TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A relação da Engenharia de Produção com a Condição Pós Moderna

Por:   •  14/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.028 Palavras (9 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA

A RELAÇÃO DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO COM A CONDIÇÃO PÓS-MODERNA

BRASÍLIA

2015

A RELAÇÃO DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO COM A CONDIÇÃO PÓS-MODERNA

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Introdução à Sociologia, no Curso de Engenharia de Produção, na Universidade de Brasília.

Professora:

BRASÍLIA

2015

RESUMO

        O conceito de Pós-Modernidade e o seu início ainda geram inúmeros conflitos entre historiadores, sociólogos e filósofos, pelo fato do alto dinamismo social do século XX e XXI. Entretanto, apesar dos dilemas, muitas características comuns narradas pelos estudiosos  descrevem esse período. O objetivo deste trabalho é relacionar a ótica do geógrafo David Harvey que associa a condição Pós-Moderna à acumulação flexível, com a ascensão e transformação da área da Engenharia de Produção. A acumulação flexível representa o surgimento de novos setores de produção, novos mercados, e uma rapidez exacerbada na inovação comercial, tecnológica e organizacional. Nesse contexto a Engenharia de Produção e sua ampla dominância sobre sistemas revela-se como um grande elo entre tecnologias, processos, pessoas, clientes, fornecedores, governo e a preocupação com aspectos dessa flexibilidade como a redução de custos, satisfação dos clientes, qualidade do produto, cumprimento prazos, e adaptação a novas circunstâncias de mercado.

Palavras-chave: Pós-Modernidade. David Harvey. Acumulação flexível. Engenharia de Produção.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 COMPETÊNCIAS DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO        

2.1 A Engenharia de Produção no Brasil e no mundo        

3 A PÓS-MODERNIDADE E SUAS CONDIÇÕES SOCIOCULTURAIS        

3.1 Condição Pós-Moderna e Engenharia de Produção        

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        

BIBLIOGRAFIA ..................................................................................................................... 9

1 INTRODUÇÃO

        A Pós-Modernidade trouxe a sociedade de meados do século XX até hoje condições sociais, culturais, econômicas, políticas e artísticas baseadas no capitalismo financeiro. Um dos primeiros filósofos a usar o termo Jean-François Lyotard define este período como o que colocou o fim das metanarrativas, ou seja, tudo o que tentava explicar e dar sentido a ação humana. Diferente da Modernidade onde a razão predominava e existia grande otimismo em relação ao futuro, na Pós-Modernidade a ciência já não é mais a detentora da verdade.

        Nesse viés, o geógrafo David Harvey explora a questão da acumulação flexível, como a característica da Pós-Modernidade que flexibiliza os processos e mercados de trabalho, trazendo a tona consequências como a incrível rapidez de giro da inovação e da produção acompanhada de uma aceleração no consumo a qual banalizou a vida útil do produto. Além disso, Harvey destaca que houve uma transição do modelo fordista de produção para a flexibilização (onde as tecnologias assumem um papel de destaque na indústria) , o que gerou o desemprego estrutural, a subcontratação, a terceirização de serviços, uma desvalorização da força de trabalho e o enfraquecimento dos sindicatos.

        Diante de toda essa realidade atual, as novas tecnologias abrem espaço para um profissional dotado de qualidades técnicas, gerenciais e empreendedoras. Tais adjetivos contemplam a área de Engenharia de Produção a qual tem sua origem mais remota na Revolução Industrial no século XIX quando surgiu a preocupação em organizar, integrar, mecanizar, mensurar e aprimorar a produção. Entretanto a Engenharia de Produção é considerada uma área recente ou um novo ramo da engenharia pelo fato da Pós-Modernidade introduzir condições sociais e econômicas que colocam esse profissional em evidência. Logo,  a condição Pós-Moderna e o estudo da criação e gestão de sistemas produtivos estão intimamente relacionados.

2 COMPETÊNCIAS DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

        

        A área de atuação do engenheiro de produção é muito ampla e apesar de possuir relação difere da administração em várias aspectos, como o conhecimento técnico."Compete a Engenharia de Produção, o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologias, informação e energia." (Associação Brasileira de Engenharia de Produção - ABEPRO, 1998). O curso de engenharia de produção foi baseado na grade de administração de empresas e também deriva da engenharia mecânica, dessa forma foi possível unir dois pontos de interesse: o conhecimento técnico e as habilidades de gestão.

2.1 A Engenharia de Produção no Brasil e no mundo

        

        A Revolução Industrial transformou a vida da sociedade no século XIX ao inserir poderosas máquinas industriais que permitiram a produção em escala e a queda nos preços dos produtos. Já no século XX a Administração Científica , criada por  Frederick Winslow Taylor utilizava o método científico e o estudo dos tempos e movimentos para garantir o melhor custo/benefício possível aos sistemas produtivos. Tais acontecimentos estão ligados ao surgimento da Engenharia de Produção, além disso com a massificação do consumo , a valorização do ter em detrimento do ser, a busca incessante pela evolução e desenvolvimento da indústria colocaram essa área em destaque na atualidade.

        No Brasil, o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961) estabeleceu o Plano de Metas, cuja intenção era evoluir "Cinquenta anos em cinco" por meio de metas distribuídas em energia, alimentação, transporte, indústria de base e educação. Nesse período houve êxito no desenvolvimento industrial, pois Juscelino abriu a economia brasileira para o capital internacional o que atraiu investimentos de grandes empresas como as montadoras de automóvel Volkswagen, Ford, Willys e GM (General Motors) ocasionando êxodo rural e migração para o sudeste onde estava disponível a maior oferta de empregos. Diante desse contexto foi criado o primeiro curso de Engenharia de Produção na Escola Politécnica da USP em 1958 coordenado pelo professor Ruy Aguiar da Silva Leme.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (135.4 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com