TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do diálogo (escuta e fala) em sua vida cotidiana, na educação e na política

Por:   •  16/5/2021  •  Resenha  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 2

Tendo como referência, os textos de Dunker; Thebas (2019) e o filme “Doze Homens e uma Sentença”, escreva sobre a importância do diálogo (escuta e fala) em sua vida cotidiana, na educação e na política.

Na educação, se faz muito necessária em várias relações: professor/a-aluno/a e comunidade escolar em geral. Percebe-se que as demandas dos docentes há anos não são atendidas pelo governo e devido a isso, ocorrem as greves em busca de diálogo para concretizar melhorias ou até direitos básicos negados.

Como um marco também temos as ocupações estudantis que eclodiram pelo Brasil onde uma das principais reivindicações era construção conjunta de alunos, professores e o MEC de uma escola que englobasse as necessidades diversas da juventude. Segundo eles, o modelo das instituições como um todo não os representava. É de grande importância a escuta e fala dessas pessoas que deveriam ter papel mais ativos nas decisões, assim seria possível pensar uma escola mais plural, democrática e acessível.

Percebe-se como é relevante o diálogo em várias esferas da educação, desde relações governamentais até de como poderia ser um modelo de prova que melhor avaliasse um aluno. 

Para construir um debate sobre a importância de um diálogo no cotidiano, educação e na política, é importante expor a relação que um diálogo estabelece. Podemos entender que ele tem dois eixos principais: escuta e fala.

Nas relações pessoais ou impessoais, esses dois eixos fazem parte quando se trata de boas convivências. Nosso cotidiano é formado por pessoas com gostos, personalidades e identidades diferentes onde se faz necessário diálogos.

Acolhimento por exemplo, não é só escutar por escutar. Ouvidos dispostos e treinados a se colocar no lugar do outro sem julgamentos porque é disso que ele precisará. Nos conflitos, guardar tudo para si não deveria ser a saída e sim um debate formado por argumentos sem intenção de ofender já que a intenção não é essa.

Em nenhuma relação no dia a dia se espera apenas paz e concordância, mas o diálogo mesmo nos momentos ruins faz as pessoas acharem um possível equilíbrio saudável.

Na política, o filme “Doze homens e uma Sentença” é bem nítido como fala e escuta é fundamental. A história aborda um caso onde um homem é acusado de matar o pai, quando doze jurados sentam pra discutir o caso, onze dizem que é culpado. Ao longo de todo filme, há vários debates e discussões ate que no final o número de opiniões contra diminui e ele não é condenado. Ou seja, senão houvesse tantos diálogos, o homem culpado pelo assassinato seria condenado a uma pena severa.

Como esse personagem, na vida real há muitos casos de inocentes que tem sua vida entregue a justiça que pode ser falha por falta de uma escuta qualificada sem pré conceitos, por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (37.4 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com