atualizado e integrado com as diversas notícias que surgem a cada instante. Tais pessoas mantêm suas vidas restritas apenas a comunicação oral e dificilmente ampliam seus horizontes.

a leitura, desde sempre formou seus pilares dentro da sociedade, e é sem sombra de dúvida, fonte de inspiração, sabedoria e conhecimento. É assim que queremos e acreditamos que sejam os leitores que pretendemos forma.

Para o nosso país a leitura nos daria Talento, senso crítico e sofisticação, a leitura da há sociedade uma visão politica, cultural e social. Um país sem leitura é cidadãos sem o  hábito da leitura serão indivíduos sem conhecimento, muitas  vezes sem até mesmo saber escrever, com isso, ficam condicionados à  miséria e um país consequentemente estará alienado do progresso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (112.4 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com