TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DE MKT EMPRESARIAL

Dissertações: ANALISE DE MKT EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  3.066 Palavras (13 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 13

EXERCICIOS DE REVISÃO PARA A PROVA

Marketing Aplicado a Negócios

1) Defina Marketing.

Conjunto de ferramentas que visam facilitar a troca do mercado.

2) O que é mercado-alvo?

É o mercado que a empresa deseja satisfazer

3) Quais são as orientações organizacionais em relação ao mercado/

Produção: enfatiza a produção e entrega de produtos, informar os clientes sobre eles e esperar que os clientes venham até você.

Vendas: filosofia de negócios que concentra as atividades de marketing na venda de produtos disponíveis, it atrás de clientes e levá-los a comprar.

Marketing: uma filosofia de negócios que se concentra em compreender as necessidades e desejos dos clientes e construir produtos e serviços para satisfazê-los.

Valor: uma filosofia empresarial que se concentra entender os clientes, ambientes e concorrentes, desenvolver um valor superior para eles, considerar outros públicos.

4) Qual a diferença entre macro e micro-ambiente?

Macro-ambiente envolve processos, atividades, instituições e resultados de marketing, no nível da sociedade (Global e Nacional), já o micro-ambiente estuda os processos e atividades de marketing a níveis organizacionais, de produto ou de marca.

5) A que se aplica o marketing?

Unica e exclusivamente a dominação da mente dos consumidora, tanto socialmente, quanto,materialmente. O bom "marketeiro" é um lider nato, sabe como comandar as pessoas e fazer com que elas o dê o que quer.

6)Qual a diferença entre necessidade, desejo e demanda?

Demanda = é a quantidade de bens ou serviço que um consumidor (ou agente econômico) está disposto a comprar a um determinado preço

Necessidades = Referem-se a aspectos básicos da condição humana - alimentar-se, vestir-se, ter um lugar para morar, etc

Desejos = São manifestações de nossa vontade. Não são necessidades. São desejos. Assim, temos o desejo de um carro novo, de um televisor maior, de um celular que nos permita fotografar

7) Desenhe o sistema simples de marketing e explique.

O sistema mostra a relação entre o setor e o mercado. Empresas vendedoras e compradoras estão interligadas por quatro fluxos. As vendedoras fornecem bens, serviços e comunicação ao mercado, em troca recebem dinheiro e informações. O fluxo interno mostra uma troca de dinheiro por bens e serviços; o fluxo externo, uma troca de informação.

8) O que é administração de marketing?

Administração de marketing é o processo de estabelecer metas de marketing para uma organização e planejar, implementar e controlar as estratégias para alcançá-las.

9)Qual a diferença entre variáveis e controláveis e incontroláveis?

As variáveis controláveis são aquelas sobre as quais a empresa pode exercer decisão e gerenciamento, resultando em ações táticas que determinem o comportamento no mercado, quais sejam: o produto, a concorrência, o preço, a distribuição, a propaganda e a promoção.

Já as variáveis incontroláveis são caracterizadas por ocorrências que independem das ações da empresa, mas provocam alterações substanciais no mercado

10) De um exemplo de marketing lateral e um exemplo de marketing vertical.

Produto lápis - Deslocamento Lateral: a lapiseira.

Produto Biscoito Deslocamento Vertical: biscoito recheado

11) O que é uma tendência de mercado? Exemplifique.

São as novidades que vão reger o mercado por um determinado período.

12) Por que é importante um profissional de marketing estar atento às necessidades e tendências de mercado?

As necessidades: Porque os clientes estão mais exigentes com os novos produtos independentes da classe social.

Tendências de mercado: São as novidades de mercado é constante mais por um período determinado.

13) Qual a diferença entre modismo e tendência?

Modismo é aquilo que está em moda, tendo, portanto caráter efêmero, já a tendência são as novidades que vão reger o mercado por um determinado período.

14) Supondo que você seja um profissional contratado pela empresa XYZ, análise o trabalho das ações mercadológicas das Havaianas antes e depois.

Antes: A marca Havaianas não era muito conhecida pelos os clientes de classe A e B, sendo um produto fabricado para as classes de baixa renda que comprava em mercadinho de bairros.

Depois: Com um mercado exigente a marcas havaianas está fazendo uma campanha de marketing mais agressiva onde contratou vários atores e atrizes conhecidas pelo público e diversificou bastante o seu produto com novos modelos e design sofisticados para atingir todas as classes.

15) Por que como profissional de marketing é importante você saber identificar o principal negócio da empresa ?

Porque ele elabora as estratégias de vendas, detectando e aproveitando as oportunidades de mercado, com o objetivo de satisfazer o cliente e obter retorno, atingindo assim os objetivos da empresa como lealdade a marca, boa imagem do produto e lucratividade.

16) qual a diferença entre visão míope de mercado e visão estratégica? Dê exemplos.

A visão míope impede que a administração reconheça o alcance de seu empreendimento, já a visão estratégica ajuda a superar os concorrentes, uma vez que encontra novas idéias para os mesmos produtos como também capta de forma antecipada as necessidades do mercado. Temos o exemplo do produto H2O (refrigerante), da empresa área Gol (transporte a preços de custo), Kodak (câmeras fotográficas c/ necessidade de revelação dos filmes).

17) Cite 02 benefícios da definição de um negócio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com