TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A mudança no cenário econômico vem acontecendo

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.980 Palavras (8 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

DESENVOLVIMENTO        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

No mundo atual, uma enorme mudança no cenário econômico vem acontecendo. Cada vez mas empresas surgem trazendo novos mercados, produtos, tecnologias..Porem para poderem obter o retorno desejado e se manterem no mercado precisam de gestores que possam estar a par do que esta acontecendo. Um dos objetivos das empresas é atender às necessidades do consumidor, que se torna cada vez mais exigente com relação aos produtos que são colocados à disposição no mercado. Com isso busca-se qualificação de produtos e preços mas acessíveis ao consumidor.

Durante muito tempo a contabilidade foi vista apenas como um sistema de informação, mas hoje em dia com um mercado altamente competitivo, ela é vista também como um instrumento gerencial que auxilia empresários na tomada de decisão e a busca principal é pela maximização dos resultados e a minimização dos custos.

Observa-se que a visão do lucro de uma empresa é insuficiente para alcançar os objetivos da entidade. E para a empresa possuir continuidade, ela deve atender às necessidades de todos os envolvidos: governos, acionistas, comunidade, clientes e funcionários.

Com o intuito de esclarecer melhor a visão da contabilidade no setor empresarial, este contexto vem mostrar a importância da contabilidade nas empresas, apresentando mudanças com o tempo, demanda, estrutura, analise de mercado, e informações da contabilidade na nossa sociedade.

        


  1. DESENVOLVIMENTO

Em uma empresa, a contabilidade é uma das ferramentas principais, para o bom funcionamento e uma boa administração, a qual tem por objetivo planejar, organizar, coordenar e controlar a fim de poder tomar uma decisão.

As teorias administrativas vêm de um passado muito distante, em que as primeiras contribuições foram provenientes de praticantes e não teóricos. Durante toda uma longa historia, as empresas se desenvolveram com uma longa lentidão e apesar de sempre ter existido trabalho organizado, a administração mesmo é uma parte da historia contemporânea.

Quando se observa tal empresa em que se têm muitos prédios, estoques de mercadorias, veículos e um intangível muito famoso, logo se pensa que o patrimônio é muito grande, assim como, pessoas muito viajadas, que esnobam beleza e luxo, se tira essa mesma conclusão. Porém para a contabilidade o patrimônio não é medido pela riqueza, é preciso que dividas também sejam inseridas. Por isso podemos dizer que patrimônio é o conjunto de bens, compondo-se de valores a receber e a pagar. Quando se relaciona apenas bens e direitos, não se pode-se identificar a verdadeira situação de uma pessoa, seja ela física ou jurídica, é necessário evidenciar as obrigações.

                          A muitos anos atrás surgiu várias teorias de como administrar empresas, entre elas estão as funções administrativas que foi concedida por Fayol, que se resume em formular o programa de ação geral da empresa, de constituir o seu corpo social, de coordenar os esforços e de harmonizar os atos. Já a teoria dos 2 fatores, dada por Frederick Herzberg, tem por objetivo desvendar os fatores que fizeram pessoas felizes e infelizes no trabalho. (FATORES EXTRINSECOS – ‘Salário, benefícios sociais, ambiente de trabalho entre outros’ E INTRÍNSECOS – ‘Relacionados a cargo, natureza das tarefas etc.’) Também se tem a teoria das relações humanas de Elton Mayo, que buscava desvendar e pesquisar o motivo dos conflitos entre trabalhadores e empregadores.

                        Relacionando as teorias dadas, pode se ter a conclusão de que todos os autores só queriam o bom funcionamento das empresas, porém cada um com uma visão diferente.

                        Quando se começa a constituir uma empresa, é obrigado que se tenha um fundo originário, ou seja o núcleo inicial do patrimônio, que vem a ser o capital social, o qual dará o inicio a vida econômica daquela sociedade.  Capital Social, nada mas é que um valor necessário para iniciar as atividades, de uma tal instituição, enquanto a mesma não gera recursos para se sustentar. Esse valor é estipulado pelos interessados, através de um plano de negócios, todavia ao ser definido o valor, é necessário que se estipule as parcelas para que sejam subscritas. E subscrever o capital é, estipular no contrato social qual a porcentagem do mesmo caberá a cada um dos sócios. Logo após vem a integralização que é o ingresso físico real, da parcela de cada um dos sócios, ou seja, a forma como será pago, que pode se dar em moeda, ou em bens.

                        Outra forma de se investir em uma instituição, é pelo Capital de terceiros, que é o dinheiro vindo de fora da sociedade, ou seja, não vem dos sócios e sim de empréstimos bancários, e ofertas de ações. Esse investimento pode ser para a aquisição de materiais, produtos, ampliação da empresa, tanto na área física, como virtual. Porém é necessário levar em conta o custo desse capital, como juros e taxas, por exemplo, que podem acabar invalidando o projeto.

                        Sempre é bom ter um planejamento e tornar os riscos do investimento o mais calculado possível antes de fazer a escolha, por isso fazer uma analise de mercado e descobrir a maneira correta para que o seu projeto se concretize é necessário para que no futuro, não possa se ter prejuízo. Para que uma analise seja feita de forma correta é necessário analisar os consumidores, a concorrência e os fornecedores, pois é algo distinto que consiste em encontrar clientes, que tenham vontade de utilizar serviços e produtos que a empresa oferece.  Realizar pesquisas de mercado também é um investimento e traz benefícios e deixa a marca, produto ou serviço um passo a frente da concorrência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (173.6 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com