TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética de Hoje

Por:   •  21/9/2018  •  Resenha  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 4

Ética Hoje

No texto “Ética hoje” Manfredo de Oliveira nos traz um conceito de que para estudar ética não temos que olhar somente para as tradições, valores, referências e a história de uma sociedade, mas sim olhar também para o cotidiano do indivíduo e sua coletividade.

Para o autor, o conhecimento técnico – científico adquirido pelo homem ao longo de sua história trouxe muitas conquistas e também alguns danos, principalmente no relacionamento homem e natureza. Uma vez que quanto mais o homem desenvolve suas técnicas mais distante da ética ele fica, pois deixa de respeitar os limites dos outros e da natureza. E apesar de todo esse conhecimento o homem ainda não é capaz de sanar os danos causados, como a destruição da natureza e até da própria vida, e isso é preocupante, pois o saber ético-político e o poder tecnológico não caminham juntos, o que torna mais difícil uma solução para esses problemas.

Nesse texto podemos ver que o avanço político e tecnológico levou o mercado financeiro a se expandir além das fronteiras dos paises, coordenando toda sociedade moderna. O homem foi capaz de aumentar sua produção trazendo consquências para a relação trabalho e capital e mudanças nas expressões da questão social num mundo globalizado e moderno, como o aumento do desemprego estrutural, da competição entre os paises, da pressão para se manter no mercado, etc.

Pensava–se, que o desnvolvimento tecnológico poderia acabar com os problemas da sociedade, mas Oliveira nos chama a atenção para o aumento da miséria, da fome, da desigualdade, além do perigo eminente da destruição da vida humana por guerras e castátrofes ambientais. O egoísmo individual e grupal, o terrorismo e a substituição da política pela economia na condução da política dos processos sociais, são grandes contribuintes para essa situação. A vida do homem passa a girar em torno do lucro, com isso os pensamentos e valores éticos ficam cada vez mais distantes da sociedade.

Com os avanços dos meios de comunicação social, houve abertura para as sociedades se expressarem e mostrarem sua diversidade, com isso a sociedade moderna ficou mais pluralista. E a ética precisa alcancar um nivel global e atingir toda sociedade, o que o autor chama de “macroética da solidariedade histórica”, é preciso gerar uma consciência de solidaridade na humanidade, e valorizar mais a política do que a economia, buscando condições para melhorar a sobrevivência no planeta, através de ações sociais e ecológicas.

Para conseguir resultados positivos numa sociedade com indivíduos tão diferentes, é preciso ter regras universais que respeitem a individualidade de cada um, e isso só é possivel se a sociedade puder se manter através das instâncias públicas e não da iniciativa privada, e sem usar de forçar para garantir essa universalidade, Oliveira denomina de “macroética universalista da humanidade”.

Nos é explicado também, que em tempos de desafios surgem diferentes formas de se pensar em ética, e isso dá a impressão de que não se tem regras universais para reger a humanidade. Isso é um pensamento cético, que traz duas visões, os realistas e os comunitaristas. Sendo que, os realistas acreditam nos rompimentos dos pactos, para eles a política deve efetivar o interesse nacional e não dar tanta atenção a ética. Já para os comunitarístas as normas só podem ser decididas dentro de uma comunidade hitórica no contexto de uma tradição cultural particular. São contra a ideia de valor universal do liberalismo moderno, defendem a particularidade das normas que valorizam as tradições e não aceitam o individualismo do mundo moderno. Os interesses dos outros têm que ser levados em conta quando se pratica qualquer ação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (89.8 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com