TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Funk carioca e a Indústria Cultural

Por:   •  13/8/2018  •  Artigo  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

O funk carioca e a Indústria Cultural

A partir da década 70, um fenômeno cultural muito importante e intrigante começa a acontecer nos subúrbios da cidade do Rio de Janeiro, e que acabaria tendo uma influência nacional nos anos que se seguissem. O fenômeno em questão é o nascimento do tão famoso gênero Funk Carioca, que surge a partir de um sincretismo de diversos gêneros musicais, tanto estadunidenses como também brasileiros.

Nessa época, o que conhecemos como baile funk tem seu início nas favelas do Rio de janeiro com o nome de bailes da pesada, com ritmos predominantemente de Soul e Funk tradicional. Concomitantemente com esse movimento surgem outros tipos de baile, como o Black ou Shaft, que tinham sua inspiração em filmes e músicas americanas que falavam, principalmente, do orgulho negro. A partir da década de 80, vemos, mais uma vez, influências estrangeiras sobre o Funk Carioca, e dessa vez se trata do Miami Bass, que trouxe os temas eróticos para o gênero. Em meados da década de 90, vemos finalmente a identidade do Funk Carioca se consolidar, com o aumento da popularidade dos gêneros de Rap e da retratação do dia-a-dia nas comunidades e sua realidade.

Percebe-se que o Funk está em volta de uma realidade cultural e popular muito forte, envolvendo não só os jovens de sua região de origem, mas jovens de todo o Brasil. Entretanto, esse gênero musical e diversas outras manifestações artísticas, estão sendo vítimas de um fenômeno chamado de Indústria Cultural.

A ideia da Indústria Cultural, surge a partir de pensamentos de dois pensadores da Escola de Frankfurt no contexto da Segunda Guerra Mundial, Theodor Adorno e Max Horkheimer, que acreditavam que o tom contestatório dessas manifestações artísticas não permaneceríam por muito tempo em circulação, já que se mostraram ser facilmente assimiladas pelo mundo comercial. A ideia dos dois está diretamente ligada a uma análise do sistema capitalista, já que provieram de inspiração das obras de Karl Marx.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com