TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA E CIDADANIA: Reflexão da ética na cidadania com o objetivo da construção de um mundo melhor

Por:   •  11/11/2017  •  Artigo  •  1.471 Palavras (6 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE TIRADENTES – UNIT[pic 1]

MBA Gestão Estratégica de Pessoas

ÉTICA E CIDADANIA: Reflexão da ética na cidadania com o objetivo da construção de um mundo melhor.

LIMA, Lucas Simione Santos 1

JOHANN, Jorge Renato 2 

RESUMO

O objetivo deste trabalho é descrever sobre a conduta ética do indivíduo na sociedade contemporânea brasileira e as influencias na política, saúde, educação e estrutura familiar. Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizado pesquisas na internet, livros e artigos disponibilizados pela universidade, levando assim a uma reflexão pessoal, mostrando que a ética é uma reflexão crítica da moralidade e com isso se define os valores morais impostos pela sociedade para assim determinar o certo do errado, auxiliando a um cidadão formar ideias fundamentadas na moral para se viver uma possível utopia com pessoas transformadas em seres plenamente humanos não vivendo ligadas somente a produção e consumo.

Palavras-chave: Ética; Reflexão; Moralidade.

ABSTRACT

The objective of this work is to describe the ethic conduct of the individual in contemporary society and the influences on politics, health, education and family structure. For the development of this work was carried out researches in the internet, books and articles made available by the university, leading to a personal reflection, showing that ethics is a critical reflection of morality and with that it defines the moral values imposed by society to determine the right from wrong, helping a citizen to form ideas based on morality to live a possible utopia with people transformed into fully human beings not living linked only to production and consumption.

Keywords: Ethic; Reflection; Morality.

_____________

1Pós-Graduando do Curso de MBA em Gestão Estratégica de Pessoas da Universidade Tiradentes; 3Professor orientador: Doutor, Universidade Tiradentes.

Alagoinhas – BA, outubro de 2017.


INTRODUÇÃO

Tornou-se habitual ouvir falar da falta de ética na sociedade, nos meios esportivos, culturais, religiosos e com a difícil realidade política do Brasil, evoca uma discussão a respeito da relevância da ética. Profundas dúvidas referente aos modelos econômicos e sociais que são postos e construídos na sociedade e pelas pessoas que vivem e convivem nela, questiona-se o desmembramento do conhecimento, a racionalidade, a democracia e o sentido do termo cidadania, mas muitos o usam de formas tão diferenciadas que acabam por esvaziar o conceito, logo cidadãos são pessoas que conhecem os seus direitos e deveres e que no seu dia-a-dia se preocupa em fazer e em viver da melhor forma possivel.

Entender que a melhoria do amanhã depende do ser humano que é formado hoje, deve nos fazer pensar na importância de conhecer as bases que sustentam as sociedades atuais, bem como de compreender e aceitar que ser cidadão não se resume apenas a estudar, a trabalhar e a criar rotinas, mas envolve ser um agente de mudança, que de fato contribui para um futuro diferente, melhor do que o agora, tornando-se, assim, parte dos pilares que sustentam e continuarão a sustentar o nosso século, isso nos traz a importancia de um estudo e uma profunda reflexão sobre ética.

DEFINIÇÕES DE ÉTICA E MORAL

        Ninguém nasce com ética ou com moral, o desenvolvimento destas são construídas no âmbito familiar, escolar e social.

Há princípio se faz uma associação aos termos de ética e moral levando a uma compreensão de que ambas têm o mesmo significado, embora estejam relacionadas entre si, são dois conceitos distintos. Na área filosófica essas palavras se completam, mas o seu significado e etimologia são diferentes.

Segundo Ribeiro a origem da palavra ética deriva do grego ethos, que significa “caráter”, “costume” ou “modo de ser”, o sentido da palavra ética, na realidade, se inspirou na expressão grega ethike philosophia, que significa “filosofia moral” ou “filosofia do modo de ser”. Ética é definida como estudos dos juízos de apreciação referentes a conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto (FERREIRA, 1988, p. 280).

“A ética, como ciência do ethos, é um saber elaborado segundo regras ou segundo uma lógica peculiar” segundo o ensinamento de Patrus-Penas e Castro (2010, p. 32).

Segundo o grego Aristóteles (384 – 322 a.C.), seguir um comportamento ético seria a maneira do cidadão ser feliz, ou seja, seria um conjunto de hábitos e práticas cotidianas que provocariam, no ser humano, um sentimento de satisfação e orgulho com as consequências de suas atitudes (O QUE É ÉTICA?, 2016).

Segundo a definição de Ferreira (1988, p. 442) moral é um “conjunto de regras de conduta consideradas como válidas quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupo ou pessoa determinada”, a mesma deriva do latim moralis, e significa, mais ou menos o que a palavra atual representa “comportamento adequado de alguém em uma sociedade” e literalmente pode ser traduzido como “relativo ao comportamento”.

A moral, para Rios (2011, p. 32) é “um conjunto de normas e regras destinadas a regular as relações dos indivíduos em uma comunidade social dada”. Estas normas e regras, para Rios (2011, p. 32) “se sustentam nos valores criados pelos sujeitos em suas relações entre si e com a natureza”.

        Diante de tais definições conclue-se que a moral é a regulação dos valores e comportamentos lícitos por uma determinada sociedade e a ética é a ponderação sobre a moralidade.

COMPROMISSO ÉTICO

        A educação é a base para a mudança da cidadania e por consequência fazendo das pessoas agentes tranformadoras para uma sociedade melhor, para isso é necessário uma escolarização objetiva, capacitada, com professores comprometidos com a docência e no dizer de Johann será através da educação que os brasileiros deixarão de se constituir em massa de manobra, teleguiada, manipulada e alienada por quem detém o poder de controlar e dominar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (163.8 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com