TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE REFERENTE À QUESTÃO SOCIAL E SUAS EXPRESSÕES

Por:   •  23/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA

TRABALHO EM GRUPO - TG

FLÁVIO DO NASCIMENTO PONTES

RA: 1526609

POLO RIO DE JANEIRO (CENTRO)

ANO 2015

ANÁLISE REFERENTE À QUESTÃO SOCIAL E SUAS EXPRESSÕES

Há tempos vemos a desigualdade de mãos dadas com a questão social. Na verdade, questão social é a consequência das contradições entre capital e trabalho. A desigualdade aumenta porque a divisão dos lucros não diminui, pelo contrário, ela aumenta. O Brasil, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), é a região mais desigual do mundo. Por outro lado, os grandes empresários continuam capitando o lucro para si. Tudo indica e os fatos nos mostram diariamente que existe uma privatização dos lucros e uma socialização dos gastos.

Como no passado, com aquilo que Karl Marx denominou como Mais-Valia, hoje ainda temos a burguesia que compra a mão de obra intensiva do proletariado por um baixo salário. Isso, como no passado, reflete o aumento dos lucros da classe dominante. Nos dias atuais nos deparamos com igual desvalorização do trabalhador que vivencia uma exploração camuflada e com direitos sociais reduzidos, como por exemplo, o direito à moradia, saúde, educação e alimentação. A falta ou a precarização destes e dos demais direitos sociais deixam a busca por um futuro digno mais distante. Além disso, é possível, sem esforço, observar a miserabilidade tão presente nos grandes centros urbanos e a forma como a desigualdade tem repercutido na sociedade atual.

Para buscar soluções é preciso ter capacidade de analisar os processos sociais em suas dimensões macro e cotidianas. É preciso criatividade e capacidade de entender e atuar pela transformação do real adverso.

Combater a miséria, a violência, a exploração, o abandono, a ganância fomentada pelo capitalismo (onde tudo o que se visa é o lucro, mesmo que em detrimento da vida), a indiferença, o desemprego, a fome, o preconceito, a falta de moradia digna e o descaso pela educação é um trabalho realizado através de políticas públicas e da dedicação de cada cidadão. Agir com ética e moral nos levará a dias com mais igualdade e menos injustiça.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

IAMAMOTO, Marilda - O Brasil das desigualdades: “questão social”, trabalho e relações sociais. Disponível em: Acesso em 18 de setembro de 2015.

NILZA - O que é questão social? Disponível em: Acesso em 20 de setembro de 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (120.6 Kb)   docx (49.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com