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AS AÇÕES IDENTITÁRIAS NO FUNK CARIOCA

Por:   •  7/8/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  137 Visualizações

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PROJETO DE PESQUISA

Programa Bolsa no País – Pós-doutorado | CAPES

AÇÕES IDENTITÁRIAS AFIRMATIVAS NO FUNK CARIOCA:

Esta pesquisa consiste em uma análise das formas discursivas que fazem alusão a um possível empoderamento de mulheres negras, gordas e faveladas ligadas ao universo funk carioca no domínio das relações sexuais heteronormativas. Por um lado, investigarei como elas são representadas e retratadas em músicas funks e, por outro, me deterei em suas trajetórias iniciais como funkeiras compositoras e MCs (mestres de cerimônias) até a conquista de um espaço próprio nos meios de comunicação de massa através do lançamento de sucessos que as tornam figuras de grande visibilidade midiática, como por exemplo a precursora Tati Quebra-Barraco, MC Carol e o fenômeno mais recente Jojo Todynho . Quero não somente verificar em que medida estes engendramentos (re)produzem e disseminam, em espaços destinados aos bailes funks, uma estética que suspostamente contraria o gosto das camadas médias, mas também observar se abrem efetivamente espaço para a voz feminina que trata de assuntos referentes à sexualidade e à opressão de “raça”, “gênero”, saúde e estética. Entendendo que estas mulheres possuem uma forma específica de se vestir, adornar e se portar, busca-se compreender como constroem sua imagem, a relevância da indumentária nesse processo, como se auto definem, se expressam e quais os atributos que valorizam ou acreditam ser valorizados. (Através da análise da moda e estética adotadas por tais mulheres, é possível entender que tipo de representação feminina elas encarnam e revelam.) Mais precisamente, quais seus posicionamentos sobre sexualidade, gênero, atributos físicos, saúde, cor e moda. Trata-se de não somente identificar as possibilidades de empoderamento de mulheres originárias de áreas periférificas das cidades do Rio Janeiro, mas também de compreender como o machismo se reproduz nessa prática artística, através de reflexões sobre moda, corpo, saúde, sexualidade e direito.

Palavras-chave: MCs; empoderamento; corpo; saúde; sexualidade; cor; direito

Esta pesquisa consiste em uma análise das formas discursivas que fazem alusão a um possível empoderamento de mulheres negras, gordas e faveladas ligadas ao universo funk carioca no domínio das relações sexuais heteronormativas. Por um lado, investigarei como elas são representadas e retratadas em músicas funks e, por outro, me deterei em suas trajetórias iniciais como funkeiras compositoras e MCs (mestres de cerimônias) até a conquista de um espaço próprio nos meios de comunicação de massa através do lançamento de sucessos que as tornam figuras de grande visibilidade midiática, como por exemplo a precursora Tati Quebra-Barraco, MC Carol e o fenômeno mais recente Jojo Todynho . Quero não somente verificar em que medida estes engendramentos (re)produzem e disseminam, em espaços destinados aos bailes funks, uma estética que suspostamente contraria o gosto das camadas médias, mas também observar se abrem efetivamente espaço para a voz feminina que trata de assuntos referentes à sexualidade e à opressão de “raça”, “gênero”, saúde e estética. Entendendo que estas mulheres possuem uma forma específica de se

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