TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analises Linfatica Empresarial

Pesquisas Acadêmicas: Analises Linfatica Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  2.005 Palavras (9 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

SETOR DE TECNOLOGIA - DEPARTAMENTO DE TRANSPORTES DISCIPLINA: ECONOMIA DE ENGENHARIA – Prof. José Geraldo Maderna Leite

Parte 7 – FATOR NATUREZA – LOCALIZAÇÃO.

Introdução, Informações importantes, Metodologias de Localização: 1) Ponto de Quebra, 2)Elementos Qualitativos - Delphi, 3)Custos de Transportes, 4)Custos de Transporte com Custos de Carga e Descarga Diferentes, 5)Idem com Custos de Instalações Diferentes, 6)Distribuição Espacial de Clientes e Cargas, 7)Idem com Modelo Digital, 8) Teoria de Jogos, 9) Problema de Alocação - Distribuição Interna e 10) Análise de Concorrência e Mercados Empresariais - Problema dos Transportes.

A) INTRODUÇÃO.

A escolha da localização de qualquer tipo de empresa, deve levar em conta tanto os aspectos geográficos ligados à natureza tais como: clima, solo, subsolo e conformação topográfica dos terrenos como também, são necessárias uma série de informações adicionais de ordem técnica, econômica, financeira, jurídica, administrativa, ambiental e mesmo política.

A escolha da localização de uma empresa ou de suas filiais é muito importante para seu desempenho. A localização de empresas é estudada em várias disciplinas de cursos, por exemplo, de Economia e Administração. Entre as disciplinas que fornecem subsídios para a escolha otimizada da localização das empresas temos: Geografia Econômica; Logística Empresarial; Elaboração e Análise de Projetos; Análise de Investimentos; Pesquisa Operacional; Programação Linear e Teoria de Jogos.

A localização da empresa exerce grande influência nos custos totais e deve ser considerada como um “casamento”, ou seja deve-se procurar fazer uma boa escolha, pois qualquer mudança implicará em custos muito elevados.

B) TIPOS DE INFORMAÇÕES IMPORTANTES.

A escolha da localização de uma empresa deve ser encarada como no caso da escolha do local de nossa residência, devendo-se analisar uma série de características tanto quantificadas na forma monetária como também muitas vezes nem passíveis de serem quantificadas.

Desta forma recomenda-se uma análise sistemática seguindo-se para cada um dos locais alternativos, uma lista de critérios tais como:

1) Verificar o custo total incluindo o preço do terreno, custo de construções, custo de transporte de cargas até os clientes, custos de transportes dos funcionários, tempos de viagem de cargas e funcionários, subsídios em termos de redução de impostos dados pelas autoridades políticas durante um certo prazo e eventuais custos diferenciados de matérias-primas que possam ser necessárias para as atividades da empresa (embalagens, serviços de manutenção dos veículos, alimentação de funcionários, etc.).

2) Disponibilidade de serviços públicos tais como: água, energia elétrica, telefones, pavimentação, correios. Em termos de localização regional, verificar inclusive a disponibilidade de escolas e postos de saúde para os funcionários.

3) Disponibilidade de serviços privados, como por exemplo de comércio, bancos e postos de combustíveis.

4) Análise da vizinhança; verificar o posicionamento dos clientes e dos concorrentes. Dependendo das dimensões da empresa ou filial considerada, pode ser conveniente localizar-se nas proximidades de outras empresas do mesmo ramo, porém se possível que apresentem tipos de produtos ou serviços diferenciados.

5) Documentação do terreno; deve-se requerer uma certidão negativa de todos os cartórios da região. Verificar pagamento de impostos como por exemplo do IPTU assim como a veracidade dos documentos da escritura e do registro de imóveis.

6) Legislação sobre o uso do solo; fazer consulta à legislação (guia amarela) do município para ver os usos permitidos para o terreno considerado. Observar sobretudo as restrições para áreas de preservação permanente (consultar as normas das secretarias do meio ambiente).

7) Novos investimentos previstos para áreas adjacentes, incluindo projetos de novas vias e de instalações públicas, verificar a existência de projetos públicos que eventualmente venham a requerer a desapropriação da área considerada.

8) Facilidades de acesso; verificar os tempos de percurso e as condições para o acesso de funcionários e cargas.

9) Tipo de terreno; dar preferência em geral para terrenos planos (embora para a montagem de determinadas indústrias, como um britador, o terreno inclinado ofereça algumas vantagens), firmes, pouco acima do nível das vias de acesso, com dimensões adequadas (prever expansão e estocagem de novos materiais). Evitar aterros (exigem fundações onerosas). Preferir a forma mais próxima da quadrada para redução de custos de construção. Terrenos de esquina podem ser aconselháveis para maior propaganda e facilidades de acesso, contudo analisar também as necessidades de recuos obrigatórios, maiores custos de pavimento e outros serviços públicos além de impostos. Prever também área, para o estacionamentos de veículos de funcionários e clientes.

10) Ruídos ; locais de elevado nível de ruído representam redução da produtividade, muito embora a proximidade de rodovias e ferrovias seja vantajosa para certas empresas como as de transportes de cargas. Considerar em alguns casos o custo de dispositivos para minimizar os custo de ruídos.

11) Cursos d´água, obras de drenagem e capacidade de suporte do solo. Efetuar sondagens preliminares ou consultar junto a vizinhos sobre a capacidade de suporte do solo. Evitar terrenos com canalizações (problemas de inundações e erosão). As próprias municipalidades em geral não permitem qualquer construção sobre canalizações, nas proximidade de minas de água (a menos de 50 metros) e nas margens dos rios e córregos (ver inclusive Código Florestal, para estes casos).

12) Realizar “estudo de mercado” e “clientes em potencial”. Examinar os tipos de clientes, tonelagens transportadas e suas localizações. Existem algumas recomendações para a localização das empresas industriais, que em alguns casos podem ser úteis para qualquer tipo de empresa, em função de sua especialidade, tais como:

- indústrias com perda de peso ou volume na produção devem localizar-se próximas das matérias-primas. Ex. indústrias de papel - próximo de reflorestamentos.

- indústrias com aumento de peso, volume ou de produtos frágeis devem localizar-se o mais próximo possível do mercado. Ex. bebidas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com