TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BASES DA SOCIEDADE MODERNA: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA

Por:   •  6/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 3

BASES DA SOCIEDADE MODERNA:

Ocorrido mais ou menos a partir do século 17, o surgimento da ciência moderna e da tecnologia mudou a civilização humana, inclusive a engenharia. Houve evolução na infraestrutura social e de equipamentos indispensáveis ao ser humano hoje em dia. Porém a ciência muitas vezes não é protagonista social. Por ser de difícil compreensão, muitas vezes é substituída por dogmas e crenças não comprovadas racionalmente. Trazendo pro campo da Engenharia, o engenheiro não constrói apenas aquilo que é concreto, mas também soma conhecimentos à Ciência.

UM POUCO SOBRE AS CIÊNCIAS:

Ciências não são apenas conjuntos de informações, nomes e preposições. Nem são apenas conjuntos de teorias que explicam o funcionamento da natureza. Devemos enchegar a ciência como empreendimento humano, como todos os outros, porém, revestido de características especiais, pois a ciência implica em reavaliar constantemente as teorias e confrontá-las com novos fatos, novas interpretações de mundo, sempre tendo uma análise criteriosa do problema, uma criatividade elaborada e consistente, um modo de pensar imaginativo e disciplinado, buscando sempre verdades verificáveis.  

 SOBRE A PESQUISA TECNOLÓGICA

Sendo um conjunto de fatores racionais e intelectuais que objetiva a criação de novos conhecimentos e a inovação da tecnologia. Com o intuito analisar um evento, hipótese, ideia ou um fato, aceitos e respeitados pela comunidade cientifica e assim podermos trabalhara realidade concreta. A pesquisa básica seria aquela que visa a essencialmente descrever as leis da natureza, compreender o seu funcionamento e criar mecanismos teóricos que nos possibilitem interações racionais com ela - a pesquisa aplicada criar aplicações práticas para as leis fundamentais.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA:

        Aqui vemos que a ciência procura formas de desvendar fenômenos da natureza, dessa mesma forma a tecnologia procura construir instrumentos, processos, sistemas e planejar linhas de ação que tenham valor prático. Também vemos que a ciência e a tecnologia procuram soluções para problemas e necessidades usando procedimentos semelhantes de trabalho. Porém em sua essência são diferentes os problemas abordados por elas, problemas científicos são cognitivos, enquanto os tecnológicos são eminentemente práticos.

 ENSINO DE ENGENHARIA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA:

        Aqui podemos ver formas das quais o estudante de engenharia pode contribuir para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, através de uma formação profissional consistente, uma conscientização das necessidades da sociedade e uma visão realística de uma perspectiva de futuro.

MÉTODO DE PESQUISA

Para iniciar uma investigação o pesquisador deve ter um espírito crítico, inovador e isento de preconceitos, e entender que o ato de estudar deve ser aprendido. O método é a lógica geral da investigação, e a ordenação dos elementos de um processo para atingir um determinado fim. Tendo vários formatos de método cientifico, sendo assim o mais apropriado será definido pelo pesquisador para cada tipo de trabalho a ser desenvolvido. Deve ser planejado e aplicado um método coerente e eficaz para o trabalho que será realizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (60.9 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com