TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADministração

Artigo: ADministração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  1.516 Visualizações

Página 1 de 5

Estudo de Caso: Acme Alimentos

MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à Administração. Ed. Compacta - São Paulo: Atlas, 2006. p. 91

1. Quais problemas e oportunidades principais a Acme está enfrentando?

A Acme alimentos encontra-se em um cenário não muito obstante do real cotidiano das organizações atuais. Empresas que investem em produtos de altíssima qualidade cujo público alvo principal é a Classe A, por este motivo estão enfrentando significativas adversidades como maior distribuição de renda nas classes menos favorecidas, quadro econômico mundial mais competitivo e melhor acesso à tecnologia e desenvolvimento por parte das organizações concorrentes.

Estes três fatores são os causadores dos principais problemas. A Acme enfrente as grandes empresas com produtos de primeira linha. Empresas externas e até mais consolidadas oferecem fortes ameaças à sua competitividade. A Acme alimentos enfrenta fortes dificuldades para ser competitiva no mercado de baixa renda, por possuir altos custos de produção geradores da boa qualidade de seus produtos o que impossibilita competir com as chamadas marcas B, empresas de pequeno porte com baixos custos de produção. Finalmente, A Acme Alimentos sofre ameaça destas pequenas empresas que dominam o mercado das classes baixas e que adquirem tecnologia para desenvolver linhas de produtos com alta qualidade e capazes de competir no mercado da classe A.

Nesta situação de mercado disputado acirradamente pela concorrência das grandes empresas, ameaçado pelas pequenas empresas e dificuldade de expansão de

mercado devido aos altos custos de produção, surgem novas oportunidades.

A primeira grande oportunidade da Acme é a de lançar novos produtos mais especializados ou mais inovadores que não dependam exclusivamente de tecnologia de ponta, mas de criatividade para fidelização dos clientes, a fim de manter-se consolidada no mercado das classes mais favorecidas e competições internacionais.

A segunda grande oportunidade é a de criação de uma nova estrutura organizacional dentro da Acme. A criação de uma divisão na organização, criando um setor ou até mesmo uma filial com capacidade de produzir novos alimentos com baixos custos, produção enxuta, mão de obra menos especializada e recursos mais baratos para competir com as empresas de pequeno porte. Ou até mesmo a compra de organizações já existentes a fim de inseri-las no grupo da Acme Alimentos, visando expandir o mercado e adquirir estratégias para consolidar-se também no mercado das classes menos favorecidas.

A terceira oportunidade que surge é a de inovar no marketing. Novos focos de propaganda que abrangem um público diferente do convencional, provocando o consumo de novas classes, faixas etárias e até etnias. Investindo em criatividade, novas estratégias de exposição do produto. Testes de qualidade por consumidores em potencial e por funcionários.

Com um redesenho organizacional, várias frentes de trabalhos pensando independentemente como diferentes organizações em uma possibilitam que a Acme Alimentos possa atingir o máximo possível de mercado e torne-se mais forte em relação às

ameaças. Esse redesenho permite que a empresa torne-se totipotente sem elevar os custo.

2. Que planos a Acme deve preparar para lidar com esses problemas e oportunidades?

O plano possui um objetivo principal que é a de manter a Acme Alimentos competitiva no mercado das marcas ‘top de linha”, tanto com novos produtos quanto com marketing, e expandir o mercado para classes menos favorecidas. Para isso estabelecem-se as diretrizes que são a criação de novas frentes, setores e até empresas visando o objetivo maior.

A promoção de competições internas para encontrar gestores e funcionários idéias para cada frente de reação é o primeiro passo. Dentro de uma grande organização como a Acme existem pessoas com visões e capacidades diferentes, portanto é ideal promover competição para elaboração de novos produtos (todos os funcionários); competição para produtos de menor custo e redesenho da gestão (entre os gestores); e nova cultura de marketing (Diretores até Supervisores) a fim de revelar os funcionários mais adequados a comporem as equipes responsáveis pelas novas oportunidades.

Faz-se necessária a contratação de novos profissionais para repor as vagas do que serão alocados nas novas equipes, bem como contratação de novos funcionários com visão diferente e ideal para cada frente de trabalho.

Dentro das frentes estabelecem-se os objetivos principais e os objetivos mais detalhados e específicos com prazos, temos custos que são as metas. Limita-se o prazo, estima-se os custos para criação dos novos setores, contratações e estruturas

organizacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com