TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO FILME BMW VERMELHO

Trabalho Escolar: ANÁLISE DO FILME BMW VERMELHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  851 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO................................................................................................3

2. DESENVOLVIMENTO....................................................................................4

3. CONCLUSÃO..................................................................................................6

REFERÊNCIAS...................................................................................................7

INTRODUÇÃO

O filme BMW Vermelho nos retrata o cotidiano de uma família, que como tantas outras, passa por muitas dificuldades numa comunidade igualmente sem recursos, que foi premiada com um carro de luxo, que apesar de ser objeto de desejo de muitos, não trouxe solução para seus problemas.

Num primeiro momento, ainda com a surpresa do prêmio, esta família vê como uma saída para seus problemas, mas logo descobre que não poderá desfazer dele por dois anos.

As necessidades daquela família eram muitas, a moradia precária, o desemprego, falta de alimentação e o prêmio não resolveu nenhum deles, pelo contrário, aumentou.

Este filme nos confirma a realidade das desigualdades sociais, os desafios e necessidades urgentes de políticas públicas mais efetivas e coerentes.

DESENVOLVIMENTO

A partir dos conteúdos ministrados neste semestre, aprendi que as desigualdades sociais são proveniente da distribuição desigual da renda, pela divisão social existente entre os poucos que detém o poder dos meios de produção e os muitos que vendem a sua força de trabalho.

O Brasil sempre foi marcado por desigualdades de grandes proporções, apesar de ser um país riquíssimo em recursos naturais, aparece no relatório da ONU(2010) com terceiro pior índice de desigualdade social no mundo. É um pais rico de muitas pessoas pobres. Apesar disso temos marcado em nossa historia a luta de um povo pela conquista de seus direitos, embora dos já conquistados ainda hoje muitos são ignorados.

A questão social no Brasil é percebido de forma mais evidente no final do século xx, durante o processo de industrialização, em que, visando uma melhoria de vida, muitas famílias migraram do campo para a cidade, gerando muitas mudanças, na maioria desagradáveis, surgindo então o empobrecimento , exclusão, desigualdade e injustiça social, em decorrência das contradições inerentes ao sistema capitalista. Os trabalhadores revoltados com estas situações, eram vistos como desordeiros e assim repreendidos pela polícia em nome de uma segurança.

A questão social era vista como caso de polícia, e foi somente a partir dos anos 30 é que passou a ser vista como “caso de política” tratada assim pelo então presidente Getúlio Vargas, apesar de ainda não ser reconhecida como questão de direitos, mas ainda como instrumento de controle e forma de beneficiar a burguesia.

A partir da análise do filme BMW Vermelho percebi que num primeiro momento a família ganhadora do prêmio pensou ser esta a saída para resolver mesmo que por pouco tempo, suas necessidades básicas. Mas não melhorou a situação daquela família nem trouxe nenhuma perspectiva de mudança para sua comunidade. Casos como este ou parecido vimos todos os dias nos noticiários, como de escolas que ganham computadores de última geração mas acabam ficando obsoletos por falta de projetos e recursos para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com